A Diferença entre Mentor e Tutor

e quando procurar um ou o outro.

Paulo Scardine
Aug 4, 2015 · 5 min read

Está na moda dizer que um empreendedor precisa de um mentor, porque a maioria das pessoas muito bem sucedidas tem um ou mais. Surgiu uma demanda por mentores, então existe muita gente que não perdeu tempo e está vendendo “mentoring”. Tenho visto muito tutor vendido como mentor, por isso resolvi postar sobre a diferença pra ninguém comprar gato por lebre.

Por que saber o conceito exato é importante?

Lembrei de uma piada sobre um gênio da lâmpada que ilustraria bem o assunto de “saber pedir”, infelizmente não é das mais politicamente corretas — então vou contar uma anedota de quando eu era criança.

Apesar da minha atual indiferença sobre religião, uma das minhas primeiras memórias de infância é da minha mãe me ensinando a rezar. Ela me disse que se eu me ajoelhasse ao lado da cama antes de dormir o Papai-do-céu realizaria qualquer desejo, porque Deus atende a oração das crianças.

Ela também me contava histórias da bíblia, e a minha preferida era a do rei Salomão. Segundo ela, Deus disse a Salomão que ele poderia pedir qualquer coisa, exércitos, poder, mulheres, riquezas, qualquer coisa. Em vez disso, Salomão pediu sabedoria, e através da sabedoria conquistou todo o resto em grandes quantidades.

Sendo um espertinho ganancioso desde criança, nas minhas orações eu pedia sabedoria, assim eu poderia ser um rei tão poderoso quanto Salomão. Só tinha um problema… Eu não sabia direito o que era sabedoria. Eu achava que os cientistas eram sábios — ou seja, eu confundia inteligência com sabedoria. O resultado é que não posso reclamar de ser um cara burro, em compensação a tal da sabedoria eu estou ralando até hoje pra ver se conquisto alguma. Eu pedi errado!

Moral da história número 1: alguém realmente escuta a oração das crianças.

Moral da história número 2: antes de rezar por alguma coisa saiba exatamente o que você está pedindo.

Mentor e Tutor

O tutor ou coach é aquele cara que atua mais como professor, como técnico esportivo. Em geral cobram pelo suporte e sua atuação é mais prescritiva, tipo “faz isso, faz aquilo”.

Já o mentor é aquele cara mais experiente que te faz enxergar situações e ângulos que você não veria sozinho. Geralmente não cobra por isso e a relação é de duas mãos: o mentor ensina e aprende ao mesmo tempo.

Mentor é o cara com quem você toma café uma vez por semana. O cara com quem você bebe cerveja uma vez por semana não é seu mentor nem tutor, é seu brother. E o papel do seu amigo é apenas ouvir seus desabafos, não ajudar a descobrir como resolver os seus problemas (não raro esses palpites entre uma cerveja e outra são péssimos conselhos).

Mastermind Group

O conceito de grupo de masterminds foi introduzido formalmente por Napoleon Hill no começo do século 19. No seu clássico “Think and Grow Rich” ele descreve um grupo de mastermind como “A coordenação de conhecimento e esforços entre duas ou mais pessoas com um propósito definido, no espírito da harmonia”.

Geralmente são formados por um grupo de empreendedores que funcionam como mentores uns dos outros e compartilham suas redes de contatos: uma espécie de co-mentoring.

Mentor ou Tutor?

Se você está se aventurando por alguma área de conhecimento que ainda não domina completamente, um tutor pode ser uma boa ideia — especialmente se o campo for bem consolidado e definido. Por exemplo, aprender um novo idioma, como falar em público ou como dançar salsa.

Para áreas mais inovadoras e menos definidas, provavelmente é melhor procurar um bom mentor ou grupo de mastermind. É por isso que se diz que um fundador de startup deve procurar “smart money”, ou seja, deve procurar um investidor que conheça bem a área de atuação da empresa e esteja disposto a atuar como mentor (se é só dinheiro que você quer é melhor pegar no banco do que arranjar um sócio).

Startup Hero

No ecossistema de startups do Brasil vejo muito tutor que se intitula mentor, e que acha que empreendedorismo é como jogar guitar hero: basta seguir um conjunto de melhores práticas e tudo vai dar certo. Chamo isso de jogar “startup hero”.

Empreendedorismo digital não é uma área muito adequada para tutoriais, porque está sempre em mutação. Um Facebook provavelmente não acontecerá novamente, entretanto centenas de fundadores de startup desperdiçaram milhões de dólares tentando repetir a fórmula. Mark Zuckerberg simplesmente estava no lugar certo e na hora certa, quando entrava na rede toda uma geração de usuários que não se preocupava tanto com privacidade online como as anteriores.

Por isso torço o nariz quando escuto um desses tutores prescrevendo “fail early, fail often”. Se você programar sua empresa para falhar, certamente vai alcançar o objetivo, por isso “falhe cedo, falhe constantemente” é um conselho estúpido. O significado dessa frase é que você deve testar constantemente suas premissas e deve faze-lo desde o início do negócio, porque se estiver errado é melhor descobrir antes de investir muito tempo e dinheiro baseado nessas premissas.

Por exemplo, aconselha-se tentar vender antes mesmo de ter o produto, apenas para testar se o mercado tem interesse (se não puder atender o cliente simplesmente peça desculpas e devolva o dinheiro imediatamente). Talvez fosse melhor dizer “teste logo, teste constantemente” mas a frase não soa tão “cool”.

Conclusão

Pessoalmente, acredito que tutor é o cara que te dá as respostas certas, enquanto mentor é o cara que te faz as perguntas certas.

O problema das respostas certas é que quase sempre existe mais de uma, o dificil não é encontrar uma solução correta, é encontrar sempre a melhor solução. Por isso quando encontrar o cara que faz as perguntas certas pode pagar o café: uma boa pergunta é metade da resposta.


Um grande abraço a todos que me acompanham aqui no Medium e em especial para aqueles clicam no (botão de recomendar)!

libertando você

ganhar a vida sem vender a alma

Paulo Scardine

Written by

libertando você

ganhar a vida sem vender a alma

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade