Domingo de sol: para Museu Van Gogh saindo de Groningen

lisandramaioli
Lis no Mundo
Published in
4 min readFeb 28, 2018

--

Acordei umas 8h30 no domingo e o dia estava completamente lindo no norte da Holanda, apesar de muito frio. No sábado, fiz uma visita ao museu de Groningen e bateu uma vontade de continuar o fim de semana na mesma linha. Surgiu, então, a ideia de conhecer o museu do Van Gogh, em Amsterdam.

A lindíssima estação de trem de Amsterdam já é uma atração parte

Groningen fica a umas 2h30 de Amsterdam de ônibus ou de trem. Flixbus é a opção mais barata para fazer esta viagem (entre 7 e 17 euros dependendo do horário e dia da semana), mas não tem muitas opções de horários e pode atrasar. A espera do ônibus fica na frente da estação de trem, do outro lado do museu de Groningen. O trem tem um valor um pouco mais salgado (uns 27 euros), mas tem mais opções de horário.

Como já não era tão mais cedo e eu tinha perdido o ônibus das 9h, acabei decidindo ir de trem mesmo. Duas baldeações depois, lá estava eu em Amsterdam em um domingo frio e super ensolarado. O tíquete do trem pode ser comprado nas máquinas amarelas da OV/NS na própria estação ou no site da NS.nl, onde você também pode confirmar horários e itinerários. Atenção: não se esqueça de validar o tíquete (tag in) antes de entrar no trem e ao sair do trem (tag off). Para quem vai usar o cartão OV, é necessário ter no mínimo 20 euros carregado.

Comprei o ingresso online por 18 euros enquanto eu estava no trem (que tem wi-fi, por sinal), para evitar enorme fila de turistas e, sem dúvidas, o que me salvou bastante tempo.

Enquanto eu estava na fila para deixar minha mochila e casaco no cloakroom, ouvi alguém dizendo “o guia multimídia faz uma super diferença na experiência”. Por 5 euros, eu tinha um guia multimídia com várias informações valiosíssima, touchscreen, super fácil de usar e em Português. Vale mesmo os 5 euros! :)

A visita aos 3 andares — que te levam pela jornada do pintor por diferentes épocas e cidades onde morou — durou pouco mais de 2h30, mas eu teria ficado por lá muito mais, não fosse o aviso às 16h30 que o museu seria fechado em 30 minutos.

Ah, só por curiosidade, a gente não pronuncia "Van Gogh" corretamente (eu pelo menos não consigo e duvido que um dia vá conseguir haha). Escuta só como é a pronúncia correta:

Como pronunciar corretamente "Vincent van Gogh"

Saindo do museu, decidi andar pelas ruas cortadas pelos vários canais, até a casa de Anna Frank. No caminho, comprei pelo celular a passagem de volta no app da Flixbus.com. Como eu ainda tinha um tempinho, dei um pulo no Delirium Café que fica pertinho da estação de trem.

Cerveja e pôr do sol no Café Delirium em Amsterdam

A saída do Flixbus de Amsterdam, fica na estação Sloterdijk, 6 minutos de trem da estação central. O ideal, é estar no local pelo menos 15 minutos antes. O ônibus, super confortável, tem wi-fi e tomada para carregar o celular.

Links úteis

Museu Van Gogh: https://www.vangoghmuseum.nl/pt/planeje-a-sua-visita
Flixbus: https://www.flixbus.com/ (baixe o app)
NS (trem): https://www.ns.nl/ (baixe o app)

--

--

lisandramaioli
Lis no Mundo

An Italian-Brazilian living, studying and working around the world as a #digitalnomad.