Snapchat é usado para ajudar vítimas de abuso sexual na Índia

Lia Garcia
little drops
Published in
2 min readJul 18, 2016
Hindustan Times/BBC

Os filtros do Snapchat são normalmente utilizados para ações divertidas e brincadeiras entre usuários, mas em Mysore, na Índia, eles têm sido empregados para um propósito muito mais nobre — dar voz aos sobreviventes de abuso sexual.

Yusuf Omar, editor móvel do Hindustan Times, teve a ideia de gravar os depoimentos de diversas vítimas ao cobrir uma ação realizada pela “Climb Against Sexual Abuse”, organização que trabalha para quebrar o silêncio em torno dos abusos sexuais.

Segundo Omar, gravar com uma máscara deu as pessoas uma sensação de legitimidade e segurança já que rostos estariam “encobertos”. Esse artifício, fez com que eles se sentissem fortalecidos e no controle da narrativa.

“Além disso, ao falar olhando para um celular, eles sentiram como se estivessem olhando em um espelho, então não estavam contando sua história para mim ou uma câmera, eles estavam apenas olhando -se em um telefone e recordando as suas experiências — e havia algo muito pessoal e sincero nisso”, complementa.

Estima-se que pelo menos 27,5 milhões de mulheres já tenham sofrido abuso sexual no país. Muitos casos acabam não sendo denunciados, já que várias mulheres têm medo de falar sobre o assunto. Além disso, é ilegal identificar vítimas de abuso sexual na Índia — assim como em muitos outros países.

https://www.facebook.com/hindustantimes/videos/10153931270138580/

--

--