Análise Fundamentalista — Banco ABC Brasil (ABCB4)

Chrystian Oliveira
Liga de Mercado Financeiro Bauru
24 min readSep 30, 2020
Figura 1. Logo do Banco ABC Brasil. Fonte: Site da empresa.

Introdução

O Banco ABC Brasil é um banco múltiplo (1), focado na concessão de crédito e serviços para empresas de médio a grande porte, habilitado a operar nas carteiras Comercial (2), de Investimentos, Financeira, Crédito Imobiliário e Câmbio.

Diferentemente dos grandes bancos brasileiros, como Bradesco, Banco do Brasil, Itaú e entre outros, o Banco ABC não é um banco de varejo. Assim, o seu foco não são as pessoas físicas, e sim as empresas. Por esse motivo, o banco exerce suas atividades principalmente a partir de escritórios espalhados pelo país, e não através de agências convencionais como conhecemos.

Em sua última Apresentação de Resultados, a companhia afirmou estar presente comercialmente em 21 cidades brasileiras, conforme pode-se ver na figura abaixo:

Figura 2. Cidades com escritórios comerciais do Banco ABC Brasil. Fonte: Apresentação de Resultados do 2T20. Acesso em 23 set de 2020.

A principal fonte de receita do banco é a intermediação financeira voltada para operações que envolvam análise e assunção de riscos de crédito, como os empréstimos e financiamentos feitos para seus clientes. De maneira complementar a essa atividade, o banco também realiza operações estruturadas (3) com vistas ao financiamento corporativo, principalmente no mercado de capitais e fusões & aquisições (4). O banco realiza regularmente a arbitragem (5) de taxas, moedas e mercados, em função das operações solicitadas por seus clientes ou através de seu próprio capital.

A arbitragem de mercados, taxas e moedas, tanto decorrentes das operações demandadas pelos clientes, quando de posições proprietárias, são desenvolvidas regularmente.

O banco é controlado pelo Arab Bank Corporation (ABC), banco internacional com sede em Manama, no Bahrein, com operações em países do Oriente Médio, Norte da África, Europa, Américas e Ásia. Isso é um ponto positivo, visto que esse banco possui mais de US$ 29 bilhões de ativos, está capitalizado e é lucrativo. Dessa maneira, o Banco ABC Brasil pode recorrer ao seu controlador para captar recursos internacionais e também para obter suporte operacional.

Outro ponto positivo é o elevado rating (6) do banco, fruto de um posicionamento mais conservador do banco. Em seu site, a instituição menciona que uma de suas estratégias é manter os seus rígidos critérios e políticas conservadoras de gestão de risco, e essa postura pode ser observada ao analisarmos a qualidade da sua carteira de crédito. Em uma entrevista com Tiago Reis disponibilizada no canal do Youtube da Suno Research feita em 2018, Vinicius Carmona Cardoso, na época analista sênior de relações com investidores do banco, explicou que o banco apresenta uma capacidade resiliente de entrega ao longo dos anos, e que, para isso, ele sempre foi conservador. Vinicius destacou que um dos grandes fundamentos do case do banco é a sua capacidade de analisar o crédito, e que o foco da empresa é estar no bom cliente. A análise criteriosa do crédito e as condições financeiras da empresa resultam no elevado rating comentado anteriormente, conforme podemos ver na figura abaixo:

Figura 3. Classificações de rating do banco. Fonte: Apresentação de Resultados do 2T20.

¹ De acordo com as definições do Sistema Financeiro Nacional, podemos encontrar diversos tipos de bancos. Temos, por exemplo, os bancos comerciais, que são aqueles mais próximos do nosso dia-a-dia e que nos oferecem serviços como contas-corrente, empréstimos e alguns investimentos. Outro tipo bastante conhecido são os bancos de investimentos, especializados em ajudar pessoas e empresas a alocar o seu capital nas diversas opções de investimentos do mercado. Um banco múltiplo, por sua vez, é aquele que mescla os serviços oferecidos por dois ou mais tipos diferentes de bancos, sendo que um deles tem que ser necessariamente um banco comercial ou um banco de investimentos. Assim, um banco múltiplo oferece uma gama maior de produtos e serviços.

² Quando dizemos que o banco está habilitado a operar na carteira comercial, significa que ele pode oferecer os serviços de um banco comercial, cuja definição foi exposta na primeira nota.

³ operações estruturadas: O mercado financeiro possui diversos ativos com características diferentes. Uma operação estruturada combina 2 ou mais ativos em uma mesma operação, buscando se aproveitar de suas características distintas e obter um resultado diferenciado.

