Ano litúrgico B — 4 Tempo Comum — 13 — Domingo da Trindade

Giovanni Alecrim
Liturgia Reformada
Published in
3 min readMay 25, 2018

Ano litúrgico B — Domingo da Trindade — Cor litúrgica: Branca — Leituras: Isaías 6.1–8; Salmo 29; Romanos 8.12–17; João 3.1–17

Processional

Prelúdio

Saudação (Adaptado de Equipe de Liturgia da Faculdade de Teologia da Igreja Metodista em Culto Arte — Celebrando a vida. Ed. Vozes — Petrópolis, RJ — 2002)

Deus Pai, Filho e Espírito Santo, aquece nossos corações com o amor pelo próximo, ilumina nossos passos para caminhar tua verdade, desperta em nós a paixão pela liberdade, congrega-nos na celebração da tua vida

Oração de Adoração

Chamada a Adoração (Salmo 29.1–2; Isaías 6.3)

Oficiante: Anjos, louvem a Deus, o Senhor; louvem a sua glória e o seu poder. Povo: Deem ao Senhor a honra que ele merece; curvem-se diante do Senhor, o Santo Deus, quando ele aparecer. Oficiante: Santo, santo, santo é o Senhor Todo-Poderoso; a sua presença gloriosa enche o mundo inteiro!

Cântico Congregacional

Chamada à confissão (Romanos 8.13)

Porque, se vocês viverem de acordo com a natureza humana, vocês morrerão espiritualmente; mas, se pelo Espírito de Deus vocês matarem as suas ações pecaminosas, vocês viverão espiritualmente.

Cântico Congregacional

Oração silenciosa

Oração de confissão

Declaração de perdão (João 3.16–18)

Oficiante: Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna. Povo: Pois Deus mandou o seu Filho para salvar o mundo e não para julgá-lo. Oficiante: Aquele que crê no Filho não é julgado; mas quem não crê já está julgado porque não crê no Filho único de Deus.

Saudação da paz

Cânticos de Louvor

Oração por iluminação

Leitura do Antigo Testamento Isaías 6.1–8; Salmo 29

Leitura do Novo Testamento Romanos 8.12–17; João 3.1–17

Proclamação da Palavra Isaías 6.1–8; Salmo 29; Romanos 8.12–17; João 3.1–17

Afirmação de fé — O Credo na linguagem de hoje

Todos: Cremos que Deus caminha conosco e nos protege. Cremos que sua força e bondade são maiores que nossa fraqueza. Cremos que Jesus Cristo está vivo entre nós, sempre disposto a amar-nos e a orientar-nos. Cremos na sua Palavra, registrada nas Escrituras. Estamos comprometidos com ele, e, por sua causa, com a felicidade de todos os homens. Cremos que o Espírito Santo age em nós; cremos que é força, sustento e bondade em nossa vida. Por isso, buscamos a integridade de caráter, a vida de paz e de justiça. Buscamos a promoção da fraternidade, tendo no amor o nosso distintivo. Assim Deus nos ajude!

Ofertório

Cântico Congregacional

Oração de Intercessão

Convite à mesa (“Elementos” — Rev. Giovanni Alecrim em “Caixa de Versos”, edição do autor, São Paulo, SP: 2009)

Trigo, farinha, fermento. Suor de um povo. Renovado pelo pão. Pão da vida. Uva, fermento. Cansaço de um povo. Renovado pela Esperança. Vinho da Vida.

Oração do Senhor

Instituição da Ceia do Senhor

O Partir do Pão

Comunhão do povo

Oração após a Comunhão

Envio (Isaías 6.8)

Em seguida, ouvi o Senhor dizer: — Quem é que eu vou enviar? Quem será o nosso mensageiro? Então respondi: — Aqui estou eu. Envia-me a mim!

Bênção

Amém

Poslúdio

Pastorais

Avisos

Recessional

Originally published at http://giovannialecrim.com.br on May 25, 2018.

--

--