Como ter um perfil impecável no LinkedIn

Originalmente publicado em blog.runrun.it

Se o seu perfil do LinkedIn é exatamente como um currículo, você está cometendo um enorme erro. Seu perfil é um lugar para você construir sua marca profissional, mostrar suas realizações e habilidades, compartilhar conteúdo com outros profissionais e se conectar com colegas, parceiros e até mesmo potenciais empregadores.

O que faz um perfil de LinkedIn se destacar? Como receber mais recomendações? Quais são as características que podem ajudá-lo a melhorar seu perfil? E, finalmente, como tornar seu perfil do LinkedIn campeão? Para começar, siga essa dica de carreira que selecionamos. Seu perfil é como um retrato da sua carreira, gastar um pouco de tempo para torná-lo perfeito com certeza vale a pena.

1. Adicione uma foto com aparência profissional

Isso pode soar como uma dica óbvia, mas você ficaria surpreso com quantas pessoas usam fotos casuais demais, borradas, fora de foco ou que não mostram seus rostos claramente. Ou, pior ainda, sem foto. Repare que sugerimos usar uma foto com “aparência profissional”, o que não significa necessariamente que você precisa de um fotógrafo profissional para tirá-la. Lembre-se de que o LinkedIn é para relacionamento profissional, portanto, sua foto deve ser seguir esta mesma finalidade.

2. Selecione as informações do campo “Experiência”

Recrutadores e empregadores que observam o seu perfil estão interessados, na maior parte do tempo, em saber mais sobre sua carreira. Por isso, é importante que você atualize essa seção constantemente. Você não precisa listar cada trabalho único que você já fez, mas deve manter um histórico dos trabalhos relevantes. E adicione informações importantes da sua experiência, além do cargo e data. Descreva em tópicos suas atividades principais e cases de sucesso. Por último, inclua posições antigas que não necessariamente contribuam para o que você está procurando.

3. Desative a notificação de atualizações irrelevantes

Quando você faz uma alteração em seu perfil no LinkedIn, como a adição de experiência de um trabalho anterior, ela é informada à sua rede. Receber muitas notificações da inclusão de trabalhos antigos pode bem chato para seus contatos. Se você não quiser que as pessoas vejam tudo o que você atualizar no seu perfil, desligar desligue este recurso temporariamente.

4. Otimize seu perfil

Sim, você pode otimizar seu perfil para buscas. Por padrão, o LinkedIn preenche seu cargo com o cargo do trabalho atual, mas você não tem que deixá-lo assim. Encontre sua especialidade e fale diretamente com seu público. Se você quiser que seu perfil seja encontrado, incluía palavras-chave importantes (aqui estão algumas práticas a serem evitadas ao otimizar seu perfil). Recrutadores e empregadores costumam usar palavras-chave para localizar potenciais contratados. É por isso que as palavras-chave são importantes em todo o seu perfil, mas especialmente em “Especializações”. Invista tempo ao escolhê-las. Para aumentar suas chances de ser encontrado por empresas, alinhe suas palavras-chave ao cargo que você está tentando conquistar.

5. Seja autêntico, mostre sua personalidade!

Seu “Resumo do perfil” é onde você pode mostrar um pouco de personalidade (aliás, se você têm dificuldade para descrever sua personalidade, faça o teste e descubra mais sobre suas características profissionais). É importante adicionar mais dados relevantes, além de um breve resumo do currículo. Você deve fazer com que seus visitantes conheçam suas habilidades e os instigue a querer saber mais sobre você. Escreva suas realizações, sua experiência, capacidade tecnológica e interesses. Isso inclui experiências com voluntariado, educação etc. Este é o lugar para colocar todas as coisas interessantes que não se encaixam em um currículo estritamente profissional. Uma nota rápida: adicionar imagens ou documentos também pode ser interessante. É uma ótima maneira de criar um portfólio visual.

6. Conecte-se a colegas e grupos

Conhecer pessoas e interagir, este é o papel fundamental da rede social. Seja seletivo e escolha colegas profissionais, especialistas da sua área, clientes potenciais, as pessoas com quem trabalha e assim por diante. Envolver-se em um grupo ou dois relevantes para a posição que você gostaria de conquistar é simples e fácil. O LinkedIn recomenda alguns, mas conecte-se apenas a grupos que sejam aderentes e compatíveis com sua trajetória profissional e/ou acadêmica. E não se esqueça de participar ativamente, adicionar conteúdo a seus grupos e, quando possível, contribuir para os debates que te interessa.

7. Recomende para ser recomendado

As recomendações são uma característica-chave de seu perfil no LinkedIn. Se possível, tenha ao menos três recomendações de profissionais que trabalharam com você, como ex-chefes e colegas de trabalho que ocuparam cargos relevantes nas empresas pelas quais você passou. Elas podem funcionar como referência sobre a qualidade do seu trabalho. Mas a forma mais comum de obter uma recomendação é bem simples: recomendando alguém.

8. Adicione suas habilidades

Adicione suas habilidades e competências para que as pessoas comecem a te recomendar por elas. O LinkedIn vai indexando novas habilidades relacionadas para seus contatos darem um ok, e, dessa maneira, essas capacidades são adicionadas ao seu perfil. Inclusive, se você é usuário do Runrun.it, pode adicionar como competência no Linkedin. É importante incluir apenas habilidades que você realmente possua. Pois a falta de recomendações pode interferir negativamente e penalizar seu perfil, impedindo que você ultrapasse de nível, por exemplo, de perfil avançado para o almejado perfil campeão.

9. Defina as configurações do seu perfil

O LinkedIn permite que você restrinja o acesso ao seu perfil. Mas se você está em busca de trabalho ou de mudança de trabalho, então deverá liberá-lo integralmente. Você pode configurá-lo de acordo com a sua vontade e estratégia. Fazer isso é fácil: dentro do seu perfil, clique em “Editar seu perfil público.” À direita, você verá a opção “perfil público”.

10. Publique no Linkedin Pulse

O LinkedIn Pulse é uma oportunidade para você publicar aquele artigo longo que você escreveu e não postou em lugar nenhum. E a sua chance de ganhar visibilidade junto à sua rede e até outras audiências. O Pulse atrai seguidores, o que te ajuda a montar uma networking forte na rede. Mas é bom ter um pouco de cuidado com o que você irá publicar, já que os artigos publicados no Pulse ficam disponíveis no seu perfil. Garanta que seja um conteúdo interessante e um texto de qualidade. Caso contrário, a publicação poderá prejudicar sua imagem profissional.

Dica de Carreira: Siga o Runrun.it

Para ter um perfil profissional no LinkedIn impecável, é importante que sua carreira também o seja. Por isso, mantenha-se atualizado sobre as melhores práticas corporativas, seguindo nosso perfil no LinkedIn e tenha acesso as melhores dicas profissionais. E se você não conhece o Runrun.it, ainda dá tempo! Ele é um software de gestão de tarefas, projetos e equipes usado em mais de 130 países. Solução ideal para garantir o seu melhor desempenho em todas as redes. Comece Grátis: http://runrun.it

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.