Boletim Focus: como as expectativas dos economistas interferem na sua vida?

Victória Roberta
Liga de Mercado Financeiro Bauru
4 min readJun 21, 2021
Imagem de Adriano Gadini por Pixabay

Se você é um leitor das notícias da economia brasileira, você com certeza já ouviu falar no Boletim Focus. Mas você já parou para pensar de fato, o que é esse boletim e o que ele significa? Como ele impacta no andamento da economia nacional? Como ele influencia em decisões e tendências de preço Brasil afora? Hoje, vou te contar tudo o que você precisa saber sobre o Boletim Focus e como ele influencia a sua vida.

Diariamente, dúvidas sobre os preços dos alimentos do supermercado, sobre quanto dará a feira da semana, e até mesmo quanto o aluguel vai aumentar com o reajuste do próximo ano, enchem a cabeça dos brasileiros. Você sabia que todos esses dados são influenciados pelo tal do Boletim Focus?

O que é o Boletim Focus?

Trata-se de um relatório das projeções do mercado divulgado semanalmente, mais precisamente, toda segunda-feira, desde 2001. O boletim é formulado a partir de pesquisas macroeconômicas desenvolvidas por instituições, como os bancos e as corretoras. Desse modo, ele tem como objetivo monitorar as expectativas do mercado para o futuro da macroeconomia. É publicado no site oficial do Banco Central, reunindo então projeções dos indicadores mais importantes da economia: inflação, PIB e câmbio. Essas informações são analisadas diariamente, considerando cada um dos indicadores. Conheça cada um deles:

IPCA: criado em 1979, o indicador tem a função de medir a alteração do preço de um conjunto de produtos e serviços consumidos pelas famílias brasileiras. Sua sigla significa Índice de Preços ao Consumidor Amplo.

IGP-M: o Índice Geral de Preços do Mercado indica a variação de preços na economia nacional. Verifica o impacto da inflação e as mudanças no valor da moeda propriamente dita. Nascido em 1940, o índice é medido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), atualmente é o mais conhecido dos Índices Gerais de Preço.

PIB: o Produto Interno Bruto é indicador com objetivo de quantificar a atividade econômica no país, o termômetro da economia. É a soma dos bens e serviços produzidos durante determinado tempo. Assim, o mercado consegue ter consciência se a produção, e consequentemente o consumo, estão aumentando. Quando vai bem, indica maior atividade econômica no país, e quanto maior for a atividade, maiores a chances de vender seus produtos, serviços e receber investimentos.

Taxa Selic: se você é investidor, já deve conhecer essa famosa taxa! É a taxa básica de juros do Brasil, ela influencia as demais taxas de juros, como empréstimos e financiamentos.

O Boletim Focus é fundamental para delimitar e sugerir os possíveis caminhos da economia nacional. Com seus índices divulgados semanalmente, auxilia e orienta a tomada de decisões como investimentos e gastos, sejam de finanças pessoais ou de pessoas jurídicas. Até o Governo pode se beneficiar das informações colhidas com o Boletim. Como, por exemplo, o Comitê de Política Monetária do Banco Central costuma utilizar as informações para definir a Taxa Selic (a famosa Selic!) nas reuniões com essa finalidade.

Boletim Focus (18/06/21) — Banco Central do Brasil

Como uma bússola, o Focus indica as tendências e as recomendações para cada índice contemplado, reunindo a opinião de diversos economistas. Cada vez que é atualizado, ele contém o comparativo com as últimas quatro semanas, podendo ser avaliado de uma forma mais ampla, e não delimitado em apenas uma única semana. A pesquisa do relatório é inserida no Sistema Expectativas de Mercado, também disponibilizado pelo Bacen. Esse segundo é como uma união de todos os dados em único lugar.

Além da importância de acompanhar o Boletim Focus para saber o valor das compras da semana que vem, você, investidor, deve ficar atento porque ele pode agregar (e muito!) ao seu investimento. O relatório ranqueia as instituições que estão melhores alinhadas com a realidade. Ou seja, essas instituições apresentam uma boa qualidade técnica e influenciam nas recomendações de investimentos e outros produtos, sendo mais assertivas para aquele investimento que você está de olho faz um tempo.

Mas a pergunta que não quer calar: qualquer pessoa consegue ler o relatório?

Sim! Se você não é economista ou especialista em macroeconomia, fique tranquilo. Você também consegue ler e interpretar o conteúdo do relatório. Um profissional certamente compreenderá de uma forma mais ampla e terá insights sobre o que anda acontecendo, mas não é nenhum bicho de sete cabeças.

O Boletim Focus hoje em dia

O relatório da última semana, divulgado no dia 14/06, norteou a reunião do Copom, realizada no dia 16. Com a perspectiva de crescimento do PIB em 4,36% e o IPCA alcançando 5,44%, a expectativa é que a Selic supere os 6,25% ainda esse ano. Para 2022, 2023 e 2024 a projeção se manteve em 6,50% A reunião também apontou a projeção dos economistas para a inflação: em 2022, chegar a 3,50%, enquanto para 2023, o objetivo é atingir 3,25%. Ambos os anos possuem margem de tolerância de 1,5 pontos percentuais. Já o PIB passou da expectativa de 2,31% para 2,20%, sendo que há cerca de um mês estava em 2,38%.

Agora, você já conhece bem o Boletim Focus e os seus indicadores, sabendo como cada um deles afeta a sua vida, suas compras e seus investimentos. Vale a pena ficar sempre de olho, semanalmente, para acompanhar o desempenho de índices tão importantes para a economia brasileira. Nas próximas compras você não vai ficar mais perdido quando o leite aumentar mais do que o esperado ou seu aluguel não sofrer reajuste. A economia brasileira é um grande “efeito borboleta”: decisões tomadas individualmente ecoam e impactam toda a nação. Pense nisso na hora de consumir!

--

--

Victória Roberta
Liga de Mercado Financeiro Bauru

Jornalista em formação. Paulistana e estudante da UNESP. Pseudo artista. Adoro conjugar verbos nos mais diversos tempos.