Papel e influência dos meios de comunicação na democracia

Victor Silva
Lindíssima disse tudo
2 min readJun 7, 2018

Em um país democrático, não existe maneira mais eficaz de agir, além dos meios de comunicação de massa. Hoje, a internet e suas ferramentas de comunicação, geram milhares de informações, entre elas: fatos e o famoso fake news.

A cada dia, cresce o número de abusos, excessos do poder público e político através dos meios de comunicação, o que transforma a liberdade da democracia em algo ilusório. Todo esse abuso de poder, é, praticamente, uma ditadura online, onde todo o regime aceito e eleito como democrático, na realidade, o povo não governa.

A palavra democracia, significa: “governo do povo”, porém, os valores de democratização têm se referido a um conjunto de instituições e interesses políticos. Um dos artifícios usados para intermediar a democracia, é a política, o outro é a mídia. Os meios de comunicação de massa são fundamentais para transmitir informações, porém, as notícias são separadas por relevância, abrangendo os interesses sociais e políticos de cada veículo.

Com efeito, a manipulação e transmissão de boatos, tem se propagado com as novas tecnologias, essas ferramentas se tornaram peças principais utilizadas para fraudar notícias, onde compartilhamentos, conseguem alcançar mais velocidade que uma notícia no telejornal. Essas notícias, ganham imediata repercussão, se alastrando e convertendo opiniões públicas, onde a realidade é apresentada ao telespectador ou leitor, de maneira criteriosa, seletiva e hierarquizada. Ainda mais evidente, é a omissão de noticiais dentro da própria notícia. A seleção de informações, que podem ser fundamentais para esclarecimento de fatos, e, nos casos mais críticos, a omissão delas.

A imparcialidade, está diretamente conectada aos interesses políticos, sociais e econômicos, tornando a perspectiva de justiça, inatingível. Quando a mídia transforma um fato em notícia, o mesmo recebe a atenção pública e a credibilidade que, gradativamente vai alcançar o objetivo principal: o poder de persuasão junto à sociedade.

Toda essa junção de fatores que desenvolve a manipulação do sistema midiático, colabora, diretamente, para a falta de democracia em um país que se diz democrático. Há casos de manipulação ostensiva, ela é perceptível, mas nem todos tem acesso a outras informações que possam chegar a conteúdos determinantes e esclarecedores.

--

--