4 fusões e aquisições: a fusão é um processo de reorganização empresarial em que duas ou mais empresas se juntam em uma nova. Assim, as duas empresas que se fundiram desaparecem, dando origem a uma outra sociedade. Podemos citar como exemplo o Itaú Unibanco (Itaú + Unibanco). A aquisição, por sua vez, ocorre quando uma empresa compra parte de outra empresa, tornando-se dona da maior parte de seu patrimônio. Como exemplo, temos a Itaúsa, que comprou a maior parte da Alpargatas. O termo fusões & aquisições também faz referência ao departamento financeiro de uma instituição que realiza operações desses processos. Ele também é conhecido como M&A, do inglês “mergers and acquisitions”.

5 arbitragem: no mercado financeiro, é uma operação de compra e venda de um ativo com o objetivo de lucrar através da diferença entre o preço de venda e o preço de compra obtido em mercados diferentes.

6 rating: O risco de um empréstimo ou de um investimento está ligado à capacidade de pagamento do agente econômico (pessoa física, empresa, governo) que está recebendo o capital. Para medir essa capacidade de pagamento e identificar se o agente é um boa pagador, utiliza-se o rating, do inglês, classificação, que é uma “nota” que pode nos dizer o quão bom pagador é o agentes.

Portfólio de serviços

Empréstimos e financiamentos

O banco oferece diversos tipos de empréstimos e financiamentos para as necessidades das empresas. As modalidades de empréstimo incluem capital de giro, crédito rotativo, recebíveis, antecipação a fornecedores, repasse em moeda estrangeira, working capital e empréstimo em moeda estrangeira. Quanto aos financiamentos, o banco oferece linhas de crédito para o agronegócio, comércio exterior e segmento imobiliário, além de repasses do BNDES e do FUNCAFÈ.

Em seu site, o banco explica que o empréstimo para capital de giro é de simples contratação e é disponibilizado na conta corrente da empresa, podendo agregar garantias reais, que são aquelas que recaem sobre as coisas, ou seja, bens móveis ou imóveis, e/ou garantias fidejussórias, que são garantias pessoais. O banco também cita que as formas de parcelamento são flexíveis e se adequam ao fluxo de caixa da empresa.

Já o empréstimo através de recebíveis ocorre quando a empresa utiliza as suas contas a receber como uma garantia de empréstimo. O banco ABC aceita cartão de crédito, duplicatas e direitos creditórios de contratos de serviços ou entregas de mercadorias para realizar esta operação.

O repasse em moeda estrangeira é uma modalidade de empréstimo na qual o Banco ABC Brasil oferece recursos captados no exterior as taxas de juros internacionais e corrigidos pelo câmbio do dólar americano. O empréstimo em moeda estrangeira, por sua vez, é destinado para empresas que buscam capital de giro para suas operações através de taxas internacionais. O Working Capital também é um empréstimo em moeda estrangeira, que é concedido às subsidiárias de empresas brasileiras que procuram capital de giro para suas operações a taxas internacionais, e são garantidos pela matriz brasileira.

Fianças

O Banco ABC Brasil também oferece serviços de fiança. Nesse caso, ele age como um “fiador” da empresa, garantindo o pagamento de obrigação assumida por ela a terceiros. O Banco opera com as modalidades de Fiança de Pagamento, Performance e Judicial e garantias internacionais decorrentes de contratos financeiros ou comerciais.

A Fiança de Pagamento é um serviço vinculado a obrigações de pagamento assumidas pela empresa em contratos de financiamento, compra e venda, locação e entre outros outros. Já a Fiança de Performance está ligada a obrigações de prestação de serviços, entrega de mercadorias, execução de obras, propostas de licitação e participações em leilões.

A Fiança Judicial, por sua vez, garante obrigações oriundas de processos judiciais ou administrativos de qualquer natureza (fiscal, trabalhista, civil, dentre outras) contra a empresa.

As fianças de cunho internacional facilitam as operações de exportação e de importação das empresas, garantindo mais segurança e confiabilidade no processo, e são divididas em modelos específicos para algumas necessidades da empresa (para saber mais, acesse a página de fianças do banco ABC aqui).

Derivativos e câmbio

Algumas empresas possuem parte de suas contas a receber ou a pagar indexadas à variação de preço de um determinado ativo — ao dólar, por exemplo. Desse modo, o fluxo de caixa dessas empresas fica sujeito à variação desses ativos. Para evitar o risco associado à essa variação e conseguir obter um fluxo de caixa mais estável e previsível, as empresas podem utilizar contratos de derivativos (7). Uma empresa com uma dívida em dólar que precisa ser paga daqui 9 meses pode, por exemplo, garantir qual será a taxa de câmbio que ela terá que pagar através de um contrato de derivativo.

O Banco ABC Brasil oferece esse tipo de serviço, que pode ser feito através de contratos que envolvam moedas, mercadorias (commodities), swap e opções. Além dos contratos de derivativos, o Banco também oferece soluções de compra e venda de moedas estrangeiras.

