Da série “Levante Eco”: por que pequenas atitudes fazem grande diferença?

Meio ambiente em foco

Bianca Carlsen
levantelab
2 min readJun 25, 2020

--

Créditos Diego França

Acredito que é comum do ser humano pensar que as mudanças precisam acontecer de fora pra dentro, do maior para o menor, da empresa grande para a empresa pequena, do adulto para a criança, etc. Observando por este ângulo, as mudanças parecem ser lentas ou inexistentes considerando o meio ambiente como foco da conversa.

Todavia, se pensarmos ao contrário, a criança mudando um adulto, a empresa pequena mudando uma grande, uma pessoa mudando de dentro para fora, as coisas começam a ficar mais esperançosas.

Mudar pode ser algo difícil para algumas pessoas, pois nem sempre estamos dispostos a abandonar o conforto, a praticidade e a rapidez pela qual podemos ter muitas coisas. Mas será que a natureza está suportando esse nosso estilo de vida fast-food?

Eu pensei em trazer vários dados estatísticos para provar os impactos negativos que geramos para a natureza, mas não quero falar sobre o que vocês já sabem. Quero instigar em vocês o poder individual e íntimo que cada um tem dentro de si e que pode promover grandes mudanças.

Todas as vezes que eu me deparava com questões ambientais como falta de água potável, plástico no oceano, excesso de gás carbônico na atmosfera, etc., eu ficava extremamente frustrada culpando as grandes empresas, governantes e afins e nunca fazia nada, pois considerava meus atos irrisórios perante tamanhas problemáticas.

Entretanto, eu sempre gostei da seguinte frase: mude o mundo mudando primeiro você! E isso fez muito sentido pra mim quando comecei a aplicar esta verdade em relação às minhas atitudes perante a natureza.

Resolvi começar mudando pequenos hábitos do meu cotidiano, que a princípio parecem não somar em nada para o mundo, mas se todos fizessem o mesmo, somaria. Então, porque não começar por mim, não é mesmo?

É importante que possamos ser exemplo para falar e/ou cobrar algo de alguém. Para isso, precisamos agir, iniciar, pôr em prática todas as nossas vontades e desejos para um mundo melhor. Mesmo que pareça uma utopia, eu te pergunto, e se todos fizerem o mesmo? Continuaria sendo uma utopia ou um mundo melhor?

Este texto está dando início a uma série de postagens relacionadas à redução de danos ao meio ambiente com dicas fáceis de se tornarem um novo hábito em sua vida. Se você também está disposto(a) a fazer a diferença, continue acompanhando e disseminando nossas sementes.

--

--