Pontos de Marina

Vitória Queiroz
Linhagem
Published in
3 min readJun 19, 2019

A artesã vê na compra de produtos feitos manualmente o fortalecimento e a valorização dos produtores locais

Marina Brizeno é professora da rede municipal de Fortaleza e vende produtos de crochê nas redes sociais. Ela aprendeu a fazer esse tipo de trabalho manual quando ainda era criança com a mãe, que possuía uma barraquinha de produtos de lã na Avenida Beira Mar, no litoral fortalezense. A professora e as irmãs produziam produtos de crochê para vender no comércio da mãe e, assim, com 12 anos, Marina já tinha seu próprio dinheiro.

Por 15 anos, a artesã ficou afastada do crochê. Durante esse período, a produção de Marina era limitada a peças de cunho pessoal ou feitas para presentear amigos e familiares. Esse cenário mudou quando, em 2018, a professora viu uma bolsa de palha e crochê em uma feira da capital cearense.

“Eu pensei ‘eu sei fazer isso, ‘eu tenho certeza que se eu pegar, eu consigo fazer’. Aí eu tive a ideia de fazer para mim e deu certo. Depois fiz para presentear algumas pessoas e aí a minha família começou a me impulsionar a vender”

O incentivo da família de Marina resultou na loja virtual “Ponto de Mar”, criada em agosto de 2018. As peças são produzidas de acordo com as encomendas dos clientes durante as folgas entre o trabalho e a vida pessoal da professora. Bolsas, almofadas, bichinhos, pochetes, dentre outros produtos de crochê personalizados são vendidos na loja.

O valor das bolsas variam entre R$60 e R$80

A artesã vê na compra de produtos feitos manualmente o fortalecimento e a valorização dos produtores locais, além da oportunidade de possuir peças exclusivas. O reconhecimento do seu trabalho já ultrapassou as fronteiras do Estado e conquistou clientes Brasil afora, e está cativando as feiras de artesanato do Ceará.

Galeria de imagens

--

--

Vitória Queiroz
Linhagem
Editor for

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal do Ceará