Livros lidos em 2016

Gabriel Vinicius
Literamais
Published in
2 min readDec 30, 2016
O ano de 2016 em livros

Lá se vai mais um ano recheado de leituras, posso dizer que 2016 foi bem produtivo, consegui ler 41 livros e 3 Graphics novels — todas elas estão na imagem loco acima.

Gostaria muito de listar os dez melhores livros, mas cheguei a conclusão de que não seria possível, dos dez escolhidos, seis deles seriam os seis primeiros livros da “Fundação”, o que tornaria a seleção em uma tarefa complicada. Para não ficar sem um último post de final de ano, decidi escrever um pouquinho sobre os autores e livros que mais me marcaram, começando por Chuck Palahniuk e Isaac Asimov, o primeiro com todas as suas críticas mordazes à sociedade de consumo, e o segundo com uma verdadeira obra-prima da ficção cientifica, certamente uma das melhores séries de ficção de todos os tempos.

Esse ano marcou a minha aproximação com o velho e conhecido Stephen King, escritor excelente, dono de um humor único e de ótimos livros como “Sobre a Escrita” e “O Iluminado”.

Adorei ler o velho safado Charles Bukowski e toda a sua depravação suja, proibida, mas acima de tudo divertida.

O ano também teve lugar para um livro de não-ficção, o “Vale-Tudo da Notícia”, escrito pelo jornalista Nick Davies do The Guardian, relatando os escândalos dos grampos feito por um dos jornais mais antigos do mundo, o News Of The World, propriedade do magnata da mídia Rupert Murdoch e de seu conglomerado, a News Corp.

A fantasia de Neil Gaiman não poderia faltar, claro, o autor tem um lugar especial no meu coração, li quatro livros escritos por ele e uma biografia/resumo de obras escrita por Hayley Campbell em “A Arte de Neil Gaiman”.

Por fim e não menos importante, tive a sorte de conhecer Ted Chiang, que foi um caso de amor à primeira vista. Caso queira saber mais sobre o autor, eu escrevi um texto sobre ele e seu primeiro livro lançado em solo brasileiro, o “História da Sua Vida e Outros Contos”.

Esses foram os meus livros e autores favoritos em um ano cheio de descobertas e novas sensações. Por mais difícil que esse ano tenha sido, conhecer o Medium me mostrou que conteúdos relevantes e de qualidade realmente existem.

Sem mais delongas, um ótimo final de ano e um promissor 2017.

--

--

Gabriel Vinicius
Literamais

Graduando em Ciências Econômicas na Unicamp e aficionado em Ficção Científica