7 derivativos são aplicações financeiras cujo desempenho depende do valor de outro ativo. O derivativo é usado como proteção, visto que uma das partes se isenta dos riscos da variação do ativo e consegue obter mais previsibilidade.

Investment Banking

O Investment Banking é uma área de negócios dentro de um banco que auxilia as empresas a acessar os mercados de capitais, como ações e títulos, por exemplo. A principal função da área é ajudar os clientes corporativos a financiar os seus projetos e negócios, otimizando o seu capital. O Investment Banking ajuda as empresas na tomada de decisões estratégicas e na captação de recursos junto aos mercados, propondo soluções de acordo com os objetivos da empresa.

Para isso, o investment banking compreende uma série de atividades. Algumas delas são as operações desenvolvidas pelo departamento de fusões & aquisições. O Banco ABC Brasil está entre os 10 maiores assessores de M&A (ver nota 4) do mercado brasileiro. Ele presta assessoria na coordenação, execução e negociação de aquisições, alienações, investimentos, fusões, reestruturações societárias, privatizações e na preparação para que a empresa entre no mercado de capitais (como exemplo, podemos citar as empresas que desejam comercializar as suas ações na bolsa de valores), oferecendo serviços desde a identificação das oportunidades até a avaliação e a concretização do negócio.

Como exemplo de operação de M&A, podemos citar o caso da Engie, empresa do setor elétrico bastante conhecida entre os investidores. O Banco ABC Brasil assessorou a Engie Brasil Energia na venda de ativos de geração de energia renovável, para a Companhia Energética de Petrolina.

Além do departamento de fusões & aquisições, o banco também oferece através de seus serviços de Investment Banking, soluções para as empresas no mercado de capitais, encontrando-se entre os maiores players desse segmento no Brasil. Ele atua auxiliando as empresas nas ofertas públicas8, tanto as registradas na CVM quanto aquelas com esforços restritos de distribuição (9).

Além disso, o Banco ABC Brasil oferece soluções de alteração do perfil de dívida (10) para as empresas, bem como dívidas estruturadas (11)para financiamento de projetos, acquisition finance, etc. O Banco destaca em seu site que ele atua de maneira destacada em operações de renda fixa no mercado brasileiro, oferecendo para as empresas os seguintes serviços de estruturação de valores mobiliários:

Figura 4. Produtos de renda fixa estruturados pelo Banco ABC Brasil. Fonte: Site da empresa.

Assim, se uma empresa quer financiar seus projetos oferecendo aos investidores alguns desses produtos, ela pode recorrer ao Banco ABC Brasil para auxiliá-la no processo. Como exemplo, podemos citar a Taesa, empresa do setor de transmissão de energia elétrica bastante conhecida pelos investidores, que realizou um processo de emissão de R$ 1,06 bilhão em debêntures, coordenado pelo Banco ABC Brasil.

8 Oferta pública: quando uma empresa quer captar recursos para financiar as suas atividades, ela pode recorrer a uma oferta pública, que é o processo de vender ao público ações (“pedacinhos” da empresa) e outros valores mobiliários (títulos de dívida, por exemplo, na qual a empresa se compromete a pagar determinada quantia depois de um certo tempo para os detentores desses títulos).

9 Oferta pública com esforços restritos: como o próprio nome diz, esse tipo de oferta pública é mais restrita. A empresa não disponibiliza as suas ações na bolsa de valores, onde milhões de pessoas podem comprar as suas ações. Ao invés disso, as ações são oferecidas para, no máximo, 75 investidores, dos quais até 50 podem de fato comprá-las. Esses investidores, por sua vez, devem ser profissionais, ou seja, possuírem acima de R$ 10 milhões em investimentos.

10 Perfil de dívida: também conhecido como composição de endividamento (CE), esse termo se refere à relação entre as dívidas que vencem no curto prazo e as dívidas totais contraídas pela empresa. Assim, se uma empresa quiser reestruturar algumas de suas dívidas, aumentando o prazo que ela possui para pagá-las, ela pode recorrer aos serviços oferecidos pelo Banco ABC.

11 Dívida estruturada: quando uma empresa quer levantar recursos para financiar as suas atividades, uma das opções que ela tem é recorrer a uma dívida estruturada. Diferente de um empréstimo comum em um banco, a empresa que opta pela dívida estruturada se compromete a oferecer títulos da empresa para os credores caso ela não pague a dívida. Assim, a dívida estruturada é um jeito de evitar colocar os bens da empresa em risco caso ela não consiga arcar com o compromisso. Ou seja, no pior dos casos, mesmo que a empresa não consiga pagar sua dívida, a sua capacidade produtiva não é prejudicada. A garantia da dívida, nesse caso, são títulos da própria empresa: se ela não pagar a dívida, os credores têm a garantia de que se tornarão sócios da empresa, recebendo uma pequena fração dela.

