Guerra custa caro

Disclaimer: ESTE POST NÃO ESTÁ DEFENDENDO GUERRA. A INTENÇÃO É MOSTRAR QUE OS ENTES PODEM TER MOTIVOS ECONÔMICOS PARA INICIAR COERÇÃO, MESMO QUE NÃO DEVESSEM FAZÊ-LO.

Liberais Antilibertários
liberaisantilibertarios
2 min readMay 1, 2020

--

Libertários alegam diversas vezes que iniciar conflitos para conseguir vantagens econômicas é sempre inútil, por isso a tendência de um ambiente livre de coerção estatal é a paz. Essa afirmação tem um fundo de verdade, mas não procede de uma maneira geral.

A guerra entre iguais custa caro. A primeira e segunda guerra mundial custaram caro à Europa. Mas a guerra entre forças muito díspares pode ser vantajosa para o vencedor, como já foi diversas vezes na história da humanidade. É por isso que anarquistas clássicos, coletivistas e também utópicos, ainda conseguiam defender melhor o ponto deles: Não haveria estado mas o poder estaria distribuído de forma igual entre os indivíduos.

Alguém duvida que tenha sido vantajoso para o Império Britânico expandir seus domínios através da bala? Os mesmos britânicos, que ficavam para trás de várias nações europeias em meados do século XVII, chegaram nas portas do século passado como maior império que o homem já viu.

Era um tempo onde não existia liberalismo internacional, apenas imperialismo. A ausência de cooperação entre os países com objetivo explicito de manter a paz internacional — que só veio acontecer após a segunda guerra — privilegiava o poder militar sobre o livre comércio. Isto explica o porquê de a globalização (capitalismo e comércio global) também ser um fenômeno pós-segunda guerra.

Os libertários então dirão que este tipo de cooperação entre países existente hoje também seria possível no ancapistão. Ledo engano. A inédita paz que vivenciamos (e que está documentada muito bem por pesquisadores como Steven Pinker) só é possível porque as sociedades humanas se aglomeraram, ao longo do tempo, em algumas poucas centenas de países que se conhecem e podem se retaliar com relativo consenso. Esta é a situação geopolítica atual e também a de uma tribo caçadora-coletora. Ambos conseguem dispensar a presença de um estado formal, mas este está longe de ser o caso de uma sociedade humana complexa e até mesmo a situação geopolítica do passado.

CONCLUSÃO: Mais uma baboseira sem qualquer fundamento.

Publicado originalmente em:
https://www.facebook.com/liberaisantilibertarios/posts/1876276752694073:0
11 de julho de 2017.

--

--