Como iniciei na carreira de Front End

Aline Cantarelli
Liferay Engineering Brazil
3 min readJul 27, 2018

Como tudo começou

Há pouco menos de dois anos, estava numa grande dúvida sobre qual carreira na área de TI queria seguir. Já formada em Engenharia da Computação, havia trabalhado com desenvolvimento Java Web e estava trabalhando com testes em aparelhos móveis. Talvez por minha experiência como QA (Quality Assurance) ter se limitado apenas a executar testes manuais e criar reports, eu acabei não me identificando muito com a área.

Enquanto fazia testes manuais, percebi o quanto eu sentia falta de programar. Porém, já estava enferrujada por não programar há algum tempo. Me senti como se tivesse acabado de sair da faculdade e sem experiência alguma que valesse para conseguir um novo emprego como desenvolvedora. Estava bem insegura por achar que estava tarde demais para reestabelecer minha carreira como desenvolvedora.

Conhecendo Javascript

Resolvi tentar aprender uma linguagem nova e escolhi JavaScript. Pelo nome achei que tinha algo a ver com Java (quem nunca, né?) e achei que teria mais facilidade em aprender. Estudei pelo livro Head First JavaScript Programming: A Brain-Friendly Guide. Fui surpreendida e achei mil vezes mais legal e simples de aprender do que Java (não me julguem). A partir daí, tive certeza que Javascript era um bom recomeço para mim.

Semelhanças entre Java e Javascript

Nesse meio tempo houve uma demissão em massa na empresa em que eu trabalhava com testes e acabei indo no bolo.

Sim, e fui no bolo.

Uma nova esperança

Calma, esse artigo tem um final feliz! :)

Enxerguei isso como uma oportunidade de me dedicar mais ainda ao estudo de JS e depois de um tempo resolvi procurar vagas que exigissem "somente" Javascript. Essas vagas praticamente não existiam, pois quase sempre vinham acompanhadas por: HTML, CSS, Angular, React entre outras. Eram intituladas por vagas de desenvolvedor Front end. Fiquei com medo pois depois de dois meses de estudo de JS, parecia que eu não tinha nada pra conseguir me encaixar com alguma vaga. Pesquisei quais eram os pilares de Front end e vi que eu tinha somente conhecimento de um deles: Javascript. Faltavam HTML e CSS.

Comecei a estudar HTML e CSS, mas ficava insegura sobre o material que estava usando. Será que estava atualizado ou estava perdendo meu tempo? Também ficava ansiosa pra saber como tudo isso ia se juntar ao Javascript.

Image result for javascript frameworks
Um universo de possibilidades

Pesquisando o LinkedIn de algumas pessoas que já estavam trabalhando na área e vendo quais fontes de estudo eles haviam usado me deparei com a Udacity. Uma plataforma que oferece certificações e programas Nanodegree em parceria com grandes empresas da indústria, como Google, AT&T, Facebook, entre outras. Lá encontrei um curso de Desenvolvedor Web Front End. O programa era dividido em módulos e estes ensinavam desde os fundamentos para a Web e suas principais tecnologias até a criação de projetos utilizando bibliotecas atuais de JS, como React!

Durante o curso fiz vários mini projetos para praticar cada área de estudo, e esses projetos eram enviados para um revisor. Ele analisava cada linha de código do projeto e fazia comentários dizendo o que você fez de legal e dando dicas de como melhorar em algum ponto. O curso também tem uma aula muito legal sobre como usar o Github, e assim já ia colocando na prática quando enviava os projetos para revisão.

Aprendendo tipo assim

Depois de 4 meses de estudo na Udacity mais o tempo que estudei por conta própria, fui contratada como desenvolvedora Front End Jr na Liferay, um dos melhores locais para se desenvolver aqui em Recife. Tudo isso está sendo uma experiência maravilhosa, tenho conhecido bastante gente legal da área e aprendido muitas coisas novas.

Só pra fechar

Existe muito material bom, gratuito e pago, disponível para estudos das tecnologias usadas para Front End. Depende de cada pessoa, da sua organização e da vontade para conseguir aprender coisas novas. Para mim, o programa Nanodegree da Udacity fez toda a diferença para eu conseguir um espaço de volta no mercado de trabalho.
Finalmente encontrei a área em que me identifico como profissional, hoje sou uma desenvolvedora Front End e está sendo uma das melhores experiências da minha vida. ❤

Fim ❤

--

--