Lançamento da primeira nave da SpaceX; Tecnologia do tapete azul; Nova geração de internet móvel (5G) e o crescimento da Zoom Video Communications.
Liga Tech — 14/maio a 06/junho
A Liga Tech deste mês mostra os principais assuntos voltados a tecnologia nas últimas semanas. O principal acontecimento foi o lançamento do primeiro foguete à lua por uma empresa privada. Além disso, iremos abordar a nova tecnologia da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, denominada tapete azul. Outros assuntos interessantes são a nova geração de internet móvel (5G) e os resultados do último trimestre da startup americana de videoconferências Zoom.
Corrida à Marte: Space X marca história com o lançamento da nave Dragon Crew ao espaço.
O último fim de semana de maio foi marcado pelo lançamento histórico da espaçonave da empresa SpaceX do bilionário Elon Musk em parceria com a NASA. Após um balde de água fria na quarta-feira (27/05), por conta do cancelamento do lançamento devido ao mal tempo, o mesmo foi adiado para o sábado (30/05), e tudo ocorreu perfeitamente bem. Após 19h de viagem, a espaçonave denominada Dragon Crew, com 2 tripulantes com experiência prévia no espaço, foi acoplada à Estação Espacial Internacional (ISS).
Esta realização foi um marco para todos, desde os tripulantes até a população mundial. Este lançamento demonstra a retomada da exploração espacial e aumenta as expectativas quanto à evolução dos projetos de viagens espaciais. O projeto de Elon Musk é só o início de um grande objetivo da empresa, que é a colonização de Marte.
Tapete azul: como esta nova tecnologia ajudará no transporte aéreo?
A empresa de aviação Azul está em fase de implementação de um novo sistema de embarque nos aeroportos. Ele tem como objetivo reduzir as aglomerações de pessoas e o tempo de embarque — uma de várias iniciativas da companhia aérea para atrair de volta os clientes preocupados com a contaminação decorrente do covid-19.
O sistema foi desenvolvido em parceria com a startup curitibana Pacer. E como ele funciona? O software projeta um tapete na fila de embarque que indica a posição exata de cada passageiro na aeronave e o momento em que ele deve embarcar, otimizando da melhor maneira a entrada dos passageiros, pensando no distanciamento entre fileiras e evitando a aglomeração na hora de se acomodar nos assentos.
Segundo a Infraero, o tempo médio de espera na fila de embarque é de 20 minutos. Com esta nova tecnologia, a Azul espera reduzir este tempo para apenas 2 minutos.
Nova geração de internet móvel: 5G
Ao longo dos anos, viu-se uma evolução gritante no mercado de aparelhos móveis, principalmente devido a melhora na internet móvel, a cada geração mais rápida e potente. Se um dia foi uma novidade o termo 3G, hoje estamos prestes a receber a nova geração de internet móvel dita como 5G, que vêm para mudar a forma como é feita a transferência de dados pela internet, algo cada vez mais importante, visto a infinidade de aparelhos conectados à rede atualmente, como drones, carros autônomos, celulares e até mesmo cafeteiras. Por isso, é de grande importância uma conexão cada vez mais rápida, capaz de realizar downloads quase que de forma instantânea.
E qual a diferença para a tecnologia 5G? As redes de internet como 3G, 4G e agora 5G utilizam ondas de rádio para transportarem os sinais de uma antena para o telefone celular ou para outro dispositivo que se deseje conectar à internet. A diferença da quinta geração para as anteriores é que neste caso as frequências utilizadas são maiores.
Zoom Video Communications: as reuniões online substituirão as presenciais?
Fundada em 2011 em San Jose, na Califórnia, pelo empresário Eric S. Yuan, a Zoom compete no mercado de softwares de chamadas de vídeo para duas ou mais pessoas em computadores e dispositivos móveis. Apesar de poder ser usado por qualquer usuário, o foco da empresa é no setor corporativo.
Desde o início do ano a cotação da empresa na NASDAQ (uma das bolsas de valores americanas) saltou de cerca de US$69,97 no dia primeiro de janeiro para um pico de US$223,87 na última quarta-feira (03/06). Uma valorização de quase 320%, algo totalmente contrário ao que foi vivido pelas grandes empresas nos últimos meses, marcado por grandes quedas.
O sucesso das ações da companhia é decorrente do posicionamento das grandes empresas em continuarem com o home office, mesmo após a quarentena. Como forma de otimizar tempo, espaço e reduzir gastos, muitos analistas observam que esta nova forma de se trabalhar veio para ficar e, com isso, as empresas precisarão cada vez mais de serviços como dos prestados pela Zoom.