Introdução e Registro de domínio gratuito

Google Cloud Platform na Prática

Walter Gandarella
Blog do LFDev
6 min readMar 1, 2018

--

Introdução

Com esta série de artigos vou demonstrar como construir uma aplicação no Google Cloud Platform na prática. Mas digo na prática mesmo, não só na teoria e conceitos.

Aqui vamos criar um sistema de Agenda de Eventos de TI, uma agenda prática que servirá para que organizadores consultem as datas com eventos já marcados para assim marcar a data do seu evento sem conflitar com outros, evitando dividir o público.

Nesta série não abordarei o código da aplicação em si, pois o objetivo aqui é explicar sobre a infraestrutura disponível na nuvem do Google e como podemos usá-la. Quem sabe uma outra série de artigos derive desta, explicando a codificação da aplicação.

Agenda

Dividiremos os artigos da seguinte forma:

1 - Parte 1: Introdução e Registro de domínio gratuito
2 - Parte 2: Google Cloud Launcher
3 - Parte 3: Google Cloud Compute e Deploy com GIT
4 - Parte 4: Google Cloud SQL e Acesso ao Banco
5 - Parte 5: Google Cloud Storage

As tecnologias de frontend e backend escolhidas para esta série serão:

- Angular
- NodeJs
- Sails.js
- MySql
- Apache 2
- Git

Registrando um domínio gratuito

Para esta série, usarei um domínio gratuito para englobar todas as fases da configuração. Mas em seu projeto de verdade, em produção, você pode usar qualquer domínio, seja ele gratuito ou pago. Independente da escolha, a configuração será 95% idêntica as que mostrarei aqui.

Para domínios gratuitos, escolhi usar o serviço de registro de domnios FreeNom, este serviço permite registrar tanto domínios gratuitos como pagos e é bem simples de configurar. Não abordarei aqui o cadastro na plataforma, vou começar supondo que você já se registrou e está logado.

No menu superior, clique em Services > Register a New Domain

Na caixa de busca que aparece, digite o nome de domínio que gostaria de registrar. Não precisa colocar o .sufixo se não quiser, pois o FreeNom vai lhe dar uma lista de opções disponíveis.

Busquei por trilhagooglecloud

Depois de feita a busca, você verá uma lista bem grande com os domínios disponíveis e seus respectivos valores. Mas repare que no topo da lista estão os domínios gratuitos disponíveis na plataforma, são eles com final: .tk, .ml, .ga, .cf e .gq. Para escolher um, clique no botão Get it now! e depois navegue até o final da página e procure o botão Pagamento (se a interface estiver em português) ou Checkout (se estiver em inglês).

Na tela seguinte, escolha o período de vigência do registro. Você pode escolher de 1 à 12 meses gratuito, mais que isso passa a ser pago. Mas calma, você sempre pode renovar gratuitamente por mais 12 meses a cada ano. O FreeNom só cobra se você quiser já deixar o domínio garantido por mais de um ano.

Confirme os dados, aceite os termos e finalize a compra.

Navegue então para a área do cliente e na lista de domínios registrados, localize o domínio que acabou de criar e clique em Manage Domain

Na opção Management Tools escolha Nameservers pois vamos agora configurar o nosso domínio para apontar para nosso projeto lá no Google Cloud Platform.

Começando no Google Cloud Platform

Aqui vamos começar a configurar nosso projeto lá no Google Cloud Platform Para esta etapa vou pular o cadastro na nuvem do Google e supor que você já acessou https://cloud.google.com, já se cadastrou e já está logado no Google Cloud Console ok?

O cadastro é simples e fácil, pode ser feito com uma conta do Google que você já possua (seu Gmail, por exemplo) e, para novos clientes do Cloud, o Google oferece 12 meses gratuitos para usar todos os serviços disponíveis na nuvem (12 meses ou até você alcançar o valor de US$ 300.00, ou que vier primeiro).

Criando um projeto

Vamos começar configurando nosso projeto. Em seu primeiro login, você verá que o projeto selecionado é o Meu primeiro projeto (ou seu equivalente em inglês), vamos então clicar neste projeto e, na janela que abrir, vamos clicar no botão com um + para criar um novo projeto (ou você pode usar este que j vem padrão se quiser).

O interessante de criarmos projetos na Nuvem do Google é, primeiro, por organização (mesmo), segundo porque dentro de um projeto, os recursos utilizados podem conversar e integrar entre si com mais facilidade do que recursos vindos de outros projetos, que precisariam de um passo a mais de configurações nas políticas de acesso de cada um deles. Então, sempre opte por organizar suas aplicações em projetos.

Vou chamar este projeto de trilha-google-cloud

Configurando o Cloud DNS para vincular com nosso domínio

Agora vamos acessar no menu lateral do Cloud Console a opção Serviços de rede > Cloud DNS e lá vamos criar uma nova Zona de DNS.

Uma zona de DNS é o local dentro do projeto onde eu cadastro meu domínio registrado e aponto os endereços os IPs das máquinas que responderão às requisições.

Vamos dar um nome qualquer à nossa zona, no meu caso escolhi trilhagoogle-zone e onde tem para definir o Nome do DNS temos que colocar o domínio da nossa zona, no meu caso trilhagooglecoud.ml. A opção DNS SEC pode ficar desativada.

Com a nossa zona criada, basta clicar no nome dela para entrar em sua tela de detalhes e, logo de cara, podemos ver que o Google Cloud Platform já criou dois registros para nós. Um do tipo NS, que vamos usar para configurar lá na opção Nameservers do FreeNom, e outro do tipo SOA ou Start Of Authority, que indica o responsável por respostas autoritárias a um domínio, ou seja, o responsável pelo domínio. Também indica outras informações úteis como número serial da zona, replicação, etc.

Então vamos copiar cada endereço destes de NS destacados na imagem para colocar lá na nossa tela de configuração de Nameservers do FreeNom

E com isso chegamos ao final de nossa primeira parte. Aprendemos a registrar um domínio gratuito usando o FreeNom a criar um novo projeto no Google Cloud Platform e a configurar uma Zona de DNS para vincular ao nosso domínio.

Em alguns minutos (ou algumas horas, varia um pouco), nosso domínio trilhagooglecloud.ml já estará vinculado ao nosso projeto e vamos poder dar continuidade às nossas configurações.

--

--

Walter Gandarella
Blog do LFDev

Poeta, programador fullstack, aventureiro, apaixonado por fotografia e tecnologia. Photoshop Heavy User!