Rituais para você ter motivação no trabalho em 2016

Originalmente publicado em blog.runrun.it

Um brinde antes do primeiro gole deixa a bebida até mais gostosa, não acha? Da mesma forma, quando você prepara sua própria refeição: por mais simples que seja, você raspa o prato! Afinal, existe uma explicação lógica para essas sensações? Sim, sim! Francesca Gino, professora de Harvard, afirma que todos nós, ao cultivar um ritual — como o brinde e o preparo da comida — sentimos mais prazer na experiência, porque nos concentramos mais nela e em nós mesmos. Gostou da ideia? Então, aqui vai o grande conselho para você ter mais motivação no trabalho e na sua vida pessoal em 2016: adote rituais!

Saber o que Mark Zuckerberg, Oprah Winfrey, Warren Buffett ou Sheryl Sandberg fazem antes do café ou de dormir pode inspirar bastante. Mas ainda mais importante é descobrir o que tem a ver com você, qual o ritual mais eficiente. E quanto mais confortável você se sentir com ele, mais poderoso ele será para te ajudar a concluir o que almeja.

Segundo constatou Francesca Gino em suas pesquisas, você nem sequer precisa acreditar no poder dos rituais para que eles funcionem e tornem suas experiências mais prazerosas e, sua vida, mais fácil. O único pré-requisito para usá-los é sua vontade de ter mais motivação no trabalho e na vida pessoal. E isso eu duvido que você não tenha. Para te inspirar, aqui estão aqueles que você pode começar a cultivar em 2016!

1. Para extrair o máximo de um momento simples

Ritual indicado: Preparar e consumir refeições em família
 Crianças que jantam com a família são menos propensas a beber, fumar, usar drogas, engravidar precocemente, cometer suicídio e desenvolver distúrbios alimentares. Além disso, elas têm um vocabulário mais rico, boas maneiras, dietas mais saudáveis e uma maior autoestima do que as que não fazem a refeição em família. São diversos estudos apontando esse contraste. Tudo por conta do simples ritual de jantar em família.

Ritual indicado: Comemorar as conquistas de forma expressiva
 Compartilhar conquistas e realizações com outras pessoas está associado a emoções agradáveis. Então, quando você, seu parceiro, amigo ou colega tiver uma conquista para contar, dê os parabéns e comemorem unidos, num barzinho, restaurante, festa ou mesmo num passeio despreocupado. Não só um sorriso de longe ou aceno de cabeça. Abrace, mostre admiração. Para o especialista em relacionamentos John Gottman, essa é uma das coisas mais poderosas (embora muito simples) que você pode fazer para mostrar o quanto se importa.

2. Para superar uma tristeza ou decepção

Ritual indicado: Escrever sobre os seus sentimentos.
 Quando uma pessoa querida morre ou um relacionamento acaba, você sente que não tem controle sobre suas emoções. O fascinante da pesquisa de Francesca mostra que rituais durante tempos difíceis podem nos dar de volta aquela sensação de controle e combater a dor. Como um exemplo, Jamie Pennebaker, professor da UT Austin, disse que escrever sobre os problemas foi comprovado em centenas de estudos como uma estratégia capaz de fazer as pessoas se sentirem melhor. Mas não basta passar a tristeza para o papel como num relatório policial. Abra-se e deixe sua angústia fluir com toda honestidade. Você ficará mais leve.

3. Para deixar de adiar e começar de uma vez

Ritual indicado: Fazer o que te deixa de bom humor durante 5 minutos.
 Você está aflito(a) com uma tarefa que precisa fazer… Então, adia. Aí acaba tendo menos tempo para trabalhar nela, o que te deixa ainda mais preocupado. E o que acontece? Você adia ainda mais. Francesca, no entanto, descobriu que rituais podem ajudar a reduzir essa ansiedade terrível, mesmo que sua tarefa seja uma das mais temidas da humanidade: falar em público. A propósito, se você quer ouvir algumas dicas de retórica para se expressar com mais impacto e segurança, clique aqui.

Charles Duhigg, autor de O Poder do Hábito, sugere que você crie um para quando precisa começar algo que não deseja fazer. Segundo ele, procrastinação tem a ver com dar o primeiro passo: este é o grande obstáculo. Mas criar um hábito que preceda este passo te trará muito sucesso, ele prevê. E o melhor é que pode ser algo divertido! Cinco minutos é o tempo que você tem para fazer o que mais adora. Depois que o alarme tocar, estará de bom humor para começar a pensar nas tarefas mais cabeludas. Lutar contra o desejo por qualquer coisa que não seja cumprir ou se preparar para a sua obrigação é em vão. Por isso, o mais inteligente é se permitir um pouco de diversão antes de dar o primeiro passo e concluir o que precisa.

4. Para aumentar sua performance no trabalho

Ritual indicado: Fazer algo que te dê sorte.
 Atletas colecionam os rituais mais malucos, como não trocar as meias que vestiam quando venceram, e também os mais simples, como carregar um amuleto da sorte. E quer saber de uma coisa? Seja ou não placebo, eles funcionam. Francesa aponta que não só trazem confiança como impactam na performance dos atletas de forma positiva. Até mesmo desejar “Sucesso!” às pessoas pode ajudá-las. Não importa que pareça bobagem. O que quer que te dê confiança pode se tornar a partir de agora um novo companheiro quando você precisa dar o seu melhor.

Pequenos rituais não só aprimoram suas habilidades como também melhoram sua criatividade. Um estudo da Universidade de Toronto, liderado por Chen-Bo Zhong e colegas, constatou que fazer algo habitual, como uma caminhada, lavar a louça ou tirar um cochilo, permite que você acesse, inconscientemente, informações periféricas que o seu cérebro não considera de imediato durante um estado de intensa concentração.

Resumindo…

… quais rituais você pode adotar para te ajudar a ser mais feliz e ter um desempenho superior no trabalho?

1. Ritual para entusiasmo: Para tornar os bons momentos ainda melhores, concentre-se nas novidades boas e nos pequenos momentos, compartilhando uma boa notícia com um amigo e jantando com a família.

2. Ritual para consolação: Quando alguma pessoa ou situação te deixar para baixo, escreva sobre o que está sentindo. Vai diminuir sua dor.

3. Ritual para encorajamento: Supere a ansiedade e a procrastinação, tendo um momento de diversão que te deixe disposto(a) a começar a trabalhar.

4. Ritual para performance: Se algum ritual faz você se sentir sortudo(a), você terá sorte, porque se sentirá mais confiante.

Mais motivação no trabalho com o Runrun.it

No dia a dia, você acaba correndo de um lado para o outro, lidando com vários problemas, adiando a resolução de outros, e quando finalmente consegue parar e respirar, já é noite. No fundo, seu sentimento é de decepção. Afinal, você queria respirar aliviado(a) de vez em quando e não passar a vida apagando incêndios. A solução está em adotar uma ferramenta de gestão de projetos e tarefas que te mostre o que é prioridade e evite que todas as suas tarefas se tornem urgentes. Comece grátis agora:http://runrun.it