ABC Personal — Investimentos

O ABC Personal é a plataforma digital de investimentos do Banco ABC Brasil. A plataforma é isenta de taxas de administração ou de corretagem e os clientes podem investir em produtos de renda fixa, como os ilustrados na figura abaixo:

Figura 5. Investimentos de renda fixa da plataforma ABC Personal. Fonte: Site da empresa. Acesso em 23 set 2020.

Comercializadora de Energia

O banco também oferece, para empresas de médio e grande porte com faturamento superior à R$250 milhões, soluções no Mercado Livre de Energia. Dentre os serviços oferecidos, há as operações que envolvem compra e venda de energia no ambiente de contratação livre, venda de energia para consumidores com condições personalizadas de pagamento, e pré-pagamento de energia, com o adiantamento de contratos de energia que será entregue futuramente.

História

O Banco ABC Brasil surgiu em 1989, através de uma joint-venture (12) do Arab Banking Corporation (banco internacional) e do Grupo Roberto Marinho, da qual originou o Banco ABC Roma S.A., que atuava em crédito corporativo e tesouraria. Em 1991, a atual administração tomou posse, contando com executivos brasileiros de grande experiência no segmento financeiro.

Na entrevista citada na introdução, Emerson Faria, o atual head de relações com investidores (RI) do banco, explicou que, na ocasião do surgimento do banco, grupos do exterior não podiam possuir bancos no Brasil, eles deveriam se associar a grupos locais. Ele também afirmou que o grupo Roberto Marinho possuía uma licença, então eles se associaram e fundaram o banco.

Em 1997, o Arab Banking Corporation adquiriu a participação acionária do Grupo Roberto Marinho, tornando-se o acionista controlador, e os executivos compraram participações minoritárias do banco, num montante total de 18%. Essa venda de participações para os executivos foi um passo para melhorar a governança do banco, à medida que, agora, os executivos também arcam com os resultados do Banco a partir dessas participações, proporcionando um alinhamento de interesses entre eles e os acionistas. No mesmo ano, o nome do banco mudou para Banco ABC Brasil S.A. e segue o mesmo até os dias de hoje.

Na entrevista citada acima, o head de RI destacou que, em 1997, aconteceu o marco regulatório da TV à cabo no Brasil, de maneira que o marco levou o grupo Roberto Marinho a vender as suas participações no banco para investir no segmento de TV à cabo.

Em 2007, o Banco ABC Brasil realizou o seu IPO na bolsa, passando a ser listado no Nível 2 de governança corporativa da BM&FBovespa (atual B3). A figura abaixo, retirada do site de Relações com Investidores (RI) do banco, ilustra os principais acontecimentos de sua história:

Figura 6. Principais acontecimentos históricos do Banco ABC Brasil. Fonte: Site da empresa. Acesso em 22 set. 2020.

12 joint-venture é um acordo entre duas ou mais empresas, que unem os seus recursos para executar um negócio ou um projeto em conjunto, compartilhando os seus resultados e riscos.

Governança e Composição Acionária

No quesito de governança, o Banco ABC Brasil está no Nível 2 da B3, intermediário entre o Nível 1 e o Novo Mercado, que é o mais alto grau de governança corporativa. A composição acionária, por sua vez, encontra-se ilustrada abaixo:

Figura 7. Composição acionária do Banco ABC Brasil. Fonte: Apresentação Institucional do 2T20.

Conforme dito na introdução, o banco é controlado pelo Arab Bank Corporation (ABC), que detém 61,3% do capital total e 95,9% do capital votante. O banco ABC Brasil possui um free float de 33,8%, ou seja, 33,8% de seu capital é livremente negociado na Bolsa de Valores, com tag along de 100%. Cabe destacar, porém, que as ações em free float são somente as preferenciais, que não conferem direito à voto nas Assembleias.

É interessante destacar que 4,9% das ações pertencem aos administradores e conselheiros, o que garante um maior alinhamento entre os interesses desses profissionais com os interesses dos acionistas.

No total, o Banco ABC Brasil possui 213.462.463 ações, sendo 109.496.432 ações ordinárias e 103.966.031 preferenciais. A cotação das ações preferenciais encontra-se em R$11,61 (valor de 29/09/2020), e o valor de mercado da empresa é de aproximadamente R$2.535.148.162,00.

Linhas de receita

Conforme apresentado na introdução, o Banco ABC Brasil presta uma variedade de serviços financeiros. Neste tópico, vamos analisar as duas linhas de receita destacadas na Apresentação de Resultados do 2T20, que são a auferida com a margem financeira gerencial e com a prestação de serviços (garantias, investimentos e tarifas).

