Análise Fundamentalista — RaiaDrogasil (RADL3)
Histórico
A RaiaDrogasil é uma rede de farmácias originada da fusão de duas grandes empresas do segmento farmacêutico, a DrogaRaia e a Drogasil, no ano de 2011. Contudo, a história até chegar a esse ponto, teve um longo caminho a percorrer.
No ano de 1905, o farmacêutico João Batista Raia fundou a primeira loja da Pharmácia Raia em Araraquara, interior de São Paulo. O processo de desenvolvimento e modernização acelerado contribuíram para o crescimento e expansão da rede para outras cidades.
Em 1935, 30 anos após a fundação da Raia, surge a Drogasil, a partir de duas pequenas redes de farmácias em São Paulo.
Com o decorrer do tempo e avanço dos negócios de ambas as companhias, no ano de 2011 ambas farmacêuticas anunciam a fusão de seus negócios, que culminou na criação da Raia Drogasil S.A., a maior rede de farmácias do Brasil em número de lojas e de faturamento. Além de rede de farmácias com foco no mercado varejista, com a comercialização de medicamentos, produtos de higiene, entre outros, a empresa também atua com serviços e marcas exclusivas.
Governança
Após a conclusão da fusão em 2011, as ações da RaiaDrogasil passaram a ser listadas no Novo Mercado, o segmento com os níveis de governança corporativa mais elevados. Para a empresa se enquadrar nesse nível ela precisa atender à alguns pré-requisitos, por exemplo, ter apenas ações ordinárias (ON), que são aquelas que garantem direito a voto em assembleias aos acionistas. Outro ponto importante é o Tag Along de 100%, o que garante aos acionistas minoritários uma proteção legal em caso de venda do controle da empresa.
Em relação à estrutura societária da companhia, cerca de 65% das ações estão em free float (negociadas em bolsa), enquanto o grupo de controle, composto por famílias relacionadas a Dragasil e a DrogaRaia, detém uma participação de 35%.
Linhas de Receita
Atualmente a RD contempla um portfólio integrado de ativos focados na saúde e no bem-estar: RD Farmácias (Droga Raia, Drogasil e Onofre), RD Serviços (4Bio Medicamentos Especiais, Univers, plataforma de gestão e saúde, e Stix) e RD Marcas (Needs, Vegan by Needs, Triss, Nutrigood, etc).
Produtos e Serviços Comercializados:
A RaiaDrogasil tem como principal atividade o comércio varejista de produtos farmacêuticos e cosméticos, dentre eles medicamentos de marca, medicamentos genéricos, não medicamentos e serviços.
Estes produtos são vendidos diretamente aos consumidores finais, por meio das lojas varejistas, como a farmácia Droga Raia, Drogasil e Onofre.
Medicamentos de Marca
Nesta categoria se encontram todos os medicamentos sujeitos à prescrição médica, identificados através de marca comercial. Os medicamentos de marca representam parcelas significativas da receita bruta da empresa, sendo responsáveis por 42% no ano de 2020, 43,6% em 2019 e 44% em 2018.
Medicamentos Genéricos:
Os Genéricos são medicamentos sujeitos ou não à prescrição medica que contem o mesmo ou os mesmo princípios ativos dos normais. Esses medicamentos representaram 11,4% da receita bruta de vendas em 2020, 11,1% em 2019 e 10,9% em 2018. A inserção dos medicamentos genéricos no Brasil contribuiu com oportunidades de crescimento para a empresa, no que se refere a volume de vendas e receita, visto que ampliou significativamente o mercado consumidor de medicamentos no Brasil, principalmente da parcela de mais baixa renda da população, visto que tais genéricos possuem um valor mais barato em relação aos de marca.
Medicamentos OTC (Isentos de prescrição médica):
São medicamentos encontrados em estantes ou nos caixas das farmácias, em que o cliente possa comprar sem restrição. Geralmente, são destinados ao tratamento de condições agudas fáceis de serem autodiagnosticadas, tais como dor de cabeça e tosse. Os OTCs representaram 21,3% da receita bruta de vendas em 2020, 19,5% em 2019 e 19% em 2018.
Não Medicamentos:
Dentro dessa categoria encontram-se artigos de beleza e higiene, dentre os quais se destacam: shampoos, condicionadores, cremes de tratamento e tintas de cabelo, fraldas, etc. Os não-medicamentos representaram 25,1% da receita bruta de vendas em 2020, 25,7% em 2019 e 26,1% em 2018.
Serviços:
São serviços prestados aos clientes remunerados ou não, dentre os quais se destacam: aferição de pressão, teste de glicemia, avaliação de bioimpedância e aplicação de injetáveis. Os serviços são responsáveis por uma parcela bem menor na receita bruta de vendas, representando em 2020 apenas 0,2% da receita.
As lojas constituem o principal canal de vendas da RaiaDrogasil, e servem de base para a existência dos demais canais, como o digital. Em dezembro de 2020, segundo a empresa, haviam 2.299 lojas presentes nos principais mercados consumidores dos Estados. Além das lojas farmacêuticas, a RD possui 4 lojas da 4Bio, das quais 2 estão em São Paulo.
