O Castelo de cartas da Ética Argumentativa de Hoppe

O CASTELO DE CARTAS DA ÉTICA ARGUMENTATIVA

Liberais Antilibertários
liberaisantilibertarios
2 min readApr 30, 2020

--

O sr. Hoppe, também conhecido como O Senhor Racionalista, O Cara da Lógica, A Máquina de Pensar Fria e Logicamente, comete erros surpreendentemente espúrios e infantis na construção da sua ética argumentativa. Conclusões non sequitur abundam em sua obra. Na foto colocamos algumas delas.

Como um cara supostamente ~racionalista~ comete erros tão grosseiros? A resposta é que, como disse o economista Alexandre Schwartsman em outro contexto, quando a conclusão precede a análise, a lógica é sempre sacrificada.

Comentário adicional: Para aliviar um pouco o lado do Hoppe, a 2ª conclusão non sequitur apontada na foto não é cometida exatamente por ele, mas por muitos dos seus seguidores. Confrotando-se com a incomôda conclusão de que a ética argumentativa não permite o direito à propriedade daquelas pessoas que são incapazes de argumentar — e isto inclui crianças de pouca idade, certos deficientes mentais, idosos de muita idade — muitos hoppeanos argumentam, de forma totalmente sem sentido, que se o direito de propriedade é conferido a um membro de certa espécie, então deve ser conferido a todos os membros de tal espécie.

Não lembro de já ter me deparado com o próprio Hoppe chegando a tal conclusão. Aliás, é justamente seguindo estritamente sua ética argumentativa que o herói libertário defende o direito ao aborto, pois uma vez que fetos não possuem capacidade de trocar proposições argumentativas, eles não possuem direitos. Considerações sobre a questão do aborto à parte, com certeza essa é a pior defesa possível do direito ao aborto.

~ Tomas Heckman.

Publicado originalmente em:
https://www.facebook.com/liberaisantilibertarios/posts/1895112937477121
15 de agosto de 2017

--

--