da sombra do passado para um eterno amanhecer futuro

7 livros para entender a história do Brasil — Lis7a #07

Juca Des1gn
levalivro
Published in
6 min readMay 25, 2018

--

A gente não vai entender o Brasil de hoje se não analisarmos nossa história desde o começo, da colônia aos tempos atuais.

Várias dessas sugestões eu peguei lá do canal Se Liga Nessa História do Walter Solla Junior.

Compre o seu aqui

Uma Breve História do Brasil por Mary del Priore e Renato Venancio

Por que ler Uma breve história do Brasil? Porque longe de ser uma disciplina dispensável, a História está enraizada em tudo. Ela é um instrumento dos mais importantes para a gente refletir e se conhecer.

O país de ontem deixou inúmeras marcas no de hoje. Vivemos, sim, à sombra de nosso passado. Porém, voltados para o futuro. Para nos reconhecermos no concerto das nações, será cada vez mais necessário nos conhecermos melhor. Daí a importância deste livro. Em linguagem acessível, ele oferece múltiplas informações sobre o passado, não de maneira enciclopédica ou acadêmica, mas de forma articulada e viva, que permita a cada leitor compartilhar o conhecimento capaz de enriquecer seu dia a dia como cidadão do mundo. Mas, sobretudo, como brasileiro.

Compre o seu aqui

Brasil: Uma Biografia, por Lilia M. Schwarcz e Heloisa Starling

Aliando texto acessível e agradável, vasta documentação original e rica iconografia, Lilia Moritz Schwarcz e Heloisa Starling propõem uma nova (e pouco convencional) história do Brasil.

Nessa travessia de mais de quinhentos anos, se debruçam não somente sobre a “grande história” mas também sobre o cotidiano, a expressão artística e a cultura, as minorias, os ciclos econômicos e os conflitos sociais (muitas vezes subvertendo as datas e os eventos consagrados pela tradição). No fundo da cena, mantêm ainda diálogo constante com aqueles autores que, antes delas, se lançaram na difícil empreitada de tentar interpretar ou, pelo menos, entender o Brasil.

A história que surge dessas páginas é a de um longo processo de embates e avanços sociais inconclusos, em que a construção falhada da cidadania, a herança contraditória da mestiçagem e a violência aparecem como traços persistentes.

Esta edição inclui novo pós-escrito das autoras, que joga luz sobre a situação recente do país: a democracia posta em xeque, os desdobramentos das manifestações populares e o impeachment de Dilma Rousseff, entre outros acontecimentos marcantes dos últimos anos.

Compre o seu aqui

História do Brasil por Boris Fausto

Cobrindo um período de mais de quinhentos anos, desde as raízes da colonização portuguesa até nossos dias, Boris Fausto narra aqui os fatos mais importantes da história brasileira. Ao analisar minuciosamente as grandes linhas de força que indicam o sentido de nossa formação, o autor detém-se no estudo de instituições fundamentais, como o sistema colonial, o sistema escravista e os regimes autoritários do século XX. Enfatiza as práticas sociopolíticas, sem deixar de enfrentar questões polêmicas, como as razões do abandono da escravidão dos índios pelos portugueses e a opção pelos africanos; a manutenção da unidade territorial brasileira em contraposição à fragmentação das colônias espanholas ou, ainda, a difícil transição do regime autoritário para o democrático, nas últimas décadas. Esta nova edição contém uma atualização histórica, de autoria do sociólogo Sérgio Fausto, abrangendo o período que vai do fim da presidência de José Sarney (1990) aos dois mandatos de Luiz Inácio Lula da Silva (2002–2009).

Compre o seu aqui

Raízes do Brasil por Sérgio Buarque de Hollanda

Nunca será demasiado reafirmar que Raízes do Brasil inscreve-se como uma das verdadeiras obras fundadoras da moderna historiografia e ciências sociais brasileiras. Tanto no método de análise quanto no estilo da escrita, tanto na sensibilidade para a escolha dos temas quanto na erudição exposta de forma concisa, revela-se o historiador da cultura e ensaísta crítico com talentos evidentes de grande escritor. A incapacidade secular de separarmos vida pública e vida privada, entre outros temas desta obra, ajuda a entender muito de seu atual interesse. E as novas gerações de historiadores continuam encontrando, nela, uma fonte inspiradora de inesgotável vitalidade. Todas essas qualidades reunidas fizeram deste livro, com razão, no dizer de Antonio Candido, “um clássico de nascença”.

Compre o seu aqui

A infância do Brasil por José Aguiar

Em A Infância do Brasil, o premiado quadrinista José Aguiar lança seu olhar sobre a História do Brasil não pela perspectiva dos grandes eventos, mas pela das pessoas comuns, pelo viés da infância.

Nela o autor atravessa nossa história cheia de contradições, abusos, descaso, abandono, entre outras situações que insistem em não ficar para trás.

A Infância do Brasil é sobre refletir o presente a partir do nosso passado para, quem sabe, projetarmos um futuro melhor.

Esta edição ainda conta com prefácio da historiadora Mary del Priore e textos finais sobre o contexto histórico de cada capítulo.

Compre o seu aqui

Guia politicamente incorreto da história do Brasil — Leandro Narloch

O best-seller que mudou a cara dos livros de história! O jornalista Leandro Narloch levantou estudos recentes sobre a História do Brasil para reavaliar conceitos arraigados — o ideal do bom selvagem e o massacre da Guerra do Paraguai, por exemplo — e desconstruir mitos — alguns dos autores mais incensados da Língua Portuguesa, como Machado de Assis.

O resultado de pesquisas de historiadores que não se renderam à educação tradicional à qual todos somos passados a ferro na escola surge no livro Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil, num texto bem humorado e fluido que nos leva a refletir sobre os papéis de mocinho e bandido.

Compre o seu aqui

O povo brasileiro por Darcy Ribeiro

Fruto de um longo trabalho de mais de trinta anos de escrita e reescrita, O povo brasileiro configura-se como um ensaio magnânimo de um pensador que expõe, com propriedade e por meio de uma linguagem clara e ao mesmo tempo exuberante, as agonias e os êxitos da formação brasileira. De maneira inovadora e contundente, Darcy vê com bons olhos a gênese da identidade brasileira.

Ancorado em ampla bibliografia e influenciado por sua experiência de intelectual que viveu muitas vidas, concebe uma visão positiva a respeito do que o Brasil tem a mostrar para o mundo. Na ótica de Darcy, a nação brasileira adquiriu plenas condições para lidar com as adversidades e diferenças e para se constituir como um modelo de civilização por ter enfrentado brava e criativamente enormes desafios em sua história e por ser composta por povos de diferentes matriz es.

Por essas e outras qualidades, O povo brasileiro firma-se como uma leitura imprescindível para todo aquele que deseja entender os destinos do ser nacional.

Já leu ou pretende ler alguns desses? Divide com a gente aqui embaixo nos comentários. Beleza? Valeu!! ;)

Boa leitura e até a próxima! o/

--

--

Juca Des1gn
levalivro

Se eu não estiver aqui é porque estou lendo, pedalando, escrevendo, desenhando ou aprendendo alguma coisa.