Como a ficção científica está expandindo a minha mente

Gabriel Vinicius
Literamais
Published in
3 min readJan 9, 2017

Como todo leitor e amante de ficção cientifica, creio que falo por todos quando digo que a vontade de descobrir novos mundos só aumenta a cada obra que lemos, e após conhecer a vasta obra de Isaac Asimov devo dizer que a minha relação com o gênero vem aumentando cada vez mais, tanto que me fez andar, pegar metrô e ônibus para ir até um sebo longínquo — 26,5 quilômetros para ser mais exato — , duas vezes em menos de duas semanas, atrás de mais obras de ficção científica, e o resultado é essa linda foto acima.

De todos os livros adquiridos, o mais interessante é “O Inicio e o Fim”, um compilado de diversos artigos escritos pelo próprio Asimov nas mais diversas revistas da época, falando sobre inúmeros assuntos como fantasia, química, geologia e tudo o que você possa imaginar que esse senhorzinho com as costeletas mais estilosas do mundo possa escrever. “O Futuro Começou” é um conjunto de contos que falam sobre realidades alternativas, sendo o principal deles o “Mãe Terra”, conto essencial para a cronologia da Fundação e formação do Império Galáctico. “Despertar dos Deuses” — que lindo título não?— , conta a história da descoberta de uma nova fonte de energia que tem como origem uma realidade paralela, composta de seres aparentemente mais inteligentes que nós, a editora Aleph relançou o livro com o nome “Os Próprios Deuses” devido à linda frase abaixo.

“Contra a estupidez os próprios Deuses lutam em vão”

Friedrich Von Schiller

Por último, em “827 Era Galáctica” — relançado pela editora Aleph como “Pedra no Céu” , acompanhamos a história de um cientista que acaba viajando para o futuro no qual o Império Galáctico reina como nunca.

A vontade de ler e entender mais sobre esse vasto universo começou a me instigar após as leituras da série da Fundação, enquanto passava as páginas, totalmente imerso naquela história, eu não conseguia conceber como alguém escrevia tão bem e ao mesmo tempo entendia tanto sobre ciências, e olha que eu já tinha lido “Eu Robô”, outro livro do bom doutor que consegue ser genial de uma forma simples, abordando as diferentes interpretações das famosas Três leis da Robótica.

Junto com o meu amor por Asimov, decidi procurar conhecer outros clássicos da ficção científica, terminei há uma semana o livro “Solaris” do Stanislaw Lem que aborda os estranhos acontecimentos em Solaris, um planeta rodeado por um oceano vivo — e eu posso te garantir que esse “vivo” é realmente VIVO— , e atualmente me encontro na metade do livro “Um Estranho numa Terra Estranha” do honorável Robert A. Heinlein que conta a história de um habitante de Marte que é trazido para o planeta terra, suscitando com essa iniciativa um profundo debate sobre o que é ser humano, o que é a religião e acima de tudo o que é Deus para alguém que não conhece o conceito, lembrando que o poder político de tal personagem é um dos pontos principais da obra. Por último e não menos importante, comprei também “As Crônicas Marcianas” do Ray Bradbury — que ainda não li e por isso não me arriscarei a falar.

No decorrer do ano, vou tentar fazer um post para cada livro que citei aqui, quero muito escrever mais sobre ficção cientifica e acho que este ano seja ideal para tal projeto.

Se você já conhece todas essas obras que citei, ótimo, caso contrário corra atrás delas o mais rápido possível, essas leituras irão te fazer entender o mundo de uma forma totalmente nova e extremamente profunda.

--

--

Gabriel Vinicius
Literamais

Graduando em Ciências Econômicas na Unicamp e aficionado em Ficção Científica