Customização: a grande chave para a automação de documentos

team linte
linte
Published in
3 min readApr 16, 2019

Para o software que ajuda sua empresa nas tarefas do dia-a-dia se manter sempre atualizado e competitivo a palavra-chave é customização. Toda empresa é única e cheia de particularidades que devem ser respeitadas e supridas e por isso é praticamente impossível existir um formato padrão para todo e qualquer negócio.

Entender a necessidade de cada cliente, de cada rotina, de cada dinâmica, é isso que a equipe Linte faz! Sabemos que, para facilitar o dia a dia, é preciso entender o que falta na rotina e na dinâmica de trabalho e a liberdade do usuário com a ferramenta de gestão é um dos pontos fundamentais para isso.

Geralmente os sistemas de automação de documentos dão pequenas liberdades ao usuário e não dão autonomia para alterar funcionalidades e opções da ferramenta. Muitas vezes, é necessário que o usuário tenha conhecimentos em programação de códigos para fazer alterações, o que dificulta demais o aprendizado em manusear a ferramenta em grande parte dos casos. Hoje, os dois principais métodos de customização encontrados no mercado são por código ou via interface.

Foto: Gautam Lakum no Pexels. Editada por Leonardo Ohnuma

Customização por código

Esse é o tipo mais comum oferecido por ferramentas e soluções de automação. Normalmente esses softwares trabalham com um padrão único, um esqueleto que não pode ser alterado e, quando uma empresa precisa de algo diferente desse formato, é preciso fazer modificações que acontecem no código de programação da ferramenta.

Customizações que acontecem diretamente no código tem impacto direto para o usuário e a empresa, pois são mais caras e demoradas. Afinal, esses ajustes não podem ser feitos por qualquer profissional — geralmente as alterações só podem ser feitas pelo próprio desenvolvedor do sistema e sua equipe técnica, com custo elevado e longo tempo de espera, já que será necessário um programador para fazer esse trabalho ou acrescentar ao valor da ferramenta o suporte técnico do desenvolvedor. Além disso, ao alterar o código fonte, pode-se influenciar outros aspectos do funcionamento do software, o que nem sempre é desejado. Com isso, o cliente perde em custo e velocidade ao ter que esperar as alterações feitas pelo desenvolvedor.

Customização na interface

Esse tipo de alteração só pode acontecer em softwares que já foram desenvolvidos com essa característica de ser customizável pelo usuário, como é o caso do Linte. Isso quer dizer que o código de programação usado na criação do software foi desenvolvido justamente para que seja possível realizar customizações em sua interface, no template em que o usuário tem acesso, o que chamamos de “superfície”.

Nesse modelo de software, todas as alterações e customizações acontecem na própria interface, sempre nas configurações, ou seja, na tela em que o usuário está e não no código de criação da plataforma, o que permite que qualquer pessoa leiga em programação consiga fazer alterações na interface, após um breve treinamento.

As grandes vantagens desse formato são o ganho de tempo e a redução de custo, já que para realizar as configurações, o próprio usuário terá a liberdade de fazer na mesma hora em que a necessidade surgir. Não existem custos extras, já que esse acesso será automático e cada pessoa que utilizar a ferramenta vai aprender como fazer modificações, não havendo necessidade de um profissional técnico específico para isso. Por fim, não existe qualquer risco de instabilidade, já que esse tipo de customização não altera o código padrão de criação do software, ou seja, a forma do sistema funcionar. Nesse tipo de solução, as alterações de código são realizadas apenas para melhorias no sistema como um todo, atualizações de tecnologias ou novas funcionalidades. Portanto, não impacta negativamente a rotina do usuário.

E afinal, qual é a melhor opção?

Pensando na praticidade, nos custos, na facilidade e nos prazos, que são os maiores inimigos em todos os casos, ter uma solução de automação de contratos com a possibilidade de customização na interface é a melhor escolha! Ter a liberdade de poder atender uma demanda ou necessidade assim que ela surge, faz muita diferença na produtividade e no custo-benefício para toda a equipe. E esse é um impacto que vai estar ligado diretamente ao valor e à qualidade oferecidos aos clientes.

--

--