Scott Pilgrim vs Ciúmes

Beatriz Misaki
Restos de Amor
Published in
3 min readSep 7, 2023

Às vezes, gosto de te ouvir sobre os afetos que passaram pela sua vida, sobre os que, de alguma forma, permanecem. Às vezes, me sinto numa competição terrível e desleal cujo resultado é certamente uma derrota catastrófica.

Não que você devesse deixar de falar sobre suas histórias ou mesmo vivê-las. Não acho que deveria. Fazem parte de quem você é, de como se construiu. E você expõe um pouco mais sobre você a cada vez que fala.

Conta como reage a determinadas situações, como se sente sobre esse ou aquele aspecto da vida. São coisas que… Bom, fazem com que eu te conheça mais.

Eu gosto disso. E me vejo muito em você: falando sem parar sobre gente do passado, explicando o ponto exato onde me encontro. E é natural que às vezes isso gere ciúmes, não é?

Por isso que nos ocorreu: comigo e com você também, de nos falarem desse sentimento doido que isso causa. Sentimento de ser como Scott Pilgrim lutando contra todas as pessoas do passado do outro para poder, bom, ter uma chance de ser alguém na vida da Ramona.

Cena do filme: Scott Pilgrin contra o mundo

E é esquisito pensar que, pela primeira vez, consigo entender exatamente a sensação de ser como Scott. Enquanto te escuto contar sobre a Paty e a Ju, narrando seus arrependimentos e vontades.

Às vezes, parece uma competição. Mas eu sei que não é. E que ninguém deveria verdadeiramente competir por um espaço ou um pouco de afeto. Essas coisas são muito mais gostosas quando são simplesmente entregues.

Só que quando estamos lá muito distantes, quando as mensagens nos são escassas, quando nos vimos já tem muito tempo… e tudo que escuto são outros nomes, eu estremeço.

Eu tenho um sentimento ruim que me esmaga o peito. Que eu acho que as pessoas por aí chamam de ciúmes, mas que eu quero chamar de Scott.

É que ciúmes parece algo fofo, algo que representa amor, algo que as pessoas tentam provocar em quem elas amam. E Scott se coloca em lutas brutais contra pessoas que nunca viu na vida em nome de uma garota.

E acho que o que sinto se parece mais com querer se colocar em lutas brutais (e talvez desnecessárias) do que com algo simplesmente fofo.

Me parece que Scott é um pouco mais feio que ciúmes, um pouco mais esquisito e um tanto mais desnecessário (sem querer ofender, Scott, sou sua fã).

Scott é, afinal, um anti-herói todo errado. Nem por isso precisa deixar de existir.

Da mesma forma, ninguém do passado de Ramona poderia simplesmente sumir. Eles fazem parte da construção da história: na vida dela, no filme, na nossa vida.

Fico pensando se quando te conto minhas histórias, se também te causo Scott. Às vezes, quero que sim, num desejo súbito de sermos lá duas Ramonas.

Aliás, anote aí essa ideia para nossa próxima fanfic: duas Ramonas e 7 ex-namorados do mau para cada uma. De vez em quando, Scott aparece. Mas o foco é o romance entre as duas.

Você se envolveria nessa história comigo?

--

--

Beatriz Misaki
Restos de Amor

Escrevo sobre amor, literatura e música. IG @biamisaki