Fazendo mudança nos EUA e na Europa sem gastar muita grana

lisandramaioli
Lis no Mundo
Published in
4 min readFeb 27, 2018

--

Eu sempre me mudei muito desde sempre, mesmo quando estava no Brasil. Meu irmão, que sempre me ajudou nas mudanças, não aguentava mais: lembro que na última vez que ele me ajudou, quando fui para o Rio pela primeira vez (sim, pela primeira vez), ele avisou que seria a última e foi: a dele, não a minha. :)

Depois de um ano e meio em San Francisco, eu aceitei me mudar para Los Angeles junto com a empresa para qual eu trabalhava que, por minha sorte, levou minhas coisas com as coisas do escritório. Em dois anos e meio de LA, eu tive a chance de morar e experimentar 4 bairros diferentes e contar com a ajuda de um amigo levando minhas coisas para lá e para cá (incluindo móveis). Para transportar as coisas, alugávamos trucks da Uhal (https://www.uhaul.com/), que funciona de forma bem parecida com empresas de aluguel de carro.

Uhal tem bom preço e várias opções de trucks

Mas um dia, esse meu amigo também se cansou como meu irmão (mas continuamos amigos kkk). Como eu não dirijo, eu apelei para o Thumbtack (https://www.thumbtack.com/), uma plataforma online onde você encontra (e pode oferecer) diferentes serviços. Parecido com o TaskRabbit (https://www.taskrabbit.com/), funciona assim: você seleciona o serviço que precisa e dá alguns detalhes, no caso de mudança, a distância de um lugar para o outro, volume de coisas, qual andar, quantos lances de escada etc. Você recebe um número limitado de propostas e pode negociar com os proponentes ou pedir/dar mais informações. Outra ideia é buscar ajuda nos grupos de Brasileiros no Facebook, onde você vai encontrar desde dicas, profissionais e até gente a fim de simplesmente ajudar.

O desafio maior foi quando eu resolvi me mudar para Nova Iorque, depois de quase 2 anos e meio de LA. Atravessar a costa toda com móveis seria muito caro e trabalhoso. Então, minha opção foi vender e doar muitas das coisas e mandar o que eu realmente precisava via trem. Sim, trem foi a opção mais barata (e olha que pesquisei muuuito)! Mas, claro, tem limite de volume, peso etc e tals. Você pode mandar no total 227 kg, sendo que cada volume só pode ter no máximo 23kg e uma dimensão máxima de 90cm x 90cm x 90cm. Aqui no site da Amtrak, eles explicam direitinho essas limitações: https://www.amtrak.com/onboard/baggage-policy/amtrak-express-shipping.html

A única desvantagem de mandar suas coisas para o outro lado do país de trem é que possivelmente você vai chegar bem antes das suas coisas. As minhas demoraram quase uma semana e eu já estava lá. A dica é levar na bagagem com você de avião as coisas essenciais para esse período. Ah, vale lembrar que eles também não transportam móveis, só caixas e malas (e bikes).

Mudando na Europa

Vou confessar que, depois do pesadelo da mudança de LA para NYC, eu tenho me esforçado para ser mais e mais minimalista e só carregar comigo o que eu realmente preciso. Tenho tentado parar também com a mania de “estocar” coisas. Acho que a única coisa que tenho em volume em casa é papel higiênico hehe.

Minha mudança da Itália para Dublin, foi de Ryanair, paguei antecipadamente online pelas bagagens, cada pessoa pode levar até 3 malas de 20kg. Em Dublin, eu morei em 3 casas diferentes. Quem me ajudou na mudança, foi um brasileiro que faz transfer e que foi indicado em um dos grupos do Facebook (têm vários grupos).

De Dublin para a Holanda, também paguei bagagem extra no voo, mas de Aer Lingus, você pode embarcar até 3 malas de 25kg, além de equipamentos esportivos. Como eu teria que ainda pegar um trem ou Flixbus do aeroporto de Amsterdam para Groningen, fazendo as contas, descobri que seria mais barato ainda por cima pagar um amigo para trazer as malas comigo do que mandar tudo de empresa de transportes.

Aqui em Groningen, por enquanto (hehe), eu me mudei só uma vez de um apartamento para outro. A mudança foi uma parte no carro de uma amiga que estava me visitando e outra parte de táxi (parece que os motoristas aqui estão acostumados a fazer mudança de estudantes). Mas, ao perguntar no grupo de brasileiros no Facebook, a dica da galera foi alugar uma bakfiets, que são bikes com uma espécie de bagageiro acoplada (Sério! Na terra das bicicletas a galera faz mudança com a magrela sim!) e custa apenas 10 euros a diária:

Na Holanda, é comum usar bakfiets para fazer mudança

Já estou aqui coçando para me mudar de novo. Não sei ainda quando ou pra onde. Mas assim que acontecer, atualizo esse post. :)

--

--

lisandramaioli
Lis no Mundo

An Italian-Brazilian living, studying and working around the world as a #digitalnomad.