De olhos vermelhos?

Daiana Campani
Linguarudo
Published in
3 min readMar 15, 2021
Ilustração: Juliana A. C. S.

— Mamãe, eu acho que o Eugênio não é o coelho da Páscoa!

— É, eu também acho que não, Manu, teu coelhinho de estimação não é o coelho da Páscoa. Mas por que essa dúvida agora?

— Porque eu estava cantando aquela música da Páscoa, sabe, “de olhos vermeeeeeelhos, de pelo branquiiiiiiinho”…

— Sim, filha, sei qual é, não precisa cantar tão alto — disse a mãe rindo muito.

— … o Eugênio não tem nem olhos vermelhos, nem pelo branquinho. O olho dele é meio azulado, né, e o pelo marrom e branco. E ele não põe nem ovo, muito menos de chocolate!

— Pois é, e eu não vejo ele desaparecer em época de Páscoa para fazer chocolate, né, filha!

— Não! E eu acho que eu nem gostaria, porque assim eu ficaria com saudade dele. O que eu iria gostar é que ele tivesse olho vermelho. Sei lá, acho diferente! E até um pouco estranho, né… Por que será que coelho tem olho vermelho? Até hoje, o único olho vermelho que eu já vi foi naqueles álbuns de fotografias. As pessoas ficavam com os olhos estranhos às vezes.

— Ah sim, ali é por causa da luz do flash, que acaba atingindo a retina, a nossa região do fundo do olho, e acaba refletindo a cor dos nossos vasinhos sanguíneos.

— Aí todo mundo fica meio vampiro né, mamãe. E os coelhos, será que são parentes dos vampiros?

— Não, Manuela! Isso eu aprendi na aula de Biologia no Ensino Médio e nunca mais esqueci. E sabe que a explicação não é muito, muito diferente do que acontece com as nossas fotos: o motivo também são os vasos sanguíneos dos coelhos.

— Mas não tem luz de flash nos olhos deles, mãe!

— Não! O que acontece é que os coelhos de olhos vermelhos têm olhos despigmentados.

— Despigoquêêê?

— Despigmentados. Significa sem pigmento, sem cor. Os coelhos com olhos azuis têm pigmento, cor nos olhos, como o teu coelhinho, o Eugênio. Mas os de olhos vermelhos não têm cor, e, como os vasos sanguíneos dos olhos dos coelhinhos são muito perto da córnea deles, o vermelho acaba sendo refletido.

— O que que é córnea?

— A córnea é como se fosse um vidrinho de relógio que fica na parte da frente dos nossos olhos, inclusive dos olhos dos coelhos. Daí a cor dos vasos reflete, “bate” nesse “vidrinho” e dá a cor vermelha.

— Ah entendi! Oh, mamãe, mas e por que o coelho da Páscoa traz ovos de chocolates se o coelho não põe ovos? O Eugênio não nasceu de ovo, ele nasceu da barriga da mãe dele. Isso a professora de Biologia também te ensinou?

— Ah sim, filha, nenhum coelho põe ovo, muito menos de chocolate! Mas isso não foi a minha professora que me explicou não, isso não vamos encontrar nos livros de ciência! É uma loooonga história, que eu te conto um outro dia!

--

--