Lidianemartins
Linguarudo
Published in
2 min readJun 26, 2020

--

BOTÂNICA NO ENSINO MÉDIO: AS DISPARIDADES ENCONTRADAS NOS LIVROS DIDÁTICOS

Pesquisa desenvolvida pela UFSM e UFFS divulga diferenças e defasagens encontradas na seção de Botânica dos livros didáticos de Biologia do Ensino Médio

Livros didáticos empilhados (Foto: domínio público)
Livros didáticos empilhados (Foto: domínio público)

Você sabia que faz pouco mais de uma década que os livros didáticos de Biologia são distribuídos gratuitamente nas Escolas Públicas de Nível Médio? E mais! São os próprios professores que os selecionam.

Existem diversas editoras que produzem os livros didáticos que serão utilizados pela Rede Estadual de Ensino. E, a cada 4 anos, os professores das diferentes disciplinas escolhem a edição que mais lhes satisfaz para ser trabalhada nos anos conseguintes.

Para estudar a presença da Botânica nos livros de ensino Médio, foi realizada uma pesquisa pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em parceria com a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS, publicada na Revista de Educação em Ciências e Matemáticas. Ela revelou preocupação sobre como o conhecimento botânico está chegando aos jovens do ensino Médio da Rede Estadual.

Para identificar os principais conteúdos dos capítulos de Botânica nos livros didáticos e como eles são abordados, foram analisados sete livros didáticos, levando em consideração a quantidade de páginas para cada subseção do capítulo de Botânica, funcionalidade das imagens, correlações entre os conteúdos e erros conceituais.

Mas será que há muitas diferenças na abordagem do conteúdo entre os livros didáticos? A resposta é sim!

Enquanto, em um livro, havia 27 páginas para o capítulo de Botânica, em outro, 85 páginas eram dedicadas ao tema; ou seja, mais do que o dobro! Também foram identificados, em algumas edições, conteúdos que nem mesmo eram citados ou que o eram apenas brevemente, como é o caso de morfologia vegetal, anatomia de flores e frutos, relações ecológicas e fisiologia.

“Acreditamos que os LDBEM — Livros Didáticos de Biologia do Ensino Médio — utilizados nas escolas também precisam ser escolhidos com mais cautela pelos professores”, advertem os pesquisadores.

Gostou da matéria? Quer saber mais? Clique no link abaixo e leia o artigo completo:

MATTOS, K.R.C.; RIBEIRO, W.A.; GULLICH, R.I.C. Análise do conteúdo de Botânica nos livros de Biologia do Ensino Médio. Revista de Educação em Ciência e Matemáticas, v. 15, n. 34, p. 201–224, 2019. Disponível em: <https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/7046/6095>

--

--