A margem financeira do banco é a diferença entre os juros arrecadados por suas operações de crédito e o custo que o banco paga para captar esses recursos emprestados. Nessa linha, o banco apresentou uma Performance positiva ao longo do ano, conforme podemos analisar na figura abaixo:

Figura 8. Detalhamento da Margem Financeira Gerencial. Fonte: Apresentação de Resultados do 2T20.

Através da figura acima podemos perceber uma queda do Patrimônio líquido Remunerado a CDI, tendo em vista os cortes nos juros para um nível historicamente baixo. Além disso, a parcela com Provisão para Devedores Duvidosos (PDD) aumentou, impactando a margem financeira. Apesar disso, o Banco ABC Brasil obteve um desempenho positivo com as operações com clientes e com o mercado, o que compensou as perdas e fez com que a margem financeira gerencial crescesse 18,9% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.

Para entender o desempenho da margem financeira, é importante examinar mais a fundo o desempenho da carteira de crédito e a estrutura de captação de recursos do banco, tópicos que serão explicados abaixo.

Como dito anteriormente, o enfoque do banco é oferecer soluções financeiras para empresas, que são classificadas pelo banco em três segmentos:

  • Middle: clientes com faturamento anual entre R$30 e R$250 milhões;
  • Corporate: clientes com faturamento anual entre R$250 milhões e R$2 bilhões;
  • Large corporate: clientes com faturamento anual acima de R$2 bilhões.

De acordo com a sua Apresentação Institucional de agosto deste ano (2020), o Banco ABC Brasil conta com uma carteira de crédito de R$ 32 bilhões. Para entender a dimensão da carteira de crédito do Banco ABC, foi construído o gráfico abaixo, que ilustra a carteira de crédito expandida para pessoa jurídica de outros bancos conhecidos no mercado doméstico:

Figura 9. Carteira de crédito expandida para PJ de alguns dos principais bancos brasileiros em comparação com o Banco ABC Brasil. Fonte: Apresentações institucionais dos bancos Bradesco, Banco do Brasil, Banco Safra, Itaú, Santander, Banco Votorantim e Banco ABC Brasil.

O gráfico confirma o fato de que o Banco ABC Brasil é uma empresa pequena, com uma carteira de crédito com menor volume em comparação com os grandes players. Apesar do volume menor, a carteira de crédito do banco apresentou um crescimento expressivo ao longo dos anos, como podemos ver no gráfico abaixo:

Figura 10. Carteira de crédito expandida do Banco ABC. Fonte: Apresentação institucional do 2T20.

Esse gráfico apresenta a carteira de crédito expandida do banco, ou seja, os valores representam, além do montante que o banco ofertou para as empresas na forma de empréstimos, os valores de outros serviços, como garantias prestadas (13) e títulos privados.

O gráfico nos mostra que a carteira de crédito do banco apresentou um crescimento expressivo desde 2006. Observa-se também que o segmento de Large Corporate vem apresentando queda desde 2017, ao passo que os segmentos Middle e Corporate apresentaram um crescimento expressivo desde esse ano, notadamente de 2017 para 2018.

A performance do setor bancário está diretamente relacionada com o desempenho econômico do país. Esse fato pode ser observado no desempenho da carteira de crédito, que apresentou um crescimento mais modesto nos anos de piora da economia. Ainda assim, mesmo com a desaceleração econômica de 2014 e a recessão enfrentada pelo país em 2015 e 2016, o banco conseguiu entregar uma expansão de sua carteira de crédito, ainda que num nível menor do que nos anos anteriores.

Na entrevista de 2018 citada na introdução, Vinicius Carmona Cardoso, na época analista sênior de relações com investidores do banco, comentou que a crise foi bastante forte para o segmento de Large Corporate e que, com a retomada econômica, a expectativa era de que essas empresas voltassem a requisitar mais créditos. Nesse sentido, ele destacou que a expectativa era que o crescimento do banco se beneficiasse da retomada econômica.

No ano de 2018, o banco projetava um crescimento de 9% a 13% de sua carteira de crédito, mas atingiu um crescimento de 7%, resultado influenciado pelos impactos da greve dos caminhoneiros.

Durante o quarto trimestre de 2019, o banco expandiu as operações do segmento Middle, que até então estavam concentradas na região metropolitana de São Paulo, para outras cidades brasileiras, atingindo as regiões Sul e Sudeste do

país. Ainda naquele trimestre, um volume de aproximadamente R$290 milhões foi

tombado do segmento Corporate para o Middle, que atingiu um saldo expandido de crédito de R$785 milhões no final do ano.

Este ano, mesmo com os efeitos adversos da crise do coronavírus, o banco conseguiu fazer com que a sua carteira de crédito crescesse. A figura abaixo ilustra a evolução da carteira de crédito expandida do 2T19 até o 2T20:

Figura 11. Evolução da carteira de crédito expandida. Fonte: Apresentação de Resultados do 2T20.

