Ano litúrgico A — 3 Ciclo Pascal — 12 — Dia de Pentecostes

Giovanni Alecrim
Liturgia Reformada
Published in
3 min readFeb 22, 2017

Ano litúrgico A — Domingo de Pentecostes — Cor litúrgica: Vermelha — Leituras: Atos 2.1–21 ou Números 11.24–30; Salmo 104.24–34, 35b; 1Coríntios 12.3b-13 ou Atos 2.1–21; João 20.19–23 ou João 7.37–39

Processional

Prelúdio

Saudação (Corações abertos, de Rev. Giovanni Alecrim)

Povo reunido na casa do Senhor, corações abertos, almas colocadas diante do altar: sejam bem vindos e bem vindas à casa de Deus, lugar de amor e paz!

Oração de Adoração

Chamada a Adoração (Salmo 104.33–34)

Oficiante: Cantarei louvores ao Senhor enquanto eu viver; Povo: cantarei ao meu Deus a vida inteira. Oficiante: Que o Senhor fique contente com a minha canção, Povo: pois é dele que vem a minha alegria

Cântico Congregacional

Chamada à confissão (1Coríntios 12.1–2)

Meus irmãos, quero que vocês saibam a verdade a respeito dos dons que o Espírito Santo dá. Vocês sabem que, quando ainda eram pagãos, vocês eram desviados, de várias maneiras, para a adoração dos ídolos, os quais não têm vida.

Cântico Congregacional

Oração silenciosa

Oração de confissão

Declaração de perdão (1Coríntios 12.12–13)

Oficiante: Cristo é como um corpo, o qual tem muitas partes. E todas as partes, mesmo sendo muitas, formam um só corpo. Povo: Assim, também, todos nós, judeus e não judeus, escravos e livres, fomos batizados pelo mesmo Espírito para formar um só corpo. Oficiante: E a todos nós foi dado de beber do mesmo Espírito

Saudação da paz

Cânticos de Louvor

Oração por iluminação

Leitura do Antigo Testamento Números 11.24–30; Salmo 104.24–34, 35b

Leitura do Novo Testamento 1Coríntios 12.3b-13 ou Atos 2.1–21; João 20.19–23 ou João 7.37–39

Proclamação da Palavra Atos 2.1–21 ou Números 11.24–30; Salmo 104.24–34, 35b; 1Coríntios 12.3b-13 ou Atos 2.1–21; João 20.19–23 ou João 7.37–39

Afirmação de fé Jesus é o Senhor (1 Coríntios 12.3)

Por isso, vos faço compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus afirma: Anátema, Jesus! Por outro lado, ninguém pode dizer: Senhor Jesus!, senão pelo Espírito Santo.

Ofertório

Cântico Congregacional

Oração de Intercessão

Convite à mesa (“Trigo e pão” — Luiz Carlos Ramos em Culto Arte — Celebrando a vida. Ed. Vozes — Petrópolis, RJ — 2000)

Que o trigo em pão, memória do corpo do Salvador, seja para nossas vidas o vigor e o alimento para o nosso sonhar constante e nunca desfalecer nas lutas; que a cor viva do vinho, lembrança da vida de Cristo, reviva as esperanças da nossa fé para que o dia-a-dia nos seja plena harmonia.

Oração do Senhor

Instituição da Ceia do Senhor

O Partir do Pão

Comunhão do povo

Oração após a Comunhão

Envio (Guia Senhor — Rev. Giovanni Alecrim em “Caixa de Versos”, edição do autor, São Paulo, SP: 2009)

Guia Senhor a minha vida. Guia Senhor o meu caminhar. Que no meu dia a dia eu possa te entregar, toda a minha vida para te adorar.

Bênção

Amém

Poslúdio

Pastorais

Avisos

Recessional

Originally published at http://giovannialecrim.com.br on February 22, 2017.

--

--