A fantástica Mitologia Nórdica de Neil Gaiman

Gabriel Vinicius
Literamais
Published in
2 min readApr 28, 2017

O ano nem começou direito e o nosso querido Neil Gaiman nos presenteia com o seu mais novo livro “Mitologia Nórdica”, uma coletânea de 15 contos fantásticos sobre os mais diversos deuses nórdicos, tudo retirado de uma das mitologias mais bizarras que existem pelo único homem capaz de converter tais lendas em anedotas para serem ouvidas em uma tarde fria, acompanhadas de uma boa xícara de café.

Durante o livro somos apresentados a Jötunheim, o mundo dos gigantes, Midgard, o mundo dos humanos, Muspell, o mundo do fogo, Asgard, o reino dos deuses e todos esses lugares que você provavelmente já deve ter ouvido em algum lugar, seja nos filmes da Marvel ou no trailer do novo God Of War. Conheça mais sobre o Hidromel dos Deuses, sobre Yggdrasill, a Árvore do mundo, sobre Loki e suas inúmeras peripécias, sobre Thor, o Mjölnir e não menos importante, sobre Odin, o Pai de Todos e aquele que tudo enxerga.

Para quem pensa em começar a estudar a mitologia nórdica — por mais que o livro tenha também uma boa dose de imaginação por parte do próprio Neil Gaiman — esse livro é uma ótima escolha.

Outro ponto interessante das obras do Gaiman são suas ramificações que permeiam toda a base de suas histórias em seus livros e HQ’s. O que é mostrado em uma mídia pode ser explicado em outra e vice-versa.

Nesse livro você entenderá o porque do Loki de Sandman ficar sendo torturado pelo veneno de uma cobra e o significado da mulher que fica ao seu lado no arco da Estação das Brumas. Agora tudo faz sentido.

Devo ressaltar que a edição da Intrínseca está um primor, de capa dura e com um trabalho que deixa a leitura fluida e prazerosa. Leia o quanto antes uma das melhores obras já escritas pelo nosso mestre contador de histórias.

--

--

Gabriel Vinicius
Literamais

Graduando em Ciências Econômicas na Unicamp e aficionado em Ficção Científica