Como os youtubers contribuem para a literatura nacional

O que eles escrevem, como escrevem e porquê escrevem

Juca Des1gn
levalivro
3 min readNov 23, 2017

--

Qual valor tem os livros dos youtubers brasileiros na literatura nacional?

Que o Brasil é o país do futuro a gente já sabe, que esse futuro nunca chega, a gente também já sabe, que os livros de youtubers são rejeitados pela velha guarda…Opa! Vamos conversar sobre isso.

Folha de S. Paulo, acessado em 23/11/2017

Eu, sempre que posso, pergunto para as pessoas o porquê delas não gostarem de livros, elas sempre respondem a mesma coisa “ah, porque eu não gosto de ler”. Essa resposta definitivamente não encerra a pergunta, é a mais óbvia de todas.

É meio que estranho, não é uma resposta satisfatória. Então decido explorar mais um pouco sobre os ídolos dessas pessoas e do que elas gostam de ver, ouvir e seguir. A pergunta é se elas leriam um livro escrito por uma pessoa que ela admira ou um tema que ela gosta muito, e a resposta é sim.

Uou! está confuso? Porque eu estou! Como assim a pessoa diz que não gosta de ler e depois fala que leria um livro escrito por uma pessoa que ela admira?

Se você não gosta de ler, é porque ainda não encontrou o livro certo. — J.K.Rolling

Os youtubers por serem famosos e terem uma base de fãs enorme, possuem chances muito grande de influenciar essas pessoas para a leitura, seja lá o que ela escrever. O que acaba tornando o livro campeão de vendas e um negócio lucrativo, além de muito polêmico para outros.

A maioria desses youtubers são convidados por editoras para escrever uma história sobre sua vida, seu canal (ou qualquer coisa). Alguns levam a missão a sério, outros escrevem apenas pelo dinheiro ou a empolgação do momento. O fato é que eles arrastam multidões para as bienais de livro.

Felipe Neto na Bienal do Livro

Não vou entrar no mérito de que o livro foi escrito ou não de fato pela pessoa, se o autor tem 15, 30 ou 40 anos, se o livro é bom ou ruim, não importa por enquanto.

O que importa nesse primeiro momento é que eles ajudam a aumentar o número de leitores nacionais, eles levam milhares de pessoas as bienais de livro, eles incentivam a compra de livros, conseguem levar pessoas para dentro de uma livraria, onde essas pessoas poderão tropeçar em temas que ela gosta, ver livros de outras pessoas que ela também gosta e descobrir que, sim, elas gostam de ler, só não tinham achado o livro certo.

O levalivro entra nessa jornada para criar e compartilhar conteúdos de valor, divertidos e relevante para quem “não gosta” de ler.

Na situação atual que estamos, não dá pra dizer leia isso ou aquilo, não dá para dizer se Felipe Neto, bíblia, Sherlock Holmes ou Valesca Popozuda é legal ou não. Com milhões de pessoas carentes de leitura e de tanta coisa, despertar essa vontade já é um primeiro passo.

Nada é mais importante na vida do que quantos livros você lê. — Felipe Neto

Por que tantas fotos, espaços e desenhos?

1° — A maioria dos livros ganham um toque “moderno” por ser a linguagem da internet, uma tentativa de levar a identidade dos canais e das redes sociais para os livros.

2° — A maioria dessas pessoas provavelmente não são leitoras vorazes, não apareciam livros como principal meio de entretenimento, portanto esses livros precisam atender a esse requisito. Tem que ser legal, dinâmico, divertido. ;)

Para concluir este raciocínio deixo abaixo a opinião do Felipe Neto sobre livros de yotubers e seu show na Netflix onde ele explica um pouco mais a importância da leitura de livros.

Livros de youtubers por Felipe Neto

O artigo continua nos comentários, mete o dedo nesse teclado e comente seu ponto de vista.

Agora que você sabe o porquê dos youtubers escreverem livros quero te convidar a dar uma olhada na Lis7a que fiz com os livros de alguns youtubers brasileiros. Que me diz? Só clicar

--

--

Juca Des1gn
levalivro

Se eu não estiver aqui é porque estou lendo, pedalando, escrevendo, desenhando ou aprendendo alguma coisa.