Como brasileiros da web (que eu nem conhecia) me ajudaram a tomar decisões nômades

lisandramaioli
Lis no Mundo

--

Eu estava morando em San Francisco, quando recebi uma proposta para me mudar para Los Angeles, junto com a empresa para qual eu estava trabalhando na época. Eu tinha ido para LA em um fim de semana alguns meses antes, como turista, e tinha adorado a cidade, mas não tinha certeza sobre me mudar pra lá de mala e cuia, eu completamente amava San Francisco!

Mudar para outra cidade nunca foi um grande problema para mim, eu sempre fui nômade mesmo no Brasil: paulistana, cresci no interior, voltei para a capital, passei por São Bernardo do Campo até cair nas graças do Rio, antes de ir para os EUA. Mal sabia eu que minha vida "oficial" de #nomadedigital estava só começando. Mas ainda assim eu não estava certa do quanto eu iria de fato me adaptar à cidade dos anjos depois da experiência incrível de morar em San Francisco.

Foi então que meu pai, comentou sobre um programa de TV chamado "O Mundo Segundo os Brasileiros" e me enviou o link para o episódio sobre Los Angeles. Quem me convenceu, neste vídeo, de que LA seria um lugar pra mim, foi a Claudia Ciuffo, do Hollywood É Aqui. Também jornalista e apaixonada pelo mundo do cinema como eu, foi fácil me conectar com ela e sentir seu carinho pela cidade.

Já morando em LA, eu tive a honra de conhecer a Claudinha em uma aula na UCLA, super coincidência, dei um pulo da cadeira quando ela começou a se apresentar, quase como uma fã que vê uma celebridade andando pelas ruas de Bervely Hills. Contei a ela sobre como ela “me convenceu”, sem saber, a me mudar para LA, a gente se tornou amigas e eu continuo sua fã!

A decisão de me mudar de Bérgamo (Itália) para Dublin (Irlanda), também contou com a ajudinha de brazucas da web. Meu amigo Leandro Varanda tinha me falado sobre as oportunidades que Dublin oferecia na área Tech, mas eu ainda estava em dúvida sobre como eu me adaptaria à cidade: eu nunca tinha ido para a Irlanda antes e não sabia quase nada sobre a ilha da esmeralda.

Ele sugeriu que eu assistisse aos vídeos do e-Dublin. Depois de fazer uma maratona do PCVV ("Pint, Conversa e Vice-Versa") e do "All That Jess", minha decisão estava tomada: Mah Marra, Tiago Leonel, Jess Glynn e Edu Giansante definitivamente me convenceram! E, claro, virei fã deles!

Graças à galera do e-Dublin, mesmo sem nunca ter pisado na Irlanda, quando eu cheguei por lá foi como se eu já conhecesse o lugar. Ter tido a chance de conhecer a cidade antes, pelo olhar empolgado e ao mesmo tempo realista deles, ajudou com que eu me sentisse praticamente "em casa".

Desde que eu saí do Brasil, em 2012, eu tenho me mudado pra caramba: até agora, foram 6 cidades, 4 países e muitas casas. Atualmente morando em Groningen, na Holanda, ainda não sei qual será a próxima parada (confesso que eu comecei a ver os vídeos da Márcia Percival, do canal “De Dentro Pra Fora”, influência do Leandro de novo que está morando em Sydney), mas com certeza, um brazuca da web vai me ajudar na decisão. Conto nos próximos capítulos…

--

--

lisandramaioli
Lis no Mundo

An Italian-Brazilian living, studying and working around the world as a #digitalnomad.