5 Ferramentas Clássicas da Administração para Download

Originalmente publicado em blog.runrun.it

Não é nenhuma novidade que ter um planejamento estratégico impecável é fundamental para qualquer empresa comprometida com resultados. E que para isso, é preciso definir objetivos, decidir como medi-los, como alocar os recursos e traçar os melhores caminhos para transformar ideias em resultados. Para focar energia e atenção na direção certa, existem diversas ferramentas que, apesar de consagradas, não são conhecidas (e usadas) por todos os gestpres. Pensando nisto, reunimos e disponibilizamos para download o template das 5 ferramentas fundamentais para deixar sua gestão empresarial a todo vapor.

1. Análise SWOT

Não há executivo de grande empresa que não a conheça. A matriz SWOT é interessante, porque incentiva o empreendedor a analisar sua empresa sob diversas perspectivas de forma simples e objetiva. É a ferramenta mais usada quando a missão é fazer a análise de cenário (ou análise de um ambiente).

SWOT é uma sigla em inglês composta pelos termos strengths (pontos fortes), weaknesses (pontos fracos), opportunities (oportunidades para o seu negócio) e threats (ameaças para o seu negócio). Os pontos fortes e fracos, em geral, são as variáveis controláveis e estão no ambiente interno (dentro da própria empresa), enquanto as oportunidades e as ameaças são consideradas variáveis incontroláveis e têm origem no ambiente externo (macroambiente). Interessante, não é mesmo?

Baixe um modelo de matriz SWOT para o seu negócio

2. Business Model Canvas

É a ferramenta utilizada na construção de modelos de negócio. A metodologia foi apresentada no livro Business Model Generation — Inovação em Modelos de Negócios. E pode ser utilizada para inovar em seu modelo de negócio e se diferenciar da concorrência, lançar um novo produto ou entrar em novos mercados. Seu uso é muito comum em startups para a definição do modelo de negócio. Mas, o Canvas também é ótimo para empresas que já estão em operação. Inclusive, nesse artigo na Endeavor, nosso CEO oferece mais dicas sobre a aplicação do Canvas.

Baixe um modelo de Business Model Canvas para o seu negócio

3. Matriz BCG

A Matriz BCG é uma análise gráfica que foi desenvolvida para a empresa de consultoria empresarial americana Boston Consulting Group. A ferramenta é indicada realizar a análise periódica da carteira (existente) de produtos. É muito utilizada no planejamento estratégico de empresas de grande porte, mas pode ser adaptada para empresas de todos os tamanhos.

Baixe um modelo de Matriz BCG para o seu negócio

4. Matriz GUT (Gravidade, Urgência e Tendência)

É uma ferramenta de auxílio na priorização de resolução de problemas e na formação de estratégias. A matriz permite a classificação dos problemas mais relevantes para a empresa, através da ótica da gravidade (do problema), da urgência (de resolução dele) e pela tendência (dele piorar com rapidez ou de forma lenta).

Baixe um modelo de Matriz GUT para o seu negócio

5. Diagrama de Ishikawa: espinha de peixe

Também conhecido como espinha de peixe e diagrama de causa e efeito. Essa é uma ferramenta utilizada para identificar a raiz dos problemas em processos e projetos variados.

A ferramenta é utilizada no planejamento estratégico de grandes empresas no mundo todo. Mas você pode usar a espinha de peixe em uma empresa de pequeno porte ou em uma startup, por exemplo. A espinha de peixe tem sua divisão baseada em causas primárias, que ao serem respondidas permitem que você identifique as causas dos problemas analisando o todo de forma visual. Preencha todos os campos do diagrama e, assim que a espinha de peixe estiver completa, você conseguirá visualizar as raízes do problema.

Ao desenvolver um diagrama de causa e efeito, é importante levar em consideração:

  • A clareza sobre o problema para o qual você vai desenhar o diagrama;
  • Os membros da equipe devem ser experientes e devem estar envolvidos com o problema;
  • A discussão deve ser focada e moderada pelo gerente do projeto;
  • Para cada fator, pense em todas as possíveis causas e as adicione nos campos correspondentes,
  • Se algum “campo” estiver muito cheio, tente dividi-lo em dois ou três ramos.

Baixe um modelo do Diagrama de Ishikawa para o seu negócio

A ferramenta ideal para a sua gestão empresarial

Você pode melhorar as ações e resultados efetivos da sua gestão empresarial. Se você sabe dizer que o projeto gerou lucro, por exemplo, já é um bom sinal. Conheça o Runrun.it, o software de gestão que permite saber quanto, em dinheiro e em horas, seus projetos custaram, acompanhar o progresso em tempo real e saber a data estimada de conclusão. Teste Grátis: http://runrun.it

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.