Liferay para Leigos
Fala galera, beleza? Como o título sugere, não vai rolar código neste artigo. A ideia é trazer para vocês quem (ou o que) é a Liferay e o que fazemos. 😄
A motivação por trás do artigo é simples: vez ou outra as pessoas perguntam onde eu trabalho ou o que eu faço e é sempre o mesmo drama quando eu tento explicar:
“Life o quê?” - “É empresa de equipamento de saúde?” - “Como assim, vocês desenvolvem portais?”
E esse tipo de pergunta vem tanto da minha família quanto dos meus amigos que trabalham no mesmo ramo que eu.
Sem mais delongas…
O que é a Liferay?
A Liferay é uma empresa Open Source que foi criada em Los Angeles no ano 2000, com a seguinte missão:
Construir um negócio vibrante, tornar a tecnologia útil e investir em comunidades: nós queremos fazer com que as pessoas atinjam seu pleno potencial para ajudar ao próximo.
Apesar de ser uma empresa de tecnologia (não, não somos da área de saúde), a equipe da Liferay tem pessoas nos mais diversos perfis e áreas (administração, vendas, marketing, design, suporte, consultoria, engenharia, direito, recursos humanos, etc.), distribuídos globalmente em escritórios presentes na América do Norte, América Latina, Europa e Ásia.
E o Liferay?
Pois bem, meu caro leitor, Liferay é tanto a empresa, quanto um dos produtos que ela desenvolve: o Liferay Digital EXperience Platform, ou DXP para os mais chegados.
Clareou mais? Imaginei que não, então vamos lá: o Liferay DXP é uma plataforma de experiências digitais. Na prática, isso significa que entregamos uma série de ferramentas para que nossos clientes, e os clientes dos nossos clientes, possam ter suas vidas facilitadas.
Vamos criar um exemplo só para ajudar a grudar o conceito na sua cabeça.
Ray Viagens: o seu portal de viagens espaciais
Para ilustrar melhor, vamos criar o rayviagens.com.br. A Ray Viagens resolveu adquirir o Liferay DXP para viabilizar as suas operações.
A página principal do rayviagens.com.br muda a cada semana, de acordo com as fases da Lua. Além disso, dependendo de quem visita a página (seja um viajante experiente ou um aspirante a astronauta), o conteúdo, mostrado é diferente. Para gerenciar estes conteúdos dinâmicos, os administradores do site usam duas ferramentas presentes no Liferay DXP: Conteúdo Web e Serviço de Público-alvo.
Através do Blogs na Ray Viagens, os blogueiros estão sempre postando as últimas notícias que aconteceram, quais estrelas explodiram no dia anterior e os melhores planetas para se visitar no próximo mês. Para evitar que alguma bobagem seja postada, todas as postagens devem receber a aprovação de pelo menos dois editores. Este fluxo é criado e gerenciado através do Fluxo de Trabalho.
O rayviagens.com.br não estaria completo se não fosse possível reservar passagens para os diversos planetas no Sistema Solar, não é mesmo? Para fazer as reservas, os seus clientes preenchem formulários e proveem dados como: data de ida, data de volta, estrela de origem, estrela de destino e tudo mais. Além disso, é possível se cadastrar no programa de Anos Luz, que permite acumular pontos para trocar por passagens. Para o cadastro no programa, os formulários são diferentes e perguntam por Nome, Endereço, Dados Bancários, etc. Todos estes diferentes formulários são criados através da ferramenta chamada de Formulários.
Ecossistema Liferay
Você deve ter percebido que nesse exemplo simples, utilizamos pelo menos cinco sub produtos do Liferay DXP. Legal, né? Isso foi apenas a ponta do iceberg, o Liferay tem muitas outras ferramentas para as mais diversas necessidades do cliente. Todas elas trabalham e se entendem bem entre si, além de serem personalizáveis para necessidades específicas.
Todos os sub produtos são desenvolvidos em diversos escritórios de engenharia ao redor do mundo, sendo os três maiores em Los Angeles (Estados Unidos), Madrid (Espanha) e aqui na terrinha, Recife (PE/Brasil), onde estamos responsáveis por Fluxo de Trabalho e Formulários.
Saiba mais
Se tiverem interesse de saber mais sobre o DXP, vocês podem achar coisas interessantes nestes links:
- Site
- Blogs
- Documentação (em inglês)
Isso é tudo, pessoal
Espero que o artigo tenha te ajudado a entender melhor o que é a Liferay (e o Liferay DXP também). Se tiverem alguma dúvida ou acharem que eu posso explicar alguma coisa melhor em outro artigo, não deixem de comentar.
Até logo!