Cora Educação Facilitada, ou quando resolvi empreender

Lincoln Alves
Lincoln Alves | UX Portfolio
3 min readJun 27, 2018

Em outubro de 2014 fui apresentado ao projeto. A proposta surgiu de uma amiga pessoal que havia estudado comigo durante a faculdade. O projeto - que já estava recentemente instalado na incubadora de empresas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - me despertou o interesse pelo desafio e pela oportunidade de:

  • Desenvolver um sistema do zero
  • Estruturar um processo de design que fosse realmente centrado no usuário
  • Experienciar a criação de um negócio e desenvolver habilidades empreendedoras.

O objetivo

Construir um sistema que ajudasse os professores a preparar aulas e que ao mesmo tempo promovesse o desenvolvimento de conteúdos pedagógicos interdisciplinares e multimídias. Dessa forma, um modelo de educação baseado em aprendizagem adaptativa (método educacional que media a aprendizagem de acordo com as necessidades específicas de cada aluno) poderia ser realizado tendo o professor como agente principal.

Exploração e cocriação

Como a intenção do projeto era atingir um movimento de colaboração, e os assuntos aprendizagem e educação podem ser vistos por diferentes abordagens, decidi por realizar dois grupos focais, um de professores e outro de alunos, em uma dinâmica de cocriação.

O objetivo era entender as dificuldades que eles tinham com o dia-a-dia escolar e onde e como um sistema poderia ajudar. Ao final das dinâmicas priorizamos junto com eles (professores e alunos) as soluções pensadas, tendo como ponto de vista principal o impacto positivo de cada uma no processo de aprendizado.

Prototipando e testando

Com as features pensadas e priorizadas partimos para a construção do nosso MVP. Para começar, construí de forma rápida uma série de protótipos de papel e realizei na sequencia testes com usuários. Assim, antes de começamos a gastar tempo no desenvolvimento de uma interface, consegui validar alguns modelos mentais que serviriam de base para definir o ponto de partida das interações.

Desenvolvendo um produto

A partir daí comecei a pensar nas soluções de interface com o objetivo de resolver e facilitar os desafios levantados no grupo focal:

  • Ajudar o professor a construir um conteúdo multimídia
  • Criar uma estratégia de gamificação para o engajamento dos alunos
  • Fornecer aos gestores dados para a tomada de decisões pedagógicas

Com o nosso MVP pronto, realizamos os primeiros pilotos nas escolas. Colhemos vários feedbacks, conversamos com professores, coordenadores, diretores, pais e alunos sobre a experiência com o uso da plataforma e as necessidades atendidas e não atendidas de cada um. Iteramos várias vezes e conseguimos consolidar nossa versão 1.0

Isso é um negócio

Em 2016, um ano depois de começamos o projeto, a Cora foi selecionada para ser acelerada na 3º edição do SEED, um programa de aceleração de startups para empreendedores do mundo todo que queiram desenvolver seus negócios em Minas Gerais. Durante o programa tivemos acesso a vários conteúdos sobre empreendedorismo. Palestras, workshops e mentorias com nomes importantes do ecossistema empreendedor brasileiro.

Desafios como validar uma proposta de valor, construir um modelo de negócio, estruturar processos e operações de venda e atendimento ao cliente me fizeram perceber o papel holístico que o design deve ter. Projetar, apresentar e reprojetar inúmeros pitches e apresentações para bancas de avaliação semanais me ensinou que muito mais importante do que o que você fala é o que as pessoas entendem sobre o seu negócio.

Da mesma forma que considero mais relevante entender como as pessoas interagem com uma interface do que se ater a proposta inicial de como ela deveria funcionar, aprendi na prática que mais importante do que a ideia do negócio é o problema que ele resolve, o quanto as pessoas estão dispostas a pagar pelo seu produto/serviço e a forma como elas vão se relacionar com ele.

--

--

Lincoln Alves
Lincoln Alves | UX Portfolio

Designer de Experiência do Usuário ou alguém aficionado em projetar, prototipar e validar produtos e negócios.