
Histórias de todos os cantos do mesmo idioma
O título desse texto é uma tentativa de definir a essência do projeto de forma simples. Afinal, nosso objetivo aqui é publicar contos reais ou fictícios sobre lugares e pessoas que falam português. Só isso. O blog LÍnguas Portuguesas é um espaço para reunir histórias.
Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor Leste. Todos esses países compartilham o idioma e, agora, queremos dividir também alguns sonhos, dilemas e perspectivas diferentes para palavras e sentimentos iguais.
A publicação é aberta a novas ideias e nossa protagonista é a língua portuguesa. Ou melhor, as línguas portuguesas. No plural mesmo, porque embora o idioma seja único, cada país tem sua linguagem, cada linguagem tem sua alma e onde há alma não faltam histórias. Aguardamos as suas!
Como participar
Se você escreveu um conto e gostaria de vê-lo aqui, envie uma mensagem em nossa página no Facebook e nós adicionaremos seu perfil à lista de escritores e escritoras da publicação. É importante ressaltar que priorizamos textos:
- Que destaquem situações, pessoas e lugares relacionados aos países de língua portuguesa, listados acima;
- Que revelem características únicas dos contextos onde as histórias ocorrem e onde foram escritas;
- Que valorizem aspectos de cultura e identidade local, sem estereótipos ou preconceitos de nenhuma espécie.
OBS¹: todos os textos recebidos serão lidos e avaliados com bastante atenção, mas apenas aqueles que se conectam ao estilo do projeto serão publicados.
OBS²: a participação no projeto não implica em nenhum compromisso de frequência na produção de conteúdo. Sinta-se livre para enviar seus contos quando desejar.
Passo a passo
- Envie uma mensagem em nossa página no Facebook com o link do texto que gostaria de publicar;
- Vamos ler e avaliar o conto e, caso ele esteja de acordo com o perfil do projeto, adicionaremos seu perfil no Medium à nossa lista de escritores (pessoas que podem publicar na página Línguas Portuguesas);
- Caso você queira participar, mas não possua uma conta no Medium, não se preocupe. Podemos publicar seu conto por meio deste perfil neutro, sempre com os devidos créditos de sua autoria. Entre em contato.
Como adicionar seus textos à página
Após ter seu primeiro texto aprovado, adicionaremos seu perfil na lista de escritores da página. Isso significa que você poderá inserir ou remover textos a partir de seu próprio perfil no Medium. Ou seja, você publicará normalmente e vinculará suas histórias seguindo o processo abaixo:



- Abrir o texto como se fosse editá-lo / escrevê-lo;
- No canto superior direito, clicar no ícone com três pontos, que fica ao lado do ícone de notificações;
- Selecionar a primeira opção da lista: “Add to publication”;
- Escolher a página Línguas Portuguesas e clicar no botão “Add story”.
Pronto! Feito isso, a história aparecerá simultaneamente em seu perfil individual e aqui na página. Este é o processo que você deve repetir sempre que quiser publicar conosco. O texto adicionado será avaliado por um de nossos editores e ficará disponível logo após a aprovação.
Parece complexo à primeira vista, mas na prática é bem simples. De qualquer forma, fique à vontade para enviar uma mensagem em nossa página no Facebook caso esteja com alguma dificuldade, ok?
OBS³: Para que o texto seja indexado em nosso menu, é preciso adicionar uma tag que indique seu respectivo país. Por exemplo, um conto que se passa no Brasil deve ser marcado com a tag brasil. Uma história escrita em Cabo Verde deve conter a tag cabo-verde, e assim por diante.
Por ora, é isso. Se você conhece pessoas que possam se interessar em participar, compartilhe este link. Esperamos reunir autoras e autores de todos os cantos de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.
Até a próxima!

