Isolamento social: você sabe quais os impactos na vida dos brasileiros?

Maria Luiza
Linguarudo
Published in
2 min readOct 29, 2020

Pesquisa realizada entre março e abril mostra que o isolamento social imposto pela pandemia da COVID-19 afetou a vida da população brasileira de diferentes maneiras

Você já deve ter percebido que a prática do isolamento social vem causando diversas discussões desde a chegada da COVID-19 no Brasil. Algumas pessoas apoiam, já outras nem tanto… Mas já parou para pensar quais estão sendo os principais efeitos do isolamento social na vida dos brasileiros? E quais são os fatores que podem contribuir ou atrapalhar nesse processo? Esse foi o tema de um estudo realizado por pesquisadores do IFPE, IBGE e Netherlands Hanseniasis Relief, publicado na revista Ciência & Saúde Coletiva.

https://pixabay.com/pt/

A pesquisa foi realizada com a aplicação de um questionário em 16.440 pessoas, entre os dias 6 e 8 de abril de 2020, revelando o que os brasileiros pensavam sobre o isolamento no início da pandemia. De acordo com as respostas, os cientistas concluíram que a percepção das pessoas sobre o isolamento social como medida de segurança na pandemia, naquele período, variou conforme renda, escolaridade, idade e sexo. A maior parte, porém, acreditava que essa era a medida mais indicada e estava disposta a esperar o tempo que fosse necessário para contribuir com o enfrentamento ao vírus.

A renda foi um fator muito significativo e influenciou no impacto do isolamento. De acordo com as entrevistas, para as pessoas com faixas de renda maiores, o convívio social foi o principal aspecto afetado. Por outro lado, “é notório, e os dados também revelaram, que as populações mais pobres já estão sofrendo um impacto maior do isolamento, especialmente em relação à renda”, alertam os pesquisadores.

Outro aspecto relevante foi em relação ao sono. A maioria das pessoas relatou que estava dormindo mais ou menos que o normal durante esse período. Os respondentes que praticavam atividade física, no entanto, revelaram uma maior normalidade no sono e também menores níveis de estresse.

Ficou claro, nessa pesquisa, que o isolamento, no início da pandemia, afetou bastante o povo brasileiro, mas de maneiras diferentes. Segundo os pesquisadores, “é necessário o melhor entendimento possível de como a estratégia de isolamento social é percebida pela sociedade e quais os impactos dessa estratégia na vida das pessoas. Assim, também, investigar diferentes formas de ação para que o isolamento afete menos o bem-estar social e a condição financeira das pessoas, sendo um desafio a ser enfrentado daqui para frente.”

E você, como está enfrentado o isolamento social?

Para saber mais:

BEZERRA, A.C.V. et al. Fatores associados ao comportamento da população durante o isolamento social na pandemia de Covid-19. Ciência e Saúde Coletiva, 25 (Supl.1) p. 2411–2421, 2020.

--

--