Produtividade 101 — Fundações

Dario Mungoi
Leveluup
Published in
7 min readDec 31, 2017

--

Faltam algumas horas para acabar o ano de 2017 e como me é habitual a esta altura do ano, dedico as últimas 2 semanas para reflectir em todos os objectivos que tinha definido para o ano a esta mesma altura no ano anterior e definir ou re calibrar objectivos existentes para o ano seguinte.

Enquanto fazia esta reflexão, fiquei feliz e grato pelo facto de poder ter encontrado vários desafios a níveis pessoais e profissionais, conhecido muitas pessoas novas e poder inspirar muitas pessoas com o trabalho que faço e tanto gosto como desenvolvedor de aplicações para android, empreendedor e escritor amador.

Ao participar de vários eventos em Maputo ao longo do ano e interações através das redes sociais, tive a oportunidade de conversar com pessoas que apreciam e suportam todos os meus feitos e não conseguiria aqui deixar palavras que façam justiça ao quão grato estou pelo suporte e carinho que recebi.

Apesar de cada uma destas pessoas se interessar por uma parte em específica do meu trabalho ou vida, todas as conversas tinham de forma indirecta ou não algumas perguntas em comum como:

Como consegues fazer todas as coisas que fazes?

Como posso fazer as coisas que fazes?

Como aprendeste a fazer as coisas que fazes?

Podes me ajudar a chegar a um nível igual?

Infelizmente, acredito que não fui capaz de responder de forma satisfatória a estas perguntas durante estas interações devido as limitações do ambiente ou plataforma em que estas aconteciam e pelo simples facto de só ter terminado com a experiência que fazia sobre diferentes técnicas e métodos que utilizo até a algumas horas antes de começar escrever este artigo.

Começando por este artigo, passarei a partilhar técnicas e ensinamentos sobre produtividade, relações inter pessoais, gestão de finanças pessoais entre outros tópicos que tive a oportunidade de aprender com livros, pessoas e o mais importante dos passos, utilizando o método de tentativa e erro aplicando estes conceitos em diferentes áreas da minha vida a medida que ia aprendendo ao longo dos últimos 3 anos.

Cada técnica e/ou ensinamento que for deixando nos artigos ao longo do ano não devem ser consideradas como conhecimento absoluto pois o que funcionou comigo pode não funcionar com a maioria das pessoas tal e qual descreverei e por isso tentarei ao máximo mostrar sempre que possível a técnica, teoria ou ensinamento base e como o adaptei para que fizesse sentido para minha vida.

Quando surgiu a vontade de escrever este artigo, tive a ideia de escrever sobre meditação(um dos tópicos que mais me interessa), entretanto a medida que ia terminando o meu plano de 2018 apercebi-me que a idea não era boa pois partilharia algo que gosto mas que possivelmente não faria sentido para as pessoas para quem escrevo este artigo.

Definir ou entender as fundações

Todas as construções de edifícios começam pelas fundações e as fundações em um edifício tem como objectivo dar suporte ao mesmo de acordo com o seu tamanho e formato.

Assim como os edifícios, seres humanos também tem fundações e estas também servem para dar suporte e guia-lo de acordo com o que cada um considera como bem estar.

O que são às fundações de um ser humano?

Considero as fundações de um ser humano os valores que o levam a viver e agir de uma certa forma.

Estes valores podem originar de acordo com experiências próprias ou por influência do ambiente em que este ser humano se encontra(exemplo: Familia amigos, escola, mentores etc).

Apesar de sermos todos diferentes, de acordo com alguns artigos, livros de pessoas , existem 5 áreas importante que compõem as fundações de 99% dos seres humanos:

  • Saúde de corpo e espírito
  • Relações inter pessoais
  • Finanças pessoais
  • Desenvolvimento profissional
  • Desenvolvimento pessoal

Dito isto, é correcto assumir que todos os finais de ano, cada um de nos para e visualiza como o ano quer ser tendo em conta estes 5 pilares.

Alguns fazem isto de forma consciente e outros não.

Para os que já fazem este exercício de forma intencional, deixo ficar os meus parabéns pois ja estão com meio caminho andado só por poder controlar os seus próprios pensamentos. Para os que sentem sobre a importância de reflectir sobre estas coisas de forma intencional e mesmo assim deixam o subconsciente ficar no comando, mais abaixo mostrarei como poderão passar do banco do passageiro a motorista das vossas vidas.

Você não consegue gerir o que não consegue medir!

“you can’t manage what you can’t measure.” — Peter Drucker

Saber, pensar e sonhar sobre a forma ideal desses 5 pilares para ter uma vida saudável já é um grande passo mas normalmente não conseguimos atingir o equilíbrio e acabamos com promessas de refazer as mesmas coisas melhor no ano seguinte porque(A clássica frase: “o próximo ano será melhor”):

  • So temos 12 meses por ano dos quais 4 estamos a dormir assumindo que dormimos 8 horas por dia.
  • Nos limitamos a olhar para vida apenas 12 meses de cada vez.
  • Não definimos uma escala para cada um desses pilares e muito menos medimos o estado que nos encontramos antes de pensar em melhorar no futuro.

