Embalagens maiores, preços menores!

Saiba como você pode poupar o seu dinheiro e a natureza mudando um simples hábito de consumo

Bianca Carlsen
levantelab
3 min readJul 11, 2020

--

Créditos: Lais e Diego :)

Quando pensei em criar esta série, fiquei com receio de não conseguir produzir muito conteúdo. Só me vinham ideias “radicais” e difíceis de serem propostas. Porém, quero tornar essas informações acessíveis para que você sinta o quão prazeroso é tornar sua vida cada dia mais sustentável.

Como eu já sou viciada em buscar por itens ou atitudes mais agradáveis ao planeta, fico regularmente repensando o meu consumo. Num certo dia, estava eu no supermercado comprando dois ou três itens do mesmo produto que vinham em embalagens pequenas. Fiquei pensando: se eu vou usar uma quantidade maior que apenas um produto, porque eu já não levo uma embalagem maior, economizando no valor e ainda gerando menos lixo? E foi assim, que surgiu o tema do texto de hoje :D.

Quando optamos por comprar uma embalagem maior — de forma consciente para evitar desperdícios — estamos diminuindo a quantidade desse material nos aterros e lixões (sim, eles ainda existem!). As embalagens dos produtos, principalmente de plástico, têm sido um problema muito grande pelo seu longo período de decomposição.

Ministério do Meio Ambiente

Muitas marcas ainda não utilizam materiais recicláveis. E quando utilizam, as cidades ainda não estão preparadas para fazer a reciclagem de forma efetiva. Materiais como o vidro, possuem um tempo quase eterno para se decompor. Porém, se comprarmos ele visando a reutilização, é uma ótima escolha. É um dos melhores materiais para usarmos diversas de vezes.

Pensando também no processo de produção dessas embalagens, vimos que muita matéria-prima (petróleo, por exemplo) poderia ser poupada se não fosse nosso alto padrão de consumo.

Muitos itens que utilizamos, como produtos não-perecíveis, possuem um prazo de validade longo que torna possível a compra de maior quantidade. Isso iria propiciar um uso mais duradouro da embalagem/produto.

Pense nas embalagens que você utiliza normalmente e veja no supermercado as demais opções de tamanho. As mais comuns são: sacos de arroz, caixinhas de pasta de dente, frascos de shampoo/condicionador, pacotes de papel higiênico, sacos de açúcar, etc. Esses itens, e muitos outros, possuem a opção de serem adquiridos em embalagens maiores.

Outro ponto positivo — que mexe no coração, ou melhor, no bolso das pessoas — são os descontos. Normalmente, as embalagens maiores, são as opções mais econômicas. Além de você estar ajudando o meio ambiente, você também estará melhorando o seu rendimento financeiro.

Referente ao título do texto, quando eu digo “preço menor”, eu também me refiro ao menor preço que a natureza pode pagar para produzir o item que você deseja. Esse grande impacto que causamos na natureza, pode ser diminuído se começarmos a repensar nossos hábitos de consumo. Eu acredito que toda hora é hora de criar o Novo!

Quero estar sempre trazendo dicas fáceis de se tornarem um novo hábito em sua vida. Se você também quer fazer parte de um mundo melhor, continue acompanhando a série e disseminando boas ideias.

Conto com você. Até a próxima!

--

--