Você não precisa de rótulos, você precisa de consciência!

Ser consciente é um grande passo em prol do Planeta Terra

Bianca Carlsen
levantelab
2 min readAug 3, 2020

--

Ilustração de Diego França — Levante Lab

Rotineiramente, as pessoas são taxadas ou rotuladas por tudo. E isso é um saco! Sempre temos que levantar alguma bandeira ou decidir algo para pertencer a um grupo, senão também somos rotulados de indecisos. Essa segregação, e talvez essa forma binária (ou é 0 ou é 1) de ver as coisas, pode dificultar o processo de evolução de cada ser humano.

Digo isso porque, pra mim, viver é estar em constante transformação. Ninguém nasce sabendo. Tudo é um processo de aprendizado e, portanto, todos passamos por um período de transição e adaptação. Seja longo ou curto, o processo existe.

Quando decidimos fazer algo diferente já é difícil porque o nosso corpo e mente já estavam acostumados com o hábito. Com o automático. É preciso reprogramar e isso pode levar tempo… e tudo bem! É super compreensível.

Dias atrás, eu estava navegando em uma rede social e lendo a postagem de uma pessoa que se importa com o meio ambiente dando dicas de como reduzir o plástico. Logo, vejo nos comentários uma outra pessoa a julgando dizendo que ela não poderia falar de sustentabilidade porque ela comia carne. Qual é o sentido desse julgamento? Ninguém nesse mundo é perfeito. E todos nós podemos tentar diariamente a ser melhor que ontem!

  • Ninguém precisa ser “Lixo Zero” para tentar reduzir o consumo de qualquer resíduo.
  • Ninguém precisa ser vegetariano/vegano para reduzir o consumo de carne.
  • Ninguém precisa ser religioso para respeitar todos os seres vivos desse planeta.
  • Ninguém precisa ser a favor de um partido político para ter a consciência que todo mundo merece ter seus direitos igualitários.

Tem dias que são difíceis e não vamos conseguir parar para pensar no nosso lixo, na nossa alimentação, no nosso consumo, etc. E isso é normal! O importante é ser consciente. Quando você tem consciência de que é preciso mudar, você pode ir tentando aos poucos, fazendo o que é possível, dando um passo de cada vez.

Não desista de prosseguir em sua caminhada por conta de julgamentos alheios. Eu sei que esse texto já está ficando com cara de autoajuda, mas é porque o meio ambiente precisa de pessoas persistentes. Se hoje não deu para reduzir aquele resíduo ou comer aquele alimento mais saudável, tente amanhã. ❤

Quero estar sempre trazendo dicas fáceis de se tornarem um novo hábito em sua vida. Se você também quer fazer parte de um mundo melhor, continue acompanhando a série e disseminando boas ideias.

Conto com você. Até a próxima!

--

--