Cyberbullying

Crislainegriebeler
Linguarudo
Published in
2 min readJun 20, 2022

Internet, um lugar sem lei

Atualmente, vemos um grande aumento na quantidade de comentários negativos nas redes sociais. Quantas vezes você já recebeu um comentário desagradável em uma publicação? Como isso afetou sua saúde mental? Sim, a Internet pode ser um lugar hostil cheio de muita maldade.

Um estudo sobre o tema feito por Isabel Roboredo Seara, professora do Departamento de Humanidade da Universidade Aberta, Lisboa, e investigadora no Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, Portugal, foi publicado na revista Calidoscópio do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Unisinos, São Leopoldo. Seara analisou os comentários feitos após uma figura pública, a atriz portuguesa Paula Lobo Antunes, dar sua opinião em um jornal acerca de uma publicação sobre o CHEGA, um partido populista de Portugal.

O objetivo da investigação foi entender como se constrói um comentário intolerante e quais tipos de ameaças predominam.

Foram separados diversos comentários e analisados com base em estudos da agressividade e violência verbais, em diálogo com estudos pragmáticos e sobre o discurso polêmico.

Os resultados mostraram que, em sua grande maioria, os comentários tinham a intenção de agredir e denegrir a imagem da atriz Paula Lobo, muitos deles possuíam insultos, ataques e até conteúdo sexual. Além disso, as palavras utilizadas possuíam, em sua grande maioria, teor de superioridade e de desprezo pela atriz.

A Internet está se tornando um lugar sem lei, com muita raiva, intolerância, e onde nossa opinião só importa se for igual a de todos. Como a autora da pesquisa comenta, isso acontece “num ritmo frenético de comentários, legitimando assim a hipótese colocada de que no palco mediatizado das redes sociais se assiste a uma banalização crescente da violência verbal”.

Ou seja, cada vez mais há um aumento da violência verbal nas redes sociais, tornando o mundo cada vez mais intolerante com o próximo.

SEARA, I. R. Ligações vertiginosas: violência verbal em ´comentários´ nas redes sociais. Calidoscópio. v. 19, n. 3, p. 385–397, set.-nov., 2021.

--

--