5 formas de recuperar a motivação (mesmo quando parece impossível)

Às vezes, recuperar os nossos níveis de motivação pode parecer uma tarefa avassaladora. Como fundador de uma startup, estas são as estratégias que usei nos últimos meses para continuar a batalhar. Mesmo quando parece difícil ou quase impossível!

Bruno Portela
Lingfy-pt
6 min readSep 26, 2018

--

Como co-fundador da Lingfy.com, eu não esperava que as tudo corresse de forma gloriosa e brilhante. Eu não esperava que os clientes caíssem do céu e nunca pensei que seríamos um sucesso instantâneo.

Os números das taxas de insucesso das startups são avassaladores. Por isso, eu já sabia (mais ou menos) o que esperar! Bem, isso está, ao mesmo tempo, certo e errado.

Para ser sincero, não esperava que esta jornada fosse tão difícil. Por isso, admito que não estava ciente das dificuldades que envolvem o início de uma empresa.

Por outro lado, também aprendi muito com esta experiência. Independentemente dos resultados, esta startup será sempre um sucesso por causa do que aprendi. Será sempre um sucesso por causa do que aprendi.

Aqui ficam as 5 principais lições que aprendi na jornada para construir uma startup do zero:

1 - Assumir os erros (e aprender com eles)

Cometemos erros quando tentamos algo de novo. Quanto mais coisas tentar, mais acabará por falhar. Isso é bom. Isso é excelente!

Estou a gostar do processo de cometer erros e falhas. Poderá parecer desencorajador no início, mas também nos dá conhecimentos preciosos.

Se está a cometer erros e a escolher as coisas erradas, eu tenho boas notícias: isso é incrível! Isso significa que estamos no caminho da melhoria pessoal e esse é um objetivo que todos partilhamos.

Eu não pretendo aligeirar a verdade. A Lingfy é uma startup de pequena escala que, como muitas outras, luta para aumentar as vendas. Os nossos clientes têm acesso a tradutores freelancers qualificados numa plataforma online que é simples e intuitiva.

E nós vimos trabalhar todas as manhãs para tornar a vida dos nossos clientes mais fácil.

2 - Aproveitar o processo e pensar naquilo que nos fez dar o primeiro passo

Quando me sinto desanimado e desmotivado, revivo a jornada que fizemos até agora. Desde que começámos esta empresa, fizemos um enorme progresso e estamos gratos por isso.

Eu tento sempre apreciar e estar grato pela minha vida! Se nos concentrarmos apenas no que queremos alcançar, perdemos as pequenas grandes coisas que podemos desfrutar no presente.

Quando estamos gratos por todas as pessoas e experiências das nossas vidas, aproveitamos a vida em todo o seu potencial.

Fundar a Lingfy foi uma das melhores ideias que tive e agora percebo isso! Não é se trata de alcançar o que os outros pensam que é o sucesso. Trata-se de ser sincero consigo mesmo e com os seus valores e esforçar-se para alcançar o objetivo desejado.

Não há definição de sucesso. O sucesso é o que você faz dele!

3 - Demore o tempo necessário

Eu sentia-me stressado no dia a dia. Pensava que não tinha tempo suficiente. Então comecei a gerir o meu tempo e a dedicar a minha atenção aos objectivos que estabeleci como prioritários.

Mas, entretanto, acabei por me sentir ainda mais stressado e sobrecarregado. Eu tinha tanta coisa para fazer e o tempo nunca parecia ser suficiente. Os dias nunca eram suficientemente longos.

Eu sabia o que tinha que fazer! Com raras excepções, todos sabemos o que devemos fazer. Ao mesmo tempo, era difícil evitar as redes sociais e verificar os emails 50 vezes por dia, quando eu não conseguia decidir o que fazer.

Mas quando comecei a agir e a realizar tarefas, as coisas começaram a fazer sentido! Sempre que fico paralisado pelas múltiplas escolhas, tomo uma decisão e ajo sobre ela. Quando planeio o dia e apercebo-me que não vou conseguir fazer tudo o que quero, tento fazer o máximo possível.

