Um emoji vale mais do que mil palavras

Paulini Santanna
Linguarudo
Published in
2 min readNov 7, 2016

Estudo mostra que o uso de emojis em mensagens facilita e aproxima as relações entre colegas de trabalho

Emojis no ambiente de trabalho https://i.ytimg.com/vi/vCFoWvwb8lg/hqdefault.jpg

A comunicação digital está cada vez mais presente em nossas vidas. E há dúvidas sobre o quanto essa conexão imediata beneficia, ou não, o funcionamento profissional.

A pesquisa “Comunicação no trabalho: E por falar em Whatsapp”, conduzida, neste ano, por Fabiana Moreira Gaviolli, mestranda em Comunicação Institucional e Mercadológica da UMESP, investigou a forma como aplicativos — como o Whatsapp, por exemplo — são usados para ajudar no diálogo entre funcionários de uma empresa.

O uso de figuras e desenhos (emojis) se tornou o foco do estudo. Com sua popular circulação e com as facilidades que proporcionam a quem deseja comunicar-se de modo rápido e direto, as “carinhas’ têm o poder de intensificar e modificar uma mensagem.

Porém, a representação do pensamento através de símbolos no meio digital acontece há tempo e vem se modificando. No começo, eram apenas caracteres, pois as plataformas não suportavam a utilização de ícones. Mais tarde, com a revolução da tecnologia (a era do MSN, por exemplo), a expressão por imagens cresceu e deixou de ser apenas por dígitos.

Comunicação via MSN Fonte: http://i.telecharger360.com/3017-capture-msn-messenger-free-7-5-0324-3762.jpg

E, agora, são desenhos coloridos com expressões que estabelecem maior significação. Então, como isso repercute no meio de trabalho?

A pesquisa, de proporção nacional, coletou 1316 respostas, e quase 90% delas demonstraram que os respondentes utilizam mensagens instantâneas para se comunicarem com os colegas de serviço. “Pensando nisso devemos considerar o meio digital como uma oportunidade de plataforma ponte e não como plataforma muro. Podemos estimular o uso responsável das conversações participativas a fim de aumentar o rendimento do trabalho em equipe (…)”, diz a pesquisadora.

Os emojis nesse papo…

Aproximadamente 80% dos participantes da pesquisa pensam que os emojis facilitam a conversação sobre trabalho nas plataformas digitais. Esses ícones ficam em segundo lugar nos itens mais usados em uma conversa, perdendo apenas para a mensagem de texto. As imagens estabelecem sentido e ajudam na interpretação das ideias entre os interlocutores, segundo 86,7% dos participantes.

Mas fica uma observação, apesar dos resultados positivos apresentados: um dos inconvenientes é que, conforme a plataforma, o ícone pode mudar de configuração. Isso faz com que o emoji enviado num celular da marca Apple, por exemplo, não seja o mesmo identificado na base de dados de um sistema operacional fabricado pelo Google. Como resultado, pode haver alteração na produção/recepção de sentido.

--

--

Paulini Santanna
Linguarudo

Graduanda em Letras (Português/Inglês) na UNISINOS. E Monitora da disciplina de Experimentação Textual.