Qual a relação entre o ROI de sua empresa e a gestão de contratos

team linte
linte
Published in
3 min readApr 18, 2019

Você já deve ter ouvido falar sobre o termo ROI, mas sabe mesmo o que ele significa e qual a importância disso para qualquer empresa? Bom o ROI (Return On Investment, ou Retorno Sobre o Investimento, em tradução literal) nada mais é do que uma métrica que ajuda as empresas a avaliar se os investimentos em determinadas áreas ou projetos que estão gerando o retorno esperado ou não. Em resumo, o ROI vai mostrar se a empresa está perdendo ou ganhando com um investimento.

Foto: Karsten Madsen no Pexels. Editada por Leonardo Ohnuma

Essa métrica atesta o sucesso ou o fracasso de ações planejadas ou executadas, de investimentos em tecnologia ou pessoal e até mesmo na administração da carteira de clientes. O ROI é fundamental para ajudar a decidir continuar, ajustar, corrigir, substituir e até mesmo cancelar um projeto.

Sendo assim, o ROI é uma ferramenta fundamental para a gestão porque:

  • Ajuda a identificar prazos de retorno de cada investimento;
  • Avalia a forma como os investimentos contribuirão para o retorno de resultados;
  • Auxilia a planejar metas com base em resultados reais;
  • E finalmente, ajuda a garantir um processo de tomada de decisões mais claro, objetivo e baseado em dados confiáveis.

Mas como o ROI pode estar ligado a gestão de contratos especificamente?

Quando falamos de investimento não nos referimos apenas em melhorias para a empresa ou de capital, mas de investimento em tempo e força de trabalho e também em novas tecnologias que vão facilitar o dia a dia da empresa e de seus colaboradores. O ROI pode ser aplicado para mostrar as necessidades de diversas áreas da empresa, como por exemplo, na gestão de contratos.

Melhorar a gestão de contratos otimiza o tempo de trabalho que cada pessoa envolvida no projeto vai gastar para realizar tarefas, logo, o tempo “gasto” será menor e a produtividade maior, o que vai acarretar em menos falhas, e até mesmo, acabar com possíveis multas por atrasos ou descumprimentos contratuais, por exemplo.

Segundo estudos, uma pessoa chega a perder de 20% a 40% do seu tempo útil de trabalho fazendo buscas manuais de documentos, e perda de tempo é perda de investimento, tanto financeiro quanto técnico.

Sendo assim, uma empresa pode usar o ROI para calcular, por exemplo, o quanto uma ferramenta de gestão de contratos pode melhorar o processo e trazer lucros para a empresa.

Relação ROI x Ferramentas de Gestão

O cálculo do ROI pode levar em conta o custo total para a formalização de negócios, desde o momento do primeiro contato até o fim da elaboração do contrato, além dos custos que esse processo pode acarretar como multas e outras taxas e custos anuais. Com esses valores em mãos, você vai saber quanto custa o processo de execução de um contrato em sua empresa e, ao começar a utilizar um software de gestão de contratos, será possível contrabalancear esses dados com o uso de uma ferramenta de gestão que vai facilitar ainda mais esse processo e sua eficácia.

Quando todos os direitos e obrigações de um contrato, além das partes responsáveis, podem ser facilmente consultados e acompanhados por uma ferramenta de gestão, fica mais fácil enxergar como um todo a “vida” do contrato e todas as suas nuances.

E como a Linte está ligada a isso?

A solução que a Linte oferece facilita o processo de elaboração de contratos e oferece o controle de todos os detalhes desses documentos. Com todas essas informações, é possível calcular o ROI, levando em conta a comparação dos custos internos com relação aos custos do uso da ferramenta de gestão.

Essa métrica é capaz de demonstrar o ganho de tempo para realizar as atividades corriqueiras e diárias da vida de um contrato. Com isso, os clientes ganham em produtividade e diminuem a margem de erro. E o ROI será extremamente satisfatório!

--

--