É minha opinião X Ódio gratuito

Se você é o tipo de pessoa que gosta de ver um pisão, o lacre na cara das invejosas, senta que esse texto é pra você!

Werner Neto
Lindíssima disse tudo
2 min readMay 13, 2018

--

O ódio gratuito mascarado pela frase “mas é só minha opinião” se tornou um dos grandes males da internet na atualidade. Parece que estamos cada dia mais intolerantes e as nossas opiniões valem mais do que a dos outros, e até o extremismo, antes mais presentes em questões políticas, sociais e religiosas, está batendo na porta da cultura pop.

Se você está no Twitter ou Facebook, onde esses comentários são feitos com mais freqüência, certamente sabe do que estou falando. Tornou-se comum não apenas discordar com a opinião alheia, mas a indagação de agressividade e ódio desnecessários ao argumento que estão disfarçados e “assegurados” por apenas uma opinião. O “lacre” e o “pisão” são comuns e estão cada vez mais naturalizados em comentários do tipo “mas as redes sociais são assim” ou “mas o Twitter não é pra isso?”.

Tenho a impressão de que, antes do advento das mídias digitais, as opiniões eram mais restritas, entretanto, agora, com o poder nas mãos parece que todo mundo precisa gritar e espalhar sua opinião a qualquer custo. Os likes servem como o grande incentivo para o ódio gratuito, já que comentários negativos geram curtidas, formando uma legião de pessoas que concordam com a sua “opinião”.

A opinião pública se torna uma grande aliada ao ódio na internet: já que as pessoas gostam de ver, pessoas vão fazer para serem gostadas. É extremamente fácil confundir uma simples opinião com despejo odioso, mas é só pensar um pouco, se a sua fala diminui ou atinge outra pessoa, você não está apenas opinando. É bem comum ver pessoas tentando convencer outras pessoas de que a sua opinião é a certa, meu anjo, apenas respeite opiniões diversas das suas, tenha uma discussão saudável, exponha seus argumentos e ouça os argumentos alheios.

Me pergunto se fosse pessoalmente, cara a cara, olho no olho, se tudo isso ainda aconteceria. Se você precisa destilar seu ódio na internet para fazer sua opinião valer, ou para ser aceito socialmente, ou se já naturalizou esse tipo de discurso, sinto lhe informar mas está fazendo isso errado.

--

--