Hero (Part 2) ou projetando um gerenciador financeiro para micro e pequenas empresas
Dando continuidade ao trabalho desenvolvido no projeto Hero, o próximo desafio era criar um gerenciador financeiro fácil de usar e conectado às reais dificuldades das micro e pequenas empresas. Além disso o gerenciador deveria ter como um dos principais objetivos a entrega de documentos e informações necessárias aos contadores de forma correta, completa e no prazo.
Meu papel
Pesquisas, concepção de produto, prototipagem, teste com usuários, visual design.
Entendendo
O nosso de ponto partida foi analisar os feedbacks levantados na validação da ideia do negócio. Além de mapear as dores e as necessidades dos usuários, conseguimos levantar as condições e hábitos de uso ao utilizar um gerenciador financeiro.
Entregáveis:
Mapa de empatia, perssonas, storyboard, jornada emocional.
Objetivos e desafios
Ser fácil de usar — A interface deveria ser desde o princípio intuitiva e produtiva. O empreendedor não vai sacrificar muito do tempo dedicado ao seu negócio para usar o sistema. Ele não pode perder horas aprendendo a usar a interface ou organizando seu financeiro.
Entregar valor — A interface deveria sempre solucionar um problema ou responder uma demanda que o empreendedor considera importante de forma objetiva. Nada de informações ou funcionalidades sem propósito ou complexas demais.
Ter conformidade legal — O mais difícil dos desafios: a interface deveria abarcar as complexas regras de negócio do universo contábil e ajudar os empreendedores a cadastrar e enviar as informações para seus contadores de forma correta, completa e no prazo.
Design process
Visando um processo que proporcionasse a concepção de um produto focado em resolver problemas e ainda se encaixasse em modelo de desenvolvimento ágil, implementei as etapas de um design sprint em uma rotina semanal.
- Entender o problema (Toda segunda)
Partindo da funcionalidade mais prioritária do backlog, começo o estudo e entendimentos dos motivos de sua existência. Para isso releio nossos materiais de pesquisa e quando necessário converso novamente com alguns usuários.
- Benchmarking e sketches (Toda terça)
Hora de ver como outros sistemas já solucionam esse problema ou desafios parecidos. Rascunho as possibilidades mixando e criando novas soluções.
- Definições com o time (Toda quarta)
Apresento os sketches a todo o time, apontando os prós e contras de cada opção. Decidimos juntos a solução que deverá ser prototipada levando em consideração as possibilidades técnicas, as necessidades do negócio e as necessidades do usuário.
- Prototipação (Toda quinta)
Construo o protótipo do solução desenhada. Preparo os materiais e o roteiros para o teste com os usuários.
- Teste com usuário (Toda sexta)
Aplico o teste de usabilidade, coleto os feedbacks. Caso seja necessário, iteramos o processo por mais semanas.
Features
Linha do tempo
Para atingir o objetivo de ser fácil de usar, estruturei a interface financeira em uma linha do tempo. Nossas personas já tinham experiência em interagir com esse formato, já que os aplicativos de suas contas bancárias utilizavam da mesma proposta — Isso fez com que a interface se mostrasse bastante intuitiva, com uma curva de aprendizagem baixa.
Recorrência e checagem rápida
Produtividade era importante, então implementamos a funcionalidade de recorrência, que permite que o empreendedor cadastre transações que ocorrem todo mês ou são divididas em parcelas. Também desenhei uma forma de checagem rápida onde o usuário pode marcar como pago/recebido uma transação com apenas um click.
Alertas e diálogos
Nada de gráficos elaborados ou análises financeiras complexas, o que o micro e pequeno empreendedor mais quer é ficar em dia com seus pagamentos e recebimentos. Para ajudar esse empreendedor, projetamos na linha do tempo uma estrutura que prioriza o pagamento de contas atrasadas. Além disso desenhamos um fluxo conversacional que direciona o empreendedor a realizar suas tarefas diárias no gerenciador financeiro.
Conciliação bancária
O maior desafio era pensar uma funcionalidade que ajudasse o empreendedor a fazer sua conciliação bancária — tarefa até então sempre feita pelo contador. Projetei um modelo de match, onde o sistema indica a transação cadastrada com a maior probabilidade de ser espelho do lançamento bancário. Toda a experiência foi pensada para concentrar o empreendedor a resolver uma conciliação por vez, a fim de garantir a assertividade das informações, algo imprescindível para o contador.
Interessado em um olhar mais profundo sobre sobre o projeto? Confira a etapa de validação da ideia do negócio e o desenvolvimento do mínimo produto viável do marketplace.