O que eu fiz para aprender mais sobre Trade Marketing Digital?

Gessé Pereira
Lett
Published in
3 min readOct 29, 2021
Photo by Markus Spiske on Unsplash

Para ser sincero, antes de entrar na Lett eu não sabia bem o que era Trade Marketing, muito menos o que significava Trade Marketing Digital. Só depois de muitos estudos que pude entender que seria a estratégia que visa conquistar o consumidor no ponto de venda online, ou seja, no e-commerce. Como entrei na área de produtos, eu precisava dominar os principais conceitos que o nosso produto entregava, então passou a ser fundamental compreender sobre área.

Eu já trabalhava com varejo, mas atuava na operação do mesmo, e não tinha uma relação entre indústria e retailer, ou seja, não tinha domínio de indicadores de performance da indústria e etc. Então, comecei no estudo e aprofundamento para entender como poderia de alguma forma de aprofundar no contexto vivido dentro da empresa. Separei um conjunto de principais livros que estavam direcionados para o tema, além de cursos e também pessoas estratégicas para conversar.

Livros que li

Eu sou apaixonado por leitura! Então, esse foi meu primeiro recurso, investigar os principais livros envolvidos nesse contexto para me aprofundar. Posso citar alguns que busquei:

  • A Bíblia do Varejo, de Constant Berkhout: esse livro traz uma perspectiva do shopper, ou seja, do comprador no varejo e seu comportamento. Apresentou conceitos importantes como Mix e Sortimento para montagem de sua loja perfeita. E por fim, mas não menos importante, há um aprofundamento da execução no ponto de venda. Ele trás alguns trechos comentando do digital, então tive um esforço de correlacionar com físico, então valeu bastante a pena.
  • Varejo, de Marcos Rocha: esse livro também está na lista recomendada para introdução. É um livro com uma bagagem diria eu, histórica, mostrando o surgimento do varejo e de seu próprio termo, oriundo da perspectiva de ser um “retalho”, uma parte da venda de produtos. Nele, também é apresentado uma evolução do varejo brasileiro, então é uma leitura muito importante.
  • Trade Marketing, de Mota, Santos e Serralvo: esse é uma leitura obrigatória! É uma livro simples, mas com um aprofundamento importante nos indicadores da Lett. O que é preço e suas influências, praça do produto, disponibilidade e ruptura (eu sei, são muitos termos), mas com tempo a gente se aprofunda e entende.
  • Guia de Gerenciamento por Categorias, de Cristina Lopes: é um livro que pode acrescentar nos estudos. Eu li por muita curiosidade em entender a importância de categorias no trade marketing. E gente, é FUNDAMENTAL! Sério mesmo! Estratégias são pensadas em aumentar a categorias específicas, por exemplo o grupo de “refrigerantes”.
  • Canais de Distribuição e Geomarketing de Marcos Rocha e José Meireles: também foi bem interessante, pois trata de sobre gestão de canais, logística e pontos importantes mercadológicos, até mesmo internacionalização. Acho que se você quer aprofundar no trade marketing, essa é uma parte da cadeia também importante.

Cursos que fiz

Durante as leituras, também decidi fazer alguns cursos principalmente para ter contato com a área. Vou citar dois aqui que foram bem importantes para minha formação:

Mão na Massa

Depois de muitos livros que li, aprofundei em todos os conteúdos do blog DCX da Lett, participei de eventos como o “Congresso de E-commerce Brasil”, onde pude me conectar com profissionais da área, e as demais capacitações eu decidi levar meu aprendizado para um novo nível: compartilhar meu conhecimento com as pessoas.

Então, ministrei um treinamento interno para o meu time e foi incrível! Afinal, um das principais formas de aprender é sim compartilhando conhecimento, ensinando.

Sei que ainda tenho muito para aprender sobre Trade Marketing, estou de longe de ser um especialista, mas acredito que a base eu consegui construir em 5 meses de ramp-up na área. E continuo buscando evolução, então se você tem alguma capacitação para me indicar, o que acha de deixar aí nos comentários?? Valeu!

--

--