DICAS PARA ESCREVER NA REVISTA LINGUARUDO

LINGUARUDO
Linguarudo
Published in
1 min readJun 10, 2020

Lembre-se de seu público: os leitores de Linguarudo não são especialistas em ciência. Explique noções que podem parecer básicas, mas que não são necessariamente conhecidas pelo público geral.

Use analogias: Comparações com situações concretas ajudam a aproximar conceitos teóricos ou abstratos da realidade do leitor.

Não use palavras difíceis nem jargão: Evite termos técnicos que só afastam o leitor. Procure palavras semelhantes mais simples. Sempre é possível explicar conceitos difíceis. Quando for inevitável — inevitável mesmo — use a tal palavra, mas explique em seguida do que se trata.

Capriche na abertura: As linhas iniciais são fundamentais para prender a atenção do leitor. Conte parte de suas conclusões no início. Imagens fortes, depoimentos de impacto, temas de interesse, analogias ou toques de humor podem ser usados para motivar a leitura do texto.

Seja conciso: O espaço virtual da revista exige textos mais curtos, além disso o tempo do leitor é precioso. Procure dar a informação essencial — sem se apegar a detalhes — da forma mais concisa possível.

(Essas dicas são baseadas nas indicações da revista Ciência Hoje a seus autores)

--

--