ANÁLISE FINANCEIRA
DEMONSTRATIVO DE RESULTADO DO EXERCÍCIO (DRE)
O Lucro Líquido da empresa teve um consistente aumento conforme o passar dos anos, alcançando o pico em 2019, ilustrando que a estratégia de expansão da empresa vem dando certo. Houve o tropeço em 2020, porém como todos já sabemos, a pandemia de COVID-19 afetou os negócios da grande maioria da economia. A queda só não foi maior porque as farmácias de forma geral são consideradas integrantes do grupo de serviços essenciais e mantiveram-se abertas durante todo ano.
BALANÇO PATRIMONIAL (BP)
Os negócios de forma geral tiveram um aumento de empréstimo e diminuição do lucro e com a Raia não foi diferente. Dessa forma, todos os balanços foram afetados, mas o questionamento central é a intensidade que a pandemia lesou os balanços.
Como podemos observar, o financeiro não foi seriamente comprometido na Raia e também em nenhum dos concorrentes do setor, amenizando qualquer risco atrelado à falência.
Indicadores — Comparativo com principais concorrentes
P/L (Preço por ação/Lucro por ação)
O indicador P/L (preço por ação/ lucro por ação) pode ser interpretado de algumas formas diferentes. A primeira e não tão conhecida é que o P/L representa também a quantidade de anos que o investidor levaria para recuperar o capital investido (considerando a distribuição de 100% do lucro em formato de dividendos).
A segunda e mais conhecida é referente a intensidade que o mercado quer investir em uma determinada empresa, ou também, quanto o mercado está disposto a pagar pelos lucros daquela determinada empresa.
Como as empresas do setor não distribuem grandes dividendos, a segunda opção é mais útil. Porém, devemos ter cautela analisando por esta ótica. Empresas com P/L muito baixo podem indicar que a companhia vem apresentando resultados negativos nos últimos anos e não há um claro horizonte de mudança. Por outro lado, empresas com P/L altos podem dar menos retornos ao investidor.
Margem Líquida — (lucro líquido/receita líquida)
A Margem Líquida (lucro líquido/receita líquida), por sua vez, é um indicador financeiro atrelado à rentabilidade, retratando o nível de lucro que uma empresa obteve relacionando com suas receitas.
ROE (Return on Equity)
O ROE indica a capacidade da empresa converter o patrimônio investido pelos sócios em lucro líquido. Quando o negócio tem um ROE alto, duas coisas acontecem:
- Ele distribui mais lucros aos acionistas.
- Reinvestem na empresa, esperando trazer um retorno maior ao acionista no futuro.
Como já notamos, o setor não tem histórico de distribuição de dividendos, ou seja, empresas com maiores ROEs irão conseguir investir mais em seus projetos e, consequentemente, crescerem mais.
Pontos positivos
Um dos grandes drivers do setor é a pirâmide etária do Brasil. Hoje, temos aproximadamente 9% da população com mais de 65 anos, número que atingirá 15% em 2032. Possuindo uma população mais velha, a tendência é que um número maior de pessoas demandem de mais serviços médicos como hospitais com cirurgias, atendimentos médicos até o próprio medicamento em si.
Além disso, um outro ponto que chama atenção na análise da Raia é a tendência de uma concentração nos próximos anos. Hoje, as cinco maiores empresas do setor no Brasil detém cerca de 28% do mercado total. Nos EUA e no Reino Unido, esse número chega a 76% e 92%, respectivamente. Somado a isso, as empresas no Brasil do setor tem adquirido em velocidade intensa outras empresas, como ilustra a imagem:
Dessa forma, cria-se um cenário macro favorável ao investidor. Estamos em um momento em que a população no Brasil envelhece e a dinâmica competitiva do setor tende para uma maior concentração.
Pontos negativos
Dando maior profundidade à análise competitiva, podemos citar um ritmo das principais concorrentes sendo DPSP, Pague Menos e Extrafarma, e redes menores não listadas na bolsa com uma expansão de lojas em ritmo mais acelerado do que a Raia Drogasil. Dessa forma, se o ritmo mais acelerado se manter durante muito tempo, a Raia Drogasil pode perder seu posto de maior market share, ponto que deve ser analisada com maior constância.
Conclusão
A Raia Drogasil teve nos últimos anos um EBITDA com crescimento constante e sólido e linhas de receita não totalmente concentradas em medicamentos, reduzindo o risco do negócio. Além disso, todos os concorrentes do setor, incluindo a Raia, estão em um momento de grande expansão.
Além disso, segundo a XP, todo plano de expansão e seu eventual sucesso já foi percebido e quantificado pelo mercado, ou seja, o plano de expansão já foi precificado, o que faz com que a XP dê uma recomendação neutra de compra.
Escrito por: Rafael Nivoloni & Anderson Tetsuo Honda