ESPÉCIE DE ARANHA É CAPAZ DE PRODUZIR LEITE

Caio Leonardo Bio
Linguarudo
Published in
2 min readMar 22, 2021

Idêntica às formigas, essa bizarra espécie de aranha possui a capacidade de
produzir leite para alimentar seus filhotes.

Até pouco tempo, se acreditava que o leite, algo fundamental para o crescimento e desenvolvimento de organismos saudáveis, fosse uma característica exclusiva dos mamíferos. Porém, em 2018, um grupo de cientistas liderados pelo Chinês Zhanqi Chen, especialista do Laboratório de Comportamento e Ecologia de Artrópodes (ABE) da Academy of Sciences de Yunnan, descobriu uma espécie de aranha que, além de muito parecida com uma formiga, consegue produzir e secretar uma substância muito semelhante ao leite e que também possui a função de nutrir os filhotes durante o seu desenvolvimento.

Os cientistas envolvidos logo perceberam que o líquido — chamado por eles de “leite” — é excretado diretamente do sulco epigástrico das aranhas mães. Eles realizaram uma série de experimentos a fim de explorar os “limites” da lactação nessa espécie de aranha conhecida pela ciência como Toxeus magnus. Para tanto, contaram com a confecção de 69 ninhos feitos pelas aranhas mãe, as quais produziram cerca de 812 descendentes.

Um dos experimentos mostrou que, durante a primeira semana, as mães depositaram o leite nos ninhos, mas que, passado esse tempo, os filhotes se alimentaram diretamente do sulco epigástrico delas. Posteriormente, foi observado que os filhotes, quando não condicionados à lactação, vieram a óbito dentro de 10 dias. Os autores afirmam que esse comportamento é bastante prolongado, podendo ser observado até os 40 dias de vida dos filhotes, o que, para essas aranhas, significa menos de um mês antes de atingirem a maturidade sexual.

Para Chen, “o provisionamento alimentar ajuda a promover o condicionamento físico da prole, reduzindo os riscos ligados à auto-alimentação.” Um fator interessante, e até mesmo instigante, analisado pelo estudo é que o leite produzido pelas aranhas possui um teor de proteína em torno de quatro vezes o presente no leite das vacas. Será que esse é mais um daqueles “ingredientes mágicos” que entrarão para a lista distópica das comidas do futuro?

Saiba mais em:

CHEN, Zhanqi _et al_. Prolonged milk provisioning in a jumping spider. *Science* 362 (6418), 1052–1055, nov. 2018. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/329304987_Prolonged_milk_provisioning_in_a_jumping_spider. Acesso em 16 jan. 2021.

--

--