Como classificar e medir estes 5 Pilares?

Para classificar algo, é preciso primeiro definir uma escala e para mim a escala que tem funcionado nos últimos 2 anos e meio tem sido de 0 a 10 em que:

  • 0 a 4 significa que este pilar precisa de muita atenção.
  • 5 a 6 significa que este pilar esta relativamente bem e pode ser segunda prioridade caso exista um outro com uma classificação abaixo deste intervalo.
  • 7 a 10 significa que este pilar esta bom e se mantenho esta classificação por 2 trimestres seguidos significa que encontrei uma estratégia sustentável e replicável.(O ideal e tentar estar neste intervalo em pelo 1 ou 2 pilares e claro se possível em todos :) )

Depois de definir a escala, a cada início de ano, faço uma reflexão sobre o estado de cada um dos pilares seguindo os passos abaixo:

  1. Atribuir um valor na escala que mencionei acima.
    A atribuição deste valor é com base em meus próprios sentimentos sobre este pilar.
    Ps: Para este exercício funcionar eu tenho de ser honesto comigo mesmo pois é para o meu próprio bem e até o ano de 2016 nunca partilhava estas reflexões com ninguém(Mais a frente falarei sobre a importância de partilhar mas ate la, façam dessas notas o vosso segredo e sejam brutalmente honestos).
  2. Listar 5 coisas que considero como fraquezas do pilar em análise.
  3. Listar 5 coisas que considero como boas. (É importante perceber que por mais precária que seja uma situação, sempre existem coisas boas e reconhecer estas pequenas coisas normalmente e o primeiro passo para a melhorar).

Tomando como exemplo a reflexão que fiz para este o ano de 2017 sobre a área de saúde de corpo e espírito o resultado final foi o seguinte:

saúde de corpo e espírito
Pontuação: 5 de 10
Fraquezas:

  • Não fui consistente na meditação e nos exercícios ao longo do ano.
  • Perdi a capacidade de me concentrar por causa de redes sociais e youtube.
  • Não consegui seguir dieta equilibrada.
  • Não defini um ritual para as manhãs durante 6 meses do ano.
  • Tentei comparar meus resultados com o de outras pessoas na mesma area que eu.

Forças:

  • Sempre estive consciente das fraquezas e optimista sobre a experiência que fazia.
  • Consegui treinar e correr uma meia maratona em 2 semanas.
    Consegui manter um alto nível de desempenho por um curto período de tempo.
  • Consegui perder os 5 kilos que queria perder.
    Escrevi diaramente sobre como me sentia durante a experiência por 6 meses.

A ideia deste exercício e repetir o processo acima para todos os outros pilares, no final somar as classificações e obter a média.

Organizar um ano e uma vida requer muito tempo, pois é preciso muita concentração e atenção aos detalhes. Por esse motivo, comecei a fazer o plano de 2018 a algumas semanas atrás e só este exercício completo levou-me 2 horas de concentração, longe do celular, sem distrações e so com o computador ou as vezes apenas uma agenda.

Porque a ideia é partilhar formas de colocar em prática o material que irei escrevendo ao longo destes artigos, vou deixar ficar AQUI o template que sempre uso para fazer este exercício.

Próximos passos?

Analisar de forma crítica e detalhada sobre as coisas mais importantes para mim como mostrei acima é apenas o primeiro passo e funda mental para a preparação de um novo ano/trimestre.

Este exercício é algo que faço de forma rotineira de 3 em 3 meses seguido de uma série(falarei nos próximos artigos) de outros mais detalhados e focados em acções que me irão permitir visualizar, pensar e viver de forma a melhorar cada área da minha vida que precise de muita atenção para o ano seguinte.

Sendo assim, terminarei este artigo por aqui e como faltam algumas minutos para começar 2018 gostaria de vos desejar um feliz ano novo, muita prosperidade e até o outro lado quando nos encontrarmos para que possa partilhar como poderão fazer o LevelUup das vossas vidas.

Se gostaste deste artigo e achaste útil, partilhe com um amigo/familiar próximo que gostarias que te acompanhasse para o próximo Level e/ou deixe ficar um comentário caso tenhas algo para partilhar comigo e os outros leitores.

Todo material disponibilizado pela leveluup.life é grátis até que se especifique o contrário e é encorajada a sua copia e disseminação.

Muito obrigado e ate a próxima,

Dario Mungoi :)

--

--

Dario Mungoi
Leveluup

Senior Android Developer at @Shopify, Design Sprint Master, former Android GDE