Meu ambiente de desenvolvimento no MacOS

Thiago D.
Let’s code Brasil
3 min readOct 10, 2020

A um pouco mais de um ano, eu comecei a desenvolver em back-end com Macbook, até então toda minha experiência em desenvolvimento era com Windows e fazer a migração de um O.S para outro foi completamente confuso de início, mas agora com muitas horas de trabalho e várias entregas realizadas com MacOS, posso contar um pouco para vocês de como é o meu setup e configurações do ambiente de desenvolvimento lá no iti itaú.

HARDWARE:

SOFTWARE:

E minhas ferramentas de trabalho principais são Open-Source e me garantem muita confiabilidade e produtividade, sendo elas:

Com esse conjunto de ferramentas, eu consigo programar e entregar softwares basicamente no estado da arte para o iti.

Para quem não conhece, o iti é uma app que reinventa o jeito de pagar, receber, comprar e vender de forma totalmente digital.

Faço parte do time de back-end, onde crio os microsserviços para consumo pelo app ou em outras aplicações internas.

Sem me prolongar muito, vamos destrinchar um pouco algumas ferramentas.

Minha IDE principal é o Visual Studio For Mac:

Também uso o VS Code como auxiliar e geralmente no segundo monitor, nele uso as seguintes extensões:

  • C# For visual studio code;
  • Visual studio intelliCode;
  • VS Code-icons;

Para fazer minhas requisições rest nos microsserviços, eu utilizo o Insomnia, que é opensource, leve e super prático.

Cada ferramentada citada acima, está com o link respectivo para a documentação official, para não prolongar muito o post, vou falar por fim, mas ainda muito importante, sobre o terminal do iTerm, que utilizo, que trás muitas facilidades e produtividade no momento que estou desenvolvendo, buildando,testando, commitando e publicando minhas aplicações.

Cada uma dessas tecnologias foram utilizadas nesse mais de um ano que desenvolvo no itaú, algumas com mais frequência do que outras, porém se você tem interesse de se tornar um engenheiro de software no iti, recomendo bastante que conheça essas ferramentas, com elas e a ajuda de outros engenheiros, nós criamos uma infraestrutura com microsserviços em .net core 3.1, work services em background que consumem mensagens de nossas filas SQS da nossa cloud AWS pública.

Assim trabalhamos com dados de forma assíncrona e garantimos um onboarding rápido e eficiente, aguentando uma grande demanda de dados e tráfego, sem impedir que os usuários abram suas contas na nossa plataforma iti.

Então é isso galera, me contem sobre à experiência de vocês e como são os ambientes de desenvolvimento que vocês usam no dia-a-dia, sendo para trabalhar ou para estudos e projetos pessoais, as melhores ferramentas, maquinas e etc.

--

--