A carteira de crédito expandida cresceu 3,1% no trimestre e 18,5% no ano. A carteira de empréstimos, por sua vez, apresentou um crescimento de 2,0% no trimestre e 33,6% no ano. O destaque do crescimento foi o segmento middle, que apresentou expansão de 42,4% no acumulado do ano.

O portfólio de crédito do banco é diversificado e apresenta maior exposição à segmentos mais resilientes e não tão impactados pela crise, como o agronegócio e o setor elétrico. A figura abaixo ilustra a distribuição da carteira de crédito expandida no 2T20 por segmento:

Figura 12. Distribuição setorial das empresas credoras do banco ABC. Fonte: Apresentação de Resultados do 2T20.

Quanto à distribuição geográfica, observa-se uma grande concentração nas regiões sudeste e sul, sobretudo na região sudeste, conforme ilustrado abaixo:

Figura 13. Distribuição geográfica das empresas credoras do Banco ABC. Fonte: Apresentação Institucional do 2T20.

Através da figura, é perceptível que os planos da empresa de expandir o segmento Middle para fora da região metropolitana de São Paulo funcionaram, tendo em vista que 33,8% dos clientes estão localizados em estados diferentes de São Paulo.

Os empréstimos do banco são classificados de acordo com seu nível de risco, a conjuntura econômica, a experiência passada e os riscos específicos em relação às operações, aos devedores e garantidores, de acordo com a Resolução Nº 2.682 do Banco Central do Brasil — BACEN. A classificação dos empréstimos do Banco ABC Brasil encontra-se na figura abaixo:

Figura 14. Classificação dos empréstimos do Banco de acordo com a Resolução Nº 2.682 do Banco Central do Brasil — BACEN. Fonte: Apresentação de resultados do 2T20.

A classificação segue a ordem alfabética, sendo AA a melhor categoria e H a pior. Observa-se que os empréstimos do banco estão concentrados nas categorias de maior qualidade, de modo que 94,6% correspondem aos perfis de AA até C. Isso reflete a postura mais conservadora do banco, que busca por clientes com boa capacidade de pagamento e rating elevado.

A busca por segurança também foi observada através do aumento das despesas com Provisões para Devedores Duvidosos (PDD) (14) do Banco, conforme ilustrado abaixo:

Figura 15. Despesas com PDD. Fonte: Apresentação de Resultados do 2T20.

Seguindo a tendência do setor bancário, o Banco ABC Brasil ampliou as suas despesas com PDD, de modo a se proteger de eventuais calotes, que tendem a se tornar mais frequentes em ocasiões de crise, como a atual. As despesas cresceram 383,94% no 2T20 em relação ao 2T19, pressionando os lucros.

No que tange à captação de recursos, o Banco ABC Brasil cita em sua Apresentação de Resultados mais recente que a diversificação das fontes de captação e o amplo acesso aos mercados doméstico e internacional, em condições competitivas, continuam sendo muito importantes para a sustentabilidade do negócio. A figura abaixo ilustra as fontes de captação obtidas pelo banco:

Figura 16. Origem dos recursos captados pelo banco. Fonte: Apresentação de Resultados do 2T20.

O banco conta com alguns fatores que facilitam e barateiam a sua captação de recursos, como a presença de um controlador consolidado e capitalizado e o seu elevado rating.

O banco também aufere receitas através da prestação de serviços como garantias, banco de investimentos e tarifas. Essas linhas de receita foram fortemente impactadas pela crise do coronavírus, conforme podemos ver na imagem a seguir:

Figura 17. Evolução das receitas de serviços. Fonte: Apresentação de Resultados do 2T20.

13 Garantias prestadas: no contexto bancário, são um serviço oferecido pelos bancos à empresas, no qual ele se compromete a assumir o pagamento da dívida da sua empresa cliente perante a um terceiro, caso ela não efetue o pagamento. Assim, o banco fornece mais segurança à operação. O credor da empresa fica numa posição mais confortável para fechar o negócio, já que ele sabe que, mesmo em caso da inadimplência da empresa, ele irá receber o valor acordado, que está garantido pelo banco.

14 Provisões para Devedores Duvidosos (PDD): as empresas que lidam com crédito podem ter prejuízo caso alguns de seus clientes deixem de pagar. Assim, para evitar esses prejuízos e mitigar os riscos da inadimplência, essas empresas fazem uma reserva de dinheiro para se protegerem. Essa reserva são as Provisões para Devedores Duvidosos (PDD).

Resultados 2T20 (ABCB4)

Balanço Patrimonial

Figura 18. Balanço Patrimonial. Fonte: Apresentação de Resultados do 2T20.

O Balanço Patrimonial é a demonstração que representa todos os bens e direitos das empresas, denominado como Ativo, assim como as obrigações, que são designadas como Passivo. A diferença é chamada Patrimônio Líquido e representa o capital investido pelos proprietários da empresa, seja por meio de recursos trazidos de fora da companhia, seja por operações geradas nas operações da empresa.

Na comparação trimestral (2t20 vs 1t20), o ativo total da companhia cresceu aproximadamente 2,23%, majoritariamente carregado pelo crescimento dos componentes do ativo circulante.

O Banco ABC Brasil divulgou, juntamente com o seu resultado do segundo trimestre de 2020, que o seu Conselho de Administração aprovou o aumento do capital social por subscrição particular através da emissão de até 2.531.810 novas ações, com a utilização de crédito dos juros sobre capital próprio (JCP) ou em moeda corrente nacional. O pagamento de JCP referente ao 1º semestre de 2020 será de R$ 33,8 milhões brutos (R$ 0,158672758/ação), o que equivale a um retorno líquido de 1,0%.

Demonstração do Resultado de Exercício (DRE)

Figura 19. Demonstração do Resultado do Exercício. Fonte: Apresentação de Resultados do 2T20.

O Lucro Líquido do Banco saiu de R$ 125,2 milhões no 2t19 para R$ 61,6 milhões no 2t20, uma queda de aproximadamente 51%. Em termos de comparação semestral (1s20 vs 1s19), o Banco ABC Brasil obteve redução dos lucros de 42,1%. Com essas quedas, o retorno sobre o patrimônio líquido anualizado (ROAE) saiu de 13% no primeiro semestre de 2019 para 7% no fechamento de junho para a divulgação do resultado da empresa.

Figura 20. Índices de desempenho. Fonte: Apresentação de Resultados do 2T20.

Essa redução pode ser explicada pelo aumento das despesas com PDD (Provisão de Devedores Duvidosos) citada anteriormente, um movimento natural e esperado devido ao momento econômico desafiador que fez com que o banco aumentasse os seus provisionamentos para uma possível elevação da inadimplência nos próximos trimestres. Essas despesas saltaram de R$19,3 milhões no 2T19 para R$93,2 milhões no 2T20, um aumento de 383,94%.

A NIM (taxa anualizada da margem financeira gerencial) foi de 3% no 2t20 em linha com o trimestre anterior e redução de apenas 0,3 pp em relação ao 2t19, explicado principalmente pelo impacto da redução da taxa Selic no Patrimônio Líquido remunerado a CDI.

A margem financeira do Banco teve uma melhora, passando de R$ 239,8 milhões no 2t19 para R$ 285,1 milhões no 2t20, aumento de 18,9%. A margem financeira com clientes alcançou R$ 212 milhões no trimestre e um crescimento de 23% em relação ao 1t20 e de 54% em relação ao 2t19, contribuindo positivamente para a construção do resultado no trimestre e mais que suficiente para compensar a redução da remuneração do patrimônio líquido do banco pelo CDI após os inúmeros cortes da Selic neste ano.

Esse avanço foi possível devido à elevação nos spreads com clientes, uma vez que a carteira expandida do Middle cresceu 42,4% e do Corporate 22,4% nos últimos 12 meses.

No segundo trimestre de 2020, a Receita de Serviços representou 18,8% da Receita Total do banco e se compara a 17,3% no 1t20 e a 28,4% no 2t19.

Apesar do provisionamento elevado, como mencionado acima, o ABC Brasil melhorou seu Índice de Basiléia (15), de 14,65% em março de 2020 para 15,72% em junho de 2020, evidenciando uma postura mais conservadora na relação de concessão de empréstimo e nível de patrimônio do banco.

O Índice de Cobertura (16) também obteve uma melhora, de 14% na comparação trimestral com a do fechamento do ano, estando 294% no trimestre em questão. Isso reforça mais uma vez a solidez financeira do banco, que tem cerca de 3 vezes mais nível de crédito de operações provisionadas do que de operações em atraso com prazo superior a 90 dias.

As despesas com pessoal ficaram estáveis na comparação trimestral, mas houve um aumento de 15,2%, saindo de aproximadamente R$ 49,9 milhões no 2t19 para algo próximo a R$ 57,5 milhões no segundo trimestre de 2020. As despesas administrativas também tiveram um discreto aumento na comparação anual, passando de R$ 26,4 milhões no fechamento do 2t19 para R$ 27,7 milhões no 2t20.

O resultado Operacional do Banco ABC Brasil foi bastante impactado neste trimestre, apesar do aumento da margem financeira. Seu resultado totalizou R$ 130,7 milhões no segundo trimestre de 2020, resultando em uma queda de 10,1% em relação ao trimestre anterior e de 37,8% no comparativo com o mesmo período de 2019.

15 Índice de Basiléia é um indicador que mede o grau de alavancagem financeiro de uma instituição financeira, particularmente bancos. Vários indicadores de endividamento utilizados comumente pelo público para analisar empresas, como Dívida Líquida/EBITDA, possuem utilidade praticamente nula quando o assunto é Banco. A dívida do banco (captação) é utilizada basicamente para concessão de crédito, que é a atividade central da instituição. Quanto maior o índice de basileia, mais solidez o banco possui.

16 Índice de Cobertura é a razão entre as reservas financeiras sobre as despesas mensais. Ele mede a quantidade de tempo em que será possível se manter em um padrão de custos, despesas e pagamento de juros ao longo de um determinado período, comumente utilizado em meses.

Margens

Figura 21. Margens do banco. Fonte: Status invest.

Múltiplos

Preço/Lucro (P/L) & Preço/Valor Patrimonial (P/VPA)

Figura 22. P/L & P/VPA do Banco ABC Brasil (ABCB4) — Trademap.

O índice preço/lucro é formado pela relação entre o preço atual de uma ação dividido pelo lucro por ação desse ativo. Esse indicador nos fornece uma ideia de quanto o mercado está disposto a pagar pelos lucros da empresa. Para o Banco ABC Brasil, na data de referência do gráfico acima, o indicador P/L é de 6,4x, o menor valor para o indicador desde 2018.

Preço sobre valor patrimonial é um indicador que nos diz quanto investidores/mercado estão dispostos a pagar pelo patrimônio líquido daquela empresa em um dado momento. O Banco ABC Brasil possui um P/VPA de 0,65x na data de referência do gráfico acima, menor valor desde 2015.

O Banco ABC Brasil (ABCB4) possui ambos indicadores abaixo da média do segmento, o que pode significar uma boa oportunidade tendo em vista a solidez dos negócios da instituição financeira.

ROE (Retorno sobre Patrimônio Líquido)

Figura 23. ROE Banco ABC Brasil (ABCB4). Fonte: Trademap.

O ROE é uma porcentagem usada para medir o quão eficiente uma empresa é para a capacidade de geração de lucros a partir de seus próprios recursos e do dinheiro de investidores. O banco possui um ROE atualmente de 10,23. Se compararmos com o segmento de bancos, o qual é conhecido por ter ROE elevados, o ABC fica abaixo da média, porém ainda possui um ROE atrativo.

Payout & Dividend Yield

Figura 24. Proventos Banco ABC Brasil. Fonte: Trademap.

O Payout é a taxa de distribuição do lucro líquido de uma empresa para os acionistas na forma de dividendos ou juros sobre capital próprio. Desta forma, o Payout demonstra como os lucros de uma empresa sustentam o pagamento de dividendos ou juros sobre capital próprio. Para o 2t20, o payout do Banco foi de 53,5%, uma evolução de 7,7% em relação ao 1t20.

Dividend Yield é um indicador que mostra a rentabilidade dos dividendos de uma empresa, em comparação com o seu preço na Bolsa de Valores, quanto maior o dividend yield, maior é o valor distribuído pela empresa, em relação ao valor que o acionista paga pela ação. Segundo o site Trademap, o Dividend Yield do Banco ABC Brasil nos últimos 12 meses é de 4,5% aproximadamente.

Conclusão

O ano de 2020 tem sido desafiador para as empresas do setor financeiro. O IFNC, índice que demonstra o desempenho médio das cotações dos ativos mais líquidos dos setor financeiro, acumula uma queda de 22% no ano, contra uma queda de 11% do Ibovespa. O Banco ABC Brasil acumula uma queda próxima de 29%, performance abaixo do índice INFC.

Se por um lado os fatores como intensificação da concorrência (especialmente com empresas digitais), os efeitos severos da pandemia nas provisões e métricas de rentabilidade dos bancos têm contribuído com um péssimo desempenho do setor bancário como um todo, por outro lado há analistas que acreditam que esses efeitos podem estar criando grandes oportunidades para um investidor de longo prazo acumular de ações de boas empresas desse setor.

Apesar de sua desvalorização e do forte impacto proveniente da crise do coronavírus nos seus resultados, o Banco ABC Brasil continua sendo uma empresa sólida. A companhia permanece com elevado rating, mantendo sua estratégia conservadora, aumentando seu mix de clientes com sua penetração cada vez maior no segmento middle, e com uma carteira de crédito em crescimento. A boa qualidade de crédito, a sua liquidez e a presença de um controlador capitalizado também são fatores que pesam a favor do banco durante este período desafiador. Além disso, o banco possui múltiplos de valuation descontados em relação aos grandes bancos tradicionais.

Escrito por: Chrystian Oliveira & Rafael Nivoloni

--

--