Ano litúrgico B — 4 Tempo Comum — 14–27º Domingo no Tempo Comum

Giovanni Alecrim
Liturgia Reformada
Published in
3 min readOct 4, 2018

Ano litúrgico B — 27º Domingo no Tempo Comum — Cor litúrgica: Verde — Leituras: Jó 1.1, 2.1–10; Salmo 26; Hebreus 1.1–4, 2.5–12; Marcos 10.2–16

Processional

Prelúdio

Saudação (Hebreus 2.12)

Ó Deus, eu falarei a respeito de ti aos meus irmãos e te louvarei na reunião do povo.

Oração de Adoração

Chamada a Adoração (Hebreus 1.1–4)

Oficiante: Antigamente, por meio dos profetas, Deus falou muitas vezes e de muitas maneiras aos nossos antepassados, Povo: mas nestes últimos tempos ele nos falou por meio do seu Filho. Foi ele quem Deus escolheu para possuir todas as coisas e foi por meio dele que Deus criou o Universo. Oficiante: O Filho brilha com o brilho da glória de Deus e é a perfeita semelhança do próprio Deus. Ele sustenta o Universo com a sua palavra poderosa. Povo: E, depois de ter purificado os seres humanos dos seus pecados, sentou- se no céu, do lado direito de Deus, o Todo-Poderoso. Oficiante: Assim Deus fez com que o Filho fosse superior aos anjos e lhe deu um nome que é superior ao nome deles.

Cântico Congregacional

Chamada à confissão (Salmo 26.2–3)

Examina-me e põe-me à prova, ó Senhor; julga os meus desejos e os meus pensamentos, pois o teu amor me guia, e a tua verdade sempre me orienta.

Cântico Congregacional

Oração silenciosa

Oração de confissão

Declaração de perdão (Salmo 26.1, 8, 10 e 11)

Oficiante: Ó Senhor Deus, declara que estou inocente, pois faço o que é certo e confio inteiramente em ti. Povo: Ó Senhor Deus, eu amo a casa onde vives, o lugar onde está presente a tua glória. Oficiante: Eu, porém, faço o que é certo. Tem compaixão de mim e salva-me. Povo: Estou livre de todos os perigos; nas reuniões de adoração, eu louvarei a Deus, o Senhor

Saudação da paz

Cânticos de Louvor

Oração por iluminação

Leitura do Antigo Testamento Jó 1.1, 2.1–10; Salmo 26;

Leitura do Novo Testamento Hebreus 1.1–4, 2.5–12; Marcos 10.2–16

Proclamação da Palavra Jó 1.1, 2.1–10; Salmo 26; Hebreus 1.1–4, 2.5–12; Marcos 10.2–16

Afirmação de fé da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil — (Texto aprovado na 8ª Assembleia Geral da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil, em 13 de julho de 2013, na 1ª IPI de Assis, SP)

Todos: Cremos na Santa Trindade, que é modelo de comunhão, unidade e amor. Cremos no Deus Pai, criador dos céus e da terra e de todos os seres humanos. Cremos em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor e Salvador, que traz boas notícias aos pobres, liberdade aos cativos, vista aos cegos, libertação aos oprimidos e perdão para os nossos pecados. Cremos no Espírito Santo derramado sobre filhos e filhas, moços e velhos, servos e servas. Cremos na Igreja, família da fé, que abriga, acolhe e promove uma espiritualidade fundamentada na graça de Deus, que traz vida em plenitude, segundo as Escrituras Sagradas. Cremos como nossa missão, a proclamação do Evangelho do Reino de Deus, para paz, justiça, liberdade e solidariedade, entre todos. Amém.

Ofertório

Cântico Congregacional

Oração de Intercessão

Convite à mesa (Salmo 133)

Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos! É como o óleo precioso sobre a cabeça, o qual desce para a barba, a barba de Arão, e desce para a gola de suas vestes. É como o orvalho do Hermom, que desce sobre os montes de Sião. Ali, ordena o Senhor a sua bênção e a vida para sempre.

Oração do Senhor

Instituição da Ceia do Senhor

O Partir do Pão

Comunhão do povo

Oração após a Comunhão

Envio (Marcos 10.15)

Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem não receber o Reino de Deus como uma criança nunca entrará nele.

Bênção

Amém

Poslúdio

Pastorais

Avisos

Recessional

Originally published at http://giovannialecrim.com.br on October 4, 2018.

--

--

Giovanni Alecrim
Liturgia Reformada

Apaixonado pelo texto bíblico. Falo sobre espiritualidade saudável, Bíblia, culto, teologia e tudo o que envolve vida com Jesus. alecrim.app.br/giovanni