Li e gostei: "Satisfação Garantida"

No caminho do lucro e da paixão.

William Oliveira
Li e Gostei

--

“Satisfação Garantida: No caminho do lucro e da paixão” (Thomas Nelson Brasil, 2010, 304 páginas), escrito pelo próprio Tony Hsieh, traz a sua trajetória de vida e da construção da Zappos com base nas suas crenças para vida vivida com felicidade, não só para ele, mas para o mundo ao seu alcance.

O livro tem uma linguagem muita simples e engajadora, segundo Tony Hsieh, ele dispensou tem um escritor fantasma, para que refletisse como ele contaria a história e irritar seus professores.

É mais divertido falar com alguém que não usa muito as palavras difíceis, mas sim as palavras simples e fáceis como “E o almoço?” — Ursinho Pooh

O livro começa contanto a sua trajetória empreendedora, que começou na aos 9 anos de idade quando comprou um minhocário. Ele tinha o objetivo de ser o vendedor de minhocas número 1 do mundo e ganhar centenas de dólares. Algumas semanas depois ele se sentiu-se frustrado ao perceber que as minhocas haviam de seu minhocário no quintal.

Fracassei em meu caminho para o sucesso. — Thomas Edison

Em todo o livro você percebe que Tony Hsieh, sempre gostou muito de ler e pesquisar as coisas e assuntos que o deixam feliz ou que poderiam faze-lo feliz. E todo livro você lê citações de grandes autores e dos livros que o ajudaram em sua trajetória. Ele sempre tentar passar para o leitor o que ele aprendeu com as suas leituras e como ele aplicou esse aprendizado.

Pensei na felicidade com que todos nós passamos por uma lavagem cerebral em nossa sociedade e nossa cultura para parar de pensar e apenas assumir que mais dinheiro é igual a mais sucesso e mais felicidade, quando a felicidade é realmente apenas viver a vida. — Tony Hsieh, p. 77.

Tony Hsieh conta, que passou por um período de auto conhecimento após a venda da primeira empresa, LinkExchange, para Microsoft. Já que ele agora era milionário mas não se sentia realizado. Ele sempre foi aberto a novidades, experimentações e mudanças. Nesse período, viajou, virou estudioso, jogador de poker e abriu uma aceleradora. Onde fez seu primeiro investimento na Zappos.

Aprendi que a decisão mais importante que podia tomar era em que mesa deveria sentar. Isso incluía saber quando mudar de mesa. Aprendi em um livro que um jogador experiente pode fazer dez vezes mais dinheiro sentando em uma mesa com nove jogadores medíocres que estejam cansados e com muitas fichas do que sentando em uma mesa com nove jogadores realmente bons que têm foco e que não tem muitas fichas em sua frente — Tony Hsieh, p.93

Com muitas decisões difíceis e estratégicas, Tony Hsieh conta, como junto com seus sócios e amigos, construíram um negócio com foco na felicidade do cliente em primeiro lugar. E que a felicidade dos clientes rege a felicidade e cultura da Zappos.

No final do dia, acho que é muito difícil encontrar um companheiro que seja compatível com muitas partes de sua vida e que esteja sempre lá para apoiá-la ao longo do caminho. Se você puder encontrar um companheiro que não se importa de acompanhá-lo em seu café da manhã e jantar, que ajuda a passar pelo seu coma pós-almoço no escritório, bem nos quilômetros finais em uma maratona, e que você possa desfrutar com ou sem álcool — é uma coisa muito rara de se encontrar. Para mim, esse é um relacionamento que vale a pena manter. — Tony Hsieh, p.102.

Com uma cultura interna muito forte, eu destaco os seguintes valores, que eu procuro seguir e tenho para mim:

  • Abraçar e conduzir mudanças
  • Ser ousado, criativo e ter a mente aberta
  • Buscar crescimento e aprendizagem
  • Construir relacionamentos abertos e honestos com a comunicação
  • Construir uma equipe positiva e com espírito de família
  • Fazer mais com menos
  • Ser apaixonado e determinado
  • Ser humilde

Dos livros que já li sobre empreendedores famosos, algumas características repetem-se em todos:

  • Apaixonados — É o combustível que move a todos para fazer acontecer a seus negócios;
  • Criativos — São criativos para achar soluções e inovações.
  • Trabalham duro — Não medem esforços físicos e psicológicos, para construir as suas visões.
  • Montam times — No caso da Zappos, Tony Hsieh, queria os apaixonados pelo que faziam;
  • Fracasso — Lidam com o fracasso e derrotas como aprendizado;

Recomendo a leitura!!!

--

--

William Oliveira
Li e Gostei

Head of Product Management na Genial Investimentos. Apaixonado por digital business, tech, cinema e comida italiana. E sou pai do Pedro!