O humor é um aliado do ensino

Pâmela Jardim
Linguarudo
Published in
2 min readNov 28, 2018

O uso de piadas no ensino de uma língua estrangeira pode facilitar o aprendizado dos alunos

Sabe-se que as pessoas têm mais dificuldade de produzir ou compreender conteúdos novos dentro da sala de aula quando estão tensas. Em vista disso, pesquisadores da Universidade do Sul de Santa Catarina resolveram analisar os benefícios do uso do humor no ensino de espanhol como língua estrangeira. O estudo foi publicado na revista Letras de Hoje, do Programa de Pós-Graduação em Letras da PUCRS. Segundo os autores Leila Andrade e Fábio Rauen, “a utilização do humor por parte do educador pode facilitar a aprendizagem e diminuir o nível de estresse dos alunos”.

Os pesquisadores se basearam em teorias linguísticas e estudos dessa área, como a Teoria da Relevância, para realizar a pesquisa. Focando no ensino da língua espanhola como língua estrangeira, foram considerados também aspectos culturais no emprego de piadas como facilitador de aprendizagem.

Ao analisarem algumas piadas utilizadas no ensino, os pesquisadores observaram que a escolha delas por parte do professor precisa respeitar o ambiente cognitivo dos alunos, levando em consideração a compreensão da piada e as possíveis traduções, assim como o contexto em que a piada está inserida. “O gênero piada é praticamente inexistente nos livros didáticos, talvez pela dificuldade de selecionar uma piada adequada para se trabalhar com os alunos”, afirmam. Este cuidado é necessário porque, ao se escolher uma piada que seja difícil de entender ou de traduzir, pode-se criar frustrações ou aumentar a dificuldade dos alunos.

Quando proporciona um ambiente alegre e descontraído em sala de aula, o professor tem mais chance de conseguir que os alunos fiquem relaxados e, dessa forma, sejam capazes de memorizar o conteúdo com mais facilidade. “Quanto mais tenso, nervoso, desmotivado e com medo o aluno estiver, mais dificuldade terá em assimilar os conteúdos repassados”, explicam os pesquisadores. As emoções positivas ou negativas podem influenciar a capacidade cognitiva no processo de aprendizado, o que faz com que as piadas facilitem a vida do educador e do aluno.

Portanto, os efeitos do humor no aprendizado são positivos e podem despertar interesse, curiosidade e a aproximação do aluno com o professor. Desde que sejam escolhidas planejadamente, as piadas podem ser grandes aliadas do ensino de uma língua estrangeira.

--

--