Não consegue selecionar o que é mais importante?

Agir sobre os objectivos menos importantes, é muito melhor do que não chegar a uma decisão.

Quando agimos, aprendemos a concentrar-nos nas coisas certas! Quando agimos, construímos e acumulamos confiança e isso é algo muito poderoso!

4 - Não pense demasiado

O planeamento é importante. Mas na minha opinião, agir sobre esses planos é ainda mais importante! No seguimento do meu último ponto, atualmente passo 20% do meu tempo a planear e a tomar decisões, mas passo a maioria do tempo a agir.

Não há tempo desperdiçado quando agimos. Se fez algo que acredita ter sido uma perda de tempo, tente pensar nisso como uma aprendizagem.

E não tenha pressa! Todos nos dizem que precisamos tomar decisões de maneira rápida e eficiente. Mas isso, só coloca uma enorme pressão sobre nós.

A pressão pode ser uma coisa boa, porque nos leva à ação. Mas todos sabemos que a pressão em excesso não é saudável e pode ser contraproducente. Todos nós temos diferentes velocidades e interesses.

Não interessa se demorou 20 minutos ou 20 meses, para tomar uma decisão. É o seu próprio tempo, faça o que quiser com ele. E mais importante, aproveite-o!

5 - Não ser tão duro consigo mesmo

Finalmente, todos nós temos preconceitos negativos. Se continuamos a comparar-nos com os outros, haverá sempre algo que nos falta. Há sempre alguém mais bonito, mais magro, mais rico, etc. Dá para entender.

Há uma clara distinção entre competição saudável e rivalidade prejudicial. Uma rivalidade é sobre formas de avançar, superar e até mesmo destruir os nossos concorrentes e inimigos. É um jogo de soma zero. Quando competimos com os outros, tentamos ser a melhor versão de nós próprios e tentamos recriar os sucessos dos outros.

Nós tentamos ser um exemplo para os outros, para nossa família e amigos. E esse é um excelente caminho para viver uma vida de satisfação e realização.

Trabalho em curso

Não me entenda mal. Não me sinto em posição de poder dizer aos outros, o que devem fazer e o que é melhor para eles. Escrevo estas linhas como conclusões daquilo que venho a aprender nos últimos meses/anos.

Também gosto de escrever sobre estas questões como uma maneira de partilhar minhas experiências e gostaria de ouvir a sua experiência também.

Também me faz sentir muito melhor quando escrevo sobre meus objetivos, ambições, frustrações e a vida em geral. Se fizer isso regularmente, eu gostaria de ler os seus textos e aprender mais sobre si.

Se não o faz, incentivo-o(a) a dar o primeiro passo. Pode parecer estranho no início, ainda agora me parece um bocado. No entanto, acredite em mim quando digo que o sentimento de realização, pode levar a sua vida a um novo patamar.

Então, eu planeio o meu dia com muito poucas expectativas e não perco muito tempo a pensar sobre aquilo que não posso controlar.

Cada dia é como uma escultura, que podemos moldar durante as horas que temos disponíveis. Se tivermos o foco e a resiliência, acabamos esculpindo muitas belas peças de arte. E porque não uma obra de arte?

Eu tento viver no presente e estar grato pela minha vida, pela minha família e amigos.

Se você não tiver paciência, continue! Se chegou até aqui neste texto, está no caminho certo. Não porque eu escrevi informações valiosas, mas porque tem a vontade de melhorar. E isso é tudo que você precisa!

Quer saber como as traduções podem ajudar a sua empresa a alcançar novos clientes internacionais? Obtenha um orçamento imediato em Lingfy.com ou escreva-nos para hi@lingfy.com

--

--

Bruno Portela
Lingfy-pt

Founder at @lingfycom. Translation afficionado, avid reader about entrepreneurship and personal development. Training for a marathon. https